quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Noivas judias, vestido e casamento judaico

Hoje falaremos sobre os vestidos de noivas judias e também sobre o casamento judeu a cerimônia religiosa, sua simbologia e como este é retratado em novelas e filmes, leia mais. 
 
Vestido de noiva judia ortodoxa
Vestido de noiva judia ortodoxa, Preenchendo o vazio filme



A imagem acima é do filme israelense Preenchendo o Vazio, que mostra a vida de uma família ortodoxa diante de um dilema, recomendamos este.

  • O Véu

 A noiva judia deve usar um véu que cubra o seu rosto em parte da  cerimônia religiosa ela entra sem este e depois ao chegar no chupá (altar) o noivo cobre seu rosto, o que representaria um desapego dele com a beleza exterior da sua amada.  

Casamento Hebreu, Os Dez Mandamentos
Casamento Hebreu, Os Dez Mandamentos cena


Na novela Os Dez Mandamentos (foto acima) isso foi retratado nos casamentos hebreus, em A Terra Prometida houve uma mudança as noivas se casam sem véu cobrindo o rosto, se alguém souber porque deixe um comentário.

A Marilyn Monroe não nasceu em uma família judia, porém um de seus maridos Arthur Miller pertencia a esta colônia e ela se converteu ao judaísmo, por isso na imagem abaixo (do casamento deles) ela usa o véu.

Marilyn Monroe e Arthur Miller casamento
Marilyn Monroe e Arthur Miller casamento

  • O Vestido de noiva 
As noivas judias não podem estar com as costas, braços ou colo de fora, durante a cerimônia religiosa ou o vestido é de manga longa ou a noiva pode usar um echarpe, ou um complemento para se cobrir e na festa retira-lo. 

Na verdade em alguns matrimônio (ortodoxos por exemplo) as convidadas também devem seguir esta regra de vestimenta logo vestidos curtos, decotes ou fendas não devem ser usados.
Ortodoxo são os israelitas extremamente religiosos, que seguem a risca a religião.


noiva judia, vestido
Opção de vestido para casamento judeu

  • Fabi Justus, empresária
A Fabi Justus (filha do apresentador Roberto Justus) é blogueira e influenciadora digital além de dona de uma marca de moda, o vestido dela era bem romântico e moderno porém na cerimônia religiosa ela usou o véu no rosto e seguiu o que a religião pede.

Fabiana Justus vestido de noiva
Fabiana Justus vestido de noiva


  • Natalie Portman de noiva
 A foto abaixo é do casório da atriz Natalie Portman tanto ela quanto o marido pertencem a comunidade judaica, o vestido dela era bem moderno e ao mesmo tempo seguia o que a religião pede.


 Natalie Portman vestido de noiva
Noivas judias, Natalie Portman atriz


  • Paulinha, blogueira
A PaulinhaTawill é blogueira de moda ela é religiosa na época de seu casamento publicou bastante sobre os preparativos deste e sobre a cultura judaica (o blog dele leva seu nome)

O vestido dela na verdade era um tomara que caia e ele tinha uma manga como complemento na festa ela usou o figurino sem esta.


Noivas Judias, Blogueira
Noivas Judias, Blogueira


  • Casamento Judeu 

O chupá (que seria um altar) representa a casa do casal e tem uma forma certa para ser construído (igual o da foto abaixo) precisa ser aberto dos lados por exemplo, neste apenas as famílias dos noivos permanecem, não há madrinhas nem padrinhos. 

Geralmente os matrimônios ocorrem na primeira quinzena do mês, na lua nova (do calendário judaico), símbolo de prosperidade. 

Logo casamentos durante a semana (ou no domingo) são comuns na comunidade judaica. Casar na sinagoga também não é obrigatório as cerimônias podem ocorrer no campo, em um salão, a noite ou durante o dia como na foto abaixo.


Casamento Judeu, chupá (altar)
Casamento Judeu, chupá (altar)
 

 No judaísmo o casamento é visto como o dia mais feliz da sua vida, pois você não estará mais sozinho, neste dia o criador te perdoa de qualquer erros que você tenha feito em sua vida de solteiro (o que seria pecados vistos pelos católicos talvez) para que você possa começar uma vida inteiramente nova do lado do seu conjugue. 


Caras e Bocas casamento Tatiana
Casamento judeu ortodoxo, Cena de Caras e Bocas novela, Tatiana


No casamento religioso todos os homens precisam usar o quipá (chapéu) mesmo aqueles que não são judeus, geralmente na entrada do casório há uma mesa com quipás para os convidados. 

Ele representa que homem está abaixo do criador, outro detalhe (ainda na cerimônia religiosa) mulheres e homens ficam separados cada um de um lado durante a cerimônia, nos enlaces de famílias ortodoxas os homens e mulheres ficam separados durante a festa também (como na imagem acima). 
 
  • Cerimônia religiosa simbologia
  • Sete voltas 
As sete voltas que a noiva (faz ao chegar ao altar) em volta do noivo está relacionado aos sete dias da criação do mundo.

A imagem (abaixo) é da novela Caras e Bocas (2009)  a noiva em questão é a Tatiana (Rachel Ripanni). 
 

caras e bocas tatiana, casamento
Casamento judeu ortodoxo, as sete voltas, Caras e Bocas novela, Tatiana


Mas também pode estar relacionado a queda da muralha de Jericó, na novela A Terra Prometida esse fato foi retratado os hebreus deram sete voltas em torno da muralha antes dela cair, ou seja qualquer coisa que separa os noivos deixará de existir após o fim das voltas. 

  • Taça de vinho 
O vinho que o casal bebe (na mesma) taça significa a vida que irão compartilhar o rabino geralmente bebe o que sobrar do vinho e esta taça pode ser quebrada pelo noivo

A taça de vinho, casamento judeu
A taça de vinho, casamento judeu


  • Alianças 
As alianças significam o compromisso entre os dois e precisam se de ouro puro, circulares e sem desenhos gravados, ao colocar a aliança o noivo deve dizer:

 Eis que você está prometida a mim com este anel de acordo com a lei de Moisés e Israel.

Outro detalhe interessante o anel deve ficar no dedo indicador de cada conjugue e depois este passa para o outro dedo.

casamento judeu alianças
Pintura de 1903, Casamento Judeu, troca das alianças


E a noiva responde: Eu pertenço ao meu amado e o meu amado pertence a mim.

No seriado Gossip Girl o Cyrus (padrasto da Blair) é judeu  e ele casa-se com a mãe dela a Eleonor Waldof e a noiva fala essa frase no final, o casório deles foi um pouco diferente uma vez que era um união mista (onde um dos conjugues não é judeu). 

A cena ocorreu no apartamento da protagonista com direito a chupá (altar) e a presença de um padre além do rabino. Assista a cena

casamento judeu, gossip girl
Cena Gossip Girl casamento judeu, Cyrus e Eleonor, wedding

  • O copo 
Após a troca destas o noivo quebra o copo que representa a queda de Jerusalém. Após este os convidados dizem Mazal Tov (Boa sorte) e cantam uma música que contem essa palavra no refrão.  

Casamento judeu, copo quebrado
Casamento judeu, copo quebrado

De acordo com o país em que o casamento ocorre ou a origem das famílias se são judeus europeus, árabes, algumas alterações podem ocorrer como a parte das sete voltas (não é presente em todos os casamentos). 

* Este post foi feito através de pesquisas caso haja alguma informação errada por favor deixe um comentário que corrigiremos esta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.