Moda anos 90: Rosane Collor

Hoje mostraremos as roupas da Rosane Malta Collor que foi primeira dama nos anos 90 se você curte a moda desta época leia mais. Este post é focado em moda e não contém opinião política

Na TAG Primeira Dama falaremos sobre os looks das mulheres dos presidente de diversos países atuais e do passado


 
Rosane Malta Collor de Mello primeira dama anos 90
Rosane Malta Collor de Mello primeira dama anos 90


 
 
Rosane Brandão Malta (ex Collor de Mello) nasceu em Alagoas na cidade de Canapi em uma família política, conheceu seu futuro marido o então prefeito de Maceió Fernando Collor de Mello com apensas 15 anos, ela dançou com ele em sua festa de debutante, anos mais tarde eles se reencontraram e se casaram (em 1984), na época ela tinha 19 anos e mais tarde aos 21 anos tornou-se primeira dama do estado do Alagoas. 


Rosane Collor noiva
Rosane Collor vestido de noiva

 
Nos anos 90 enquanto Collor disputava as eleições, Rosane cursava faculdade de Administração, declarou em entrevista (para Luciana Gimenez) que foi um sufoco conseguir conciliar a vida de mulher de político com os estudos. 


Rosane Malta Collor de Mello primeira dama
Rosane Malta Collor de Mello primeira dama



  • Look dia da Posse (1990)

Tornou-se primeira dama com 25 anos, a Marcela Temer que ocupa este mesmo cargo atualmente tinha 32 anos quando seu marido subiu ao poder. Abaixo um dos looks do dia da posse, quando ela tornou se primeira dama, depois de muitos anos de ditadura (ou seja sem eleições) um presidente era eleito. 



Rosane Collor  Posse
Look dia da Posse 

  • Vida de Primeira Dama 

Em entrevistas ela declarou que na época entrou na mira dos críticos de moda e que tinha o trabalho do estilista Cristian Dior como referencia para se vestir.



Rosane Collor looks de primeira dama
Rosane Collor looks de primeira dama


 Vale lembrar que naquela época a internet e  computador era apenas um objeto de trabalho, revistas e jornais eram a única maneira de acompanhar os looks de alguém. 


Rosane Collor primeira dama look
Rosane Collor como primeira dama look

Também mencionou que desde jovem sonhava em viajar o mundo sonho e que realizou sendo primeira dama, conheceu a princesa Diana, os monarcas de vários países também ouviu de Fidel Castro que o presidente do Brasil era um homem sábio por ter uma esposa tão jovem. 




Rosane Collor e princesa Diana
Rosane Collor e princesa Diana


Rosane foi a última primeira dama a se envolver em projetos sociais, as primeiras damas seguintes Ruth Cardoso e Marisa Letícia optaram por não se desenvolver essas atividades.


Rosane Collor roupa de primeira dama
Rosane Collor roupa de primeira dama

Como sabemos que muitas pessoas não suportam nem se quer ver uma foto do Fernando  Collor nós editamos as imagens, afinal o foco do post são os looks anos 90 da Rosane Malta. 


Rosane Malta Collor moda anos 90
Rosane Malta Collor moda anos 90

Atualmente a Marcela Temer está envolvida em alguns projetos do governo do marido. As fotos abaixo (do vestido rosa) foi feita para uma revista de moda da época. 


Rosane Collor 1992
Rosane Collor 1992


  • O ultimo Look (1992) 
Após a queda do Fernando Collor do poder por impeachment ele teria que descer a rampa do Palácio da Alvorada (quando um presidente é eleito ele sobe esta rampa como símbolo de estar tomando o poder) no caso da Dilma Rousseff ano passado ela não foi obrigada a fazer isso, era algo opcional e ela preferiu  não fazer.


Rosane Collor impeachment
Rosane Collor impeachment look


Voltando aos anos noventa Rosane foi informada que não era obrigada a participar desta situação, mesmo assim ela resolveu descer a rampa ao lado do marido e o look em questão foi um tailleur. 

Infeliz coincidência ou não a Jackeline Kennedy também usava um tailleur rosa no dia da morte do John Kennedy. Na imagem abaixo eles no momento descrito.


Rosane Collor impeachment
Rosane Collor impeachment

Após o ocorrido o casal foi morar em Miami em uma casa vizinha a do canto Julio Iglesias, se divorciaram em 2005 após vinte dois anos de casamento, Rosane atualmente briga na justiça pela partilha dos bens. 


Rosane Collor hoje
Rosane Malta hoje

  
 Gostaríamos de deixar bem claro que o objetivo deste post é APENAS mostrar a moda nos anos 90 através das roupas da Rosane Collor, não estamos aqui para defender o ex-presidente Collor ou o atual presidente e nem queremos discutir política.


* O conteúdo do post foi escrito a partir de entrevistas da Rosane a imprensa e pesquisas de fatos históricos

Comentários

  1. Respostas
    1. Ela era bem fofa, sim. Muito novinha, e aguentou um rojão daqueles. Como o dia em que o Collor apareceu sem aliança... só quem viveu essa época, sabe...

      Excluir
  2. Amei, sem opniões políticas, ela sabia se vestir. Roupas clássicas, jovens mas muito fashionista, um exagero que apenas pela pouca idade de primeira idade, raras se podem dar esse luxo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabia, sim! E muita gente "xoxava" ela por ser nordestina, dizia que tinha mau gosto... mas ela era bem estilosa... com o passar dos anos, ela foi refinando o estilo...

      Excluir
  3. Seria interessante se você puder mencionar que a Rosane Malta (ex-Collor) também usava como referência os looks da griffe alemã escada, da estilista Margaretha Ley. Não é uma marca muito conhecida, mas lembra bastante Channel. Ela seguia uma trend curiosa (embora considerada pela imprensa de moda da época ultrapassada) de combinar as estampas dos scarpins com os blazers... ela mandava forrar os sapatos! Eu, particularmente, achava o máximo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.

Novidades:

Siga a gente