Figurino : Leopoldina Novo Mundo

A novela Novo Mundo mostrará a vinda da princesa Leopoldina (Leticia Colin) para o Brasil que ocorreu há 200 anos atrás. Veja os figurinos dela e conheça os fatos históricos que envolvem essa personagem. 

Maria Leopoldina (Leticia Colin) Novo Mundo, figurinos
Maria Leopoldina (Leticia Colin) Novo Mundo, figurinos


  •   Leopoldina primeira fase

Carolina Josefa Leopoldina de Habsburgo-Lorena, mais conhecida como Maria Leopoldina do Brasil, nasceu na Áustria e perdeu a mãe aos dez anos, logo considerava sua madrasta (terceira mulher do pai) como mãe porém esta viria a falecer um ano antes de sua vinda ao Brasil.


 Em 1817 (ano em que a novela começa) foi combinado o casamento desta princesa com D. Pedro de Alcântara (Caio Castro), na ocasião o tio dela representou o noivo no casório que ocorreu em Viena, após este Leopoldina e uma comitiva (grupo) de 28 pessoas embarcaram para o Brasil, entres estes biólogos, cientistas e pintores.


Leopoldina (Leticia Colin) Novo Mundo,vestido
 Leopoldina (Leticia Colin) Novo Mundo,vestido


Na novela a protagonista Ana Willman (Isabelle Drummond) vem para o Brasil como professora de português da princesa, no meio desta comitiva. Na realidade ela chegou a estudar português ainda na Áustria e os funcionários não tinham muito contato com ela, apenas respondiam quando ela perguntava alguma coisa, eles não dirigiam a palavra aos monarcas, não havia este negócio de amizade. 


Leopoldina (Leticia Colin) Novo Mundo look
 Leopoldina (Leticia Colin) Novo Mundo look


 Um fato interessante e real sobre a união dos dois é que a família da Leopoldina só aceitou o casamento pois foi garantido a eles que a família real portuguesa iria regressar a Portugal, após os problemas políticos que o país passava fossem resolvidos. Realmente D. Pedro voltou a seu país de origem porém quando isso ocorreu Leopoldina já havia falecido há anos.


Maria Leopoldina (Leticia Collin) Novo Mundo vestido
Maria Leopoldina (Leticia Collin) Novo Mundo, cena baile

foto: Reprodução instagram



O fato  da princesa ser cheinha não agradou seus sogros , na novela a atriz Leticia Collin usará enchimentos nas roupas para ficar mais gordinha. Vejam a seguir a foto da atriz e da verdadeira Leopoldina. A coroa de ambas parece semelhante.


Leticia Colin e Leopoldina foto das duas
Leticia Colin e a verdadeira Leopoldina foto das duas


 A morte dela e as causas destas são motivos de especulações até hoje a uma versão de que em uma discussão seu marido teria lhe arrastado pelo palácio e lhe dado jutes, ela estava grávida e devido a complicações da agressão acabou falecendo a criança também morreu. Essa versão não é oficial e é contestada por historiadores. 

Alguns alegam que ela faleceu devido a complicações da gravidez, uma espécie de infecção que gerou febre alta, convulsão e que no dia de sua morte D. Pedro estava no Rio Grande do Sul.


Leopoldina (Leticia Colin) Coroa e jóias
Leopoldina (Leticia Colin) Coroa e jóias


Boatos que Maria Leopoldina havia sido envenenada por seu médico a pedido de Domitila de Castro, que na novela é interpretada pela atriz Agatha Moreira (a amante mais famosa do imperador) também surgiram na época. 

  •  Leopoldina: Vestido Casamento 

O look de casamento da Leopoldina (Leticia Colin) os vestidos dela logo em sua chegada eram mais pesados, afinal ela morava na Europa e alguns deles (o da imagem anterior e este abaixo) eram em tons pasteis, o que nos leva a confundi-los. 

Leopoldina vestido casamento em Novo Mundo
Leopoldina vestido casamento em Novo Mundo

Um figurino tão rico como o dela é quase impossível mostrar com apenas uma foto. 
 
Leopoldina vestido em Novo Mundo
Leopoldina vestido em Novo Mundo

O vestido abaixo é do final da primeira fase quando D. João volta para Portugal, deixando D. Pedro (Caio Castro) como regente do Brasil. 


Leopoldina (Leticia Colin) vestido final primeira fase
Leopoldina (Leticia Colin) vestido final primeira fase


Ela foi sepultada em um convento no Rio de janeiro, e nos anos 50 seus restos mortais foram transferidos para o Monumento da Independência em São Paulo.

Não sabemos se a morte da Leopoldina (Leticia Collin) será abordada nesta trama um vez que um triste fim a espera, só nos resta aguardar seus novos figurinos. 


* Atulizaremos este post com os novo looks da Leopoldina

Comentários

  1. alguma ideia de onde veem as joias? alguma grife?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabemos...mas caso a gente descubra respondemos seu comentário novamente! Continue acompanhando a gente! :)

      Excluir
  2. ALGUMA IDEIA SOBRE O VESTIDO DE NOIVA DA IMPERATRIZ LEOPOLDINA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabemos sobre este, porém existe um livro chamado D. Leopoldina A história não contada do Paulo Rezutti, eu não posso afirmar que está informação consta no livro (pois não o li) porém pode ser um caminho. Este autor tem um canal no Youtube (e instagram) onde fala sobre história do Brasil, lá há vídeos sobre a Leopoldina.

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.

Novidades:

Siga a gente