Qual a diferença: Casquete e Voilette

 Noivas 

O assunto de hoje é dedicado as noivas vintage, falaremos sobre a diferença entre Casquetes e Voilettes e como usa-los separados e juntos. 

 Se você vai casar e gostaria de aderir a esta moda ou também não sabe o que é ou o que diferencia um e outro leia mais. 

Casquete e Voilette como usar

  • Qual a diferença?
Casquete:  Cobertura flexível para a cabeça, sem abas, usadas  por mulheres, como adorno para a cabeça. (Fonte: Dicionário Michaelli) 

Casquete é também um pequeno chapéu sem abas, normalmente adornado por plumas, laços e/ou tule. Costuma cobrir apenas parte da cabeça da senhora e é associado ao luxo e ao glamour dos anos 20, 30 e 40. É utilizado também por noivas da época (fonte: Wikpédia)

 Como a palavra Voilette é francesa não há definição dela nos dicionários em português, logo achamos a informação em um dicionário francês veja a tradução: 

Véu pequeno ou curto utilizado nos chapéus das mulheres, que pode cobrir todo o rosto ou parte dele. (fonte:dicionário na Web), ou véu pequeno e transparente usado por mulheres .
  • Casquetes

Sandra, Eta Mundo bom
Sandra, Eta Mundo bom de noiva com casquete

O uso das casquetes é mais antigo do que se possa imaginar elas eram muito frequentes na década de 40 na novela Eta Mundo Bom a Sandra (Flavia Alessandra) que era uma moça rica e fashionista usou muito este pequeno chapéu no dia a dia e também em seu primeiro quase casamento, este elemento estava presente. 
 
  •  Maisa Matarazzo, cantora

Maysa cantora vestido de noiva com casquete
Maysa cantora vestido de noiva com casquete


A cantora Maisa em seu casamento com André Matarazzo nos anos 50 usou uma casquete na minissérie feita sobre sua vida há alguns anos a cena do matrimônio e o vestido dela foram recriados. Na imagem acima em PB a Maisa verdadeira e ao lado a atriz Larissa Maciel na minissérie

  • Voilette e noivas famosas
  • Sandy Leah, cantora

Sandy de noiva, com voilette (véu)
Sandy de noiva, com voilette (véu)


A noiva mais famosa com certeza é a cantora Sandy que em seu matrimônio usou este pequeno véu preso no coque (alto), o voilette quase não aparece, há poucas fotos dela de noiva com este elemento à vista. 
  • Natalie Klein, empresária 
 
Natalie Klein de noiva
Natalie Klein de noiva, com voilette (véu) casamento Tufi Duek


Apesar do nome Voilette não ser nada comum este elemento é mais comum entre as noivas do que a casquete, por exemplo a Natalie Klein que é empresária de moda (dona da marca NK store ela é herdeira das Casas Bahia fundada por seu avó Samuel e dirigida por seu pai Michel Klein), usou em seu casamento com o empresário Tufi Duek um voilette. 

  • Rayane Moraes, atriz
    Rayane Moraes casamento latino
    Rayane Moraes de noiva, com voilette (véu) casamento Latino 

    Ela é atriz (esteve em Os Dez Mandamentos) e foi Miss no passado, em seu casamento com o cantor Latino, Rayane usou um Voilette com enfeites no lugar da casquete aparentemente o véu curto é acompanhado de um laço porém o visual da Rayane gerou controvérsias algumas pessoas da nossa equipe consideram o enfeite dela uma casquete o que vocês acham ?

    • Vic Ceridono, blogueira
      Vic Ceridono de noiva, com voilette (véu)
      Vic Ceridono de noiva, com voilette (véu)

      Ela é blogueira e trabalha em uma revista de moda como editora, em seu casório civil usou um look vintage, que acompanha este elemento. Vejam que tanto a Vic como a Natalie optaram apenas pelo Voilette (sozinho). 

      • Casquete e Voilette juntos ?
      Um dos motivos das pessoas sempre confundirem os dois é que muito comum ambos serem usados juntos por noivas ou algum enfeite ser usado no lugar da casquete.


      Voilette e casquete juntos como usar
      Voilette e casquete juntos como usar

      •   Maira Cardi, ex-bbb9
        Voilette e casquete de noiva
        Voilette e casquete juntos, noiva Maria Cardi ex-bbb


        Ela é ex-BBB e atualmente mora em Miami, trabalha como influenciadora fitness no instagram.No caso dela chegamos a conclusão que o acessório na lateral da cabeça é uma casquete, mas poderia ser substituído por um laço.

        * Cuidado tem sites vendendo e apresentando enfeites de cabelos como voilettes ou casquetes quando não são.

        • Amanda, O Astro 
        Na novela O Astro a personagem da Carolina Ferraz, usou esta combinação, na verdade o que ela usa parece ser uma tiara porém o enfeite em formato de chau é uma Casquete. 

        Voilette e casquete noiva novela
        Voilette e casquete juntos, noiva Amanda novela


        O assunto de hoje foi voltado para noivas mas futuramente falaremos sobre o uso de Casquetes e Voilettes em outras situações. Aguardem!

        Comentários

        Novidades:

        Siga a gente