Véu na igreja: Primeira dama e princesas

O tema de hoje é o uso do véu na igreja católica, entenda como princesas, rainhas e primeira damas como a Melania Trump precisam usar este ao visitarem o Papa. 


Melania Trump look  visita ao Papa
Melania Trump look preto em visita ao Papa



O assunto surgiu após a visita do Donald Trump e sua esposa ao Vaticano, Melania cobriu a cabeça com um véu preto. 


Melania, Trump e Papa Francisco
Melania, Trump e Papa Francisco


O que muitas pessoas não sabem é que há um significado por trás disso, cobrir a cabeça ao visitar o chefe da igreja católica é uma "regra" de conduta, todas as mulheres ao visitarem o papa precisam cumpri-la (tanto que a filha do Trump, Ivanka que também estava presente no encontro, precisou seguir a regra, mesmo não sendo, primeira dama). Além disso as mulheres precisam usar vestido de manga comprida e com gola alta, nesta cor. 


Michele, Obama e Papa
Michele, Obama e Papa



Além de Melania, Michele Obama (foto acima) e Jaqueline Kennedy ao ocuparem o cargo de primeira dama também seguiram esta regra. No caso da Jackie (foto abaixo) ela usou uma espécie de mantilha.


 
Jaqueline Kennedy visita ao papa, anos 60
Jaqueline Kennedy visita ao papa, anos 60


  • Privilégio do Branco

Existem apenas sete mulheres (rainhas ou princesas) no mundo todo que podem não usar preto e sim véu e roupas na cor branca ao visitarem o Papa. Chamado de Privilégio do Branco este é concedido apenas a pessoas da realeza.

Isso deve-se ao fato delas serem católicas e representarem a igreja em seus países. Entre estas está Charlize de Mônaco, esposa do príncipe Albert (filho da Grace Kelly), este privilégio é hereditário e opcional no caso a Charlize ela poderia ter usado um look preto caso quisesse. 



Charlize de Monaco, véu branco visita ao Papa
Charlize de Monaco, véu branco visita ao Papa


A princesa Diana ao visitar o papa João usou a cor preta, pois ela não era católica, a igreja predominante no Reino Unido é a Anglicana.


Princesa Diana em visita ao papa, com véu preto
Princesa Diana em visita ao papa, com véu preto


  A rainha Elizabeth II, por exemplo usou um chapéu junto com o véu, ou seja ela cumpriu o pedido do Vaticano sem deixar seu estilo pessoal de lado, todo mundo sabe que chapéus são uma marca desta simpática velhinha.


Rainha Elizabeth e Papa
Rainha Elizabeth e Papa


Em outra visita ao Vaticano, ela aparece também com seu tradicional chapéu porém com um look todo lilás, o encontro em questão foi anunciado como informal, talvez seja este o motivo da ausência da cor preta, talvez.



Rainha Elizabeth com look lilás e Papa
Rainha Elizabeth com look lilás e Papa


No caso dessas mulheres o véu na cor branca e preta tem um significado muito especifico, para as católicas que pretendem cobrir a cabeça ao irem a missa  essas cores tem outro conceito. Caso você tenha interesse neste assunto, anteriormente fizemos um post falando sobre isso. 


Comentários

Novidades:

Siga a gente