Véus e mantilhas, para usar na igreja

 Hoje falaremos sobre  o uso do véu na igreja católica e sobre o significado das cores, quem deve usar o quê e também a aprenda a diferença entre véu e mantilha. 

Véu e mantilha modelos, quando usar, véu azul
Véu e mantilha modelos, quando usar


Fizemos uma pesquisa sobre a diferença entre véu e mantilhas mas só achamos descrições referente ao uso destes por noivas. Assim  o parágrafo a seguir pode ajudar a diferenciar os dois. 


Diferença entre véu e Mantilha 
A mantilha é parecida com o véu, se diferenciando pelos bordados. O véu, tem tule liso e quando tem detalhes são somente em suas extremidades enquanto a Mantilha é toda bordada, com desenhos que formam bicos nas extremidades, do tule ou da renda. Além disso, a mantilha é um acessório pesado por isso fica mais próxima do rosto e ao corpo, já o véu, por ser leve, fica mais solto e esvoaçante. (Texto retirado do site noivas casadas e solteiras).


Véu e mantilha modelos, quando usar, véu azul pendurado no pescoço
Véu e mantilha modelos, quando usar 

Houve uma época em que o uso do véu nas missas era obrigatório esse costume fez parte do código canônico antigo, nos anos 80 este foi editado e essa regra não foi mencionada, logo passou a ser visto como algo opcional e não mais obrigatório o uso de véu ou chapéu na igreja por mulheres.


Véu e mantilha modelos, quando usar, véu cumprido tradicional
Véu e mantilha modelos, quando usar, véu cumprido tradicional 
  • Véu branco: Solteiras 

A cor branca usada pelas solteiras não é sinônimo de pureza, representa que a moça é solteira ou seja ainda não se casou na igreja, basicamente isso. 


Véu e mantilha modelos, quando usar, véu rosa


Fizemos uma pequena pesquisa sobre este tema e achei no blog como ser cristão católico, várias respostas para duvidas que pessoas possam  ter a respeito deste assunto. Vou publicar aqui parte do conteúdo de um post deste blog sobre véus e mantilhas. 


É obrigatório o uso do véu?

Não. Hoje a Igreja não mais obriga a mulher que cubra a sua cabeça para ir na Igreja.

Quem pode usar o véu?

Toda mulher, moça e criança que quiser.

O véu precisa cobrir todo o cabelo?

Não. A ordem de São Paulo é cobrir a cabeça e não cobrir o cabelo.

É permitido usar o véu com calça?

Se nem o uso do véu é obrigatório fica difícil dizer que não pode usá-lo com calça, porém, não convém que se use o véu com calça.

É obrigatório usar o véu com saia?

Quando o uso do véu era obrigatório, as mulheres não faziam uso de calça e não iam na Missa ou na Igreja com calça, assim, podemos deduzir que não é que seja obrigatório usar o véu com saia, mas, que é mais harmônico e fica mais feminino o uso do véu com a saia. 
As mulheres devem resgatar o uso da saia e do vestido e usá-los, pelo menos, para ir na Igreja, usando ou não o véu.


Véu e mantilha modelos, quando usar, véu cinza e preto


Quais as cores do véu?

O véu, tradicionalmente aqui no Brasil, pode ser Preto ou Branco.
O Preto deve ser usado pelas senhoras (casadas e viúvas).
O Branco deve ser usado pelas senhoritas (moças solteiras, que ainda não casaram na Igreja).
Há uma outra tradição em que o véu preto é usado somente pelas viúvas, o branco pelas solteiras e as casadas usam véu de outras cores como: cinza, marrom, bege, etc., cores discretas. 

Há um tamanho certo para o véu?

Não. O tamanho vai do gosto de cada pessoa, tem quem goste de véus maiores, quem goste de véus médios e quem goste de véus menores. Há véus retangulares, triangulares e em forma de meia-lua.

O véu precisa ser abençoado?

Não. Há algumas pessoas que pedem que o sacerdote abençoe seu véu, mas não é obrigatório ou regra.



Véu e mantilha modelos, quando usar, véu preto com flores rosas



O site onde encontramos essas fotos é o Etsy e é estrangeiro, as peças custam por volta de 34 dólares. 

Véu e mantilha modelos, quando usar, véu cinza


Pessoal este post não é apenas voltado para as católicas, caso haja alguém de outra religião onde o véu seja usado fica a dica. 

Voltamos a lembrar que apesar deste site ser voltado para moda  véu e mantilha representam sinal de respeito a igreja e nós não esquecemos disso, apenas estamos mostrando opções interessantes. 

Comentários

  1. Nossa, que show este post!! Parabéns! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Obrigada! Também falamos sobre terços para noivas e o significado destes (na sessão noivas e debutantes) segue a gente se puder.

      Excluir
  2. lindo este véu mantilha azul, como fazer em casa: como colocar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelene,

      No site Pinterest (uma rede social voltada para idéias de moda, artesantato...) talvez você encontre um passo a passo de como fazer.

      Como usar é o que explicamos no post a idéia do véu é que ele cubra a cabeça e não necessariamente o cabelo todo. No post tem um link para o site (como ser crista ocatolico) de onde tiramos as informações, lá eles falam mais sobre o uso do véu na igreja.

      Se puder segue a gente ou compartilhe este post nas redes sociais! Em breve falaremos sobre o uso de chapéu, casquetes na igreja.

      Excluir
  3. lindos mas muito difícil de se encontrar como por exemplo o véu na cor cinza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, estas imagens são de um site americano (estilo mercado livre) que vende véus. Continue acompanhando a gente!

      Excluir
  4. Sim. O véu branco significa pureza. Sempre significou. O que acontece é que hoje em dia, infelizmente, muitas moças solteiras não são mais virgens. Falar que não significa pureza, fica parecendo que não precisa ser pura. Ora, é claro que precisamos todos buscar a pureza, independente de sermos solteiros ou não. Se a pessoa - por um motivo ou outro - não é mais virgem, nem por isso deve desistir de tentar viver a castidade e buscar a pureza. Aí, é claro que - se a pessoa é solteira, mas não é mais virgem - vai continuar usando o véu branco, porque não precisa se declarar abertamente ao público que não é mais virgem, usando um véu preto; isso é óbvio! Mas na verdade, o véu branco sempre significou pureza e virgindade sim. Ao menos no ocidente. Mas... por causa das situação do nosso "mundo moderno", onde infelizmente, muitas moças perderam a virgindade cedo, é que se passou a dizer que o véu branco é para solteiras (independente de se virgem ou não), e o preto para casadas e viúvas. O véu colorido usa quem quiser, até as solteiras; até porque o véu de renda é um costume ocidental... no oriente, os véu nem sempre são de rendas, mas de tecidos, e quase sempre são estampados com várias cores. Visitem também: https://filhasdemariarosamistica.blogspot.com/search?q=v%C3%A9u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso do véu pela mulher cristão não é para representar pureza e sim para simbolizar a submissão ao homem, demostrando estar sob uma cobertura, portanto cobre a cabeça, e o homem não cobre a cabeça pois Cristo é o seu cabeça e deve ser mostrado.

      Excluir
  5. Muito importante essa explicação. Gostei muito, sou casada, e moro em Minas Gerais. Está despertando em mim o desejo de usar o véu nas missas. Já uso saias e vestidos longos. Resgatando um costume e respeito ao Sagrado. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. pode usar um véu igual o das freiras? eu acho a coisa mais linda

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.

Novidades:

Siga a gente