Figurinos: Amália Deus Salve

Mulheres na idade média usavam corset ? Podiam trabalhar ? Veja os figurinos da Amália (Marina Ruy Barbosa)  de Deus Salve o Rei, além de curiosidades sobre a moda da época e costumes. 



Amália (Marina Ruy Barbosa)



  • O corset existia nas roupas medievais ?
Para quem não sabe o corset hoje em dia é uma espécie de espartilho que você usa por cima da roupa ou até para afinar a cintura (as Kardashians fazem isso).

O corset existia na época porém ele era uma peça de roupa de baixo (lingerie) e era usado como uma espécie de espartilho. 


Corset por cima da roupa

Na verdade a maior parte das roupas da Amália são blusas que lembram esta peça devido as amarras (naquela época não havia botões), a unica foto dela com um corset por cima da roupa, que achamos foi a imagem a acima. 


figurino Amália (Marina Ruy Barbosa)
Blusas da Amália 
  • Roupas da Amália
Como vocês podem perceber as roupas da Amália (Marina Ruy Barbosa) são feitas de tecidos simples, opacos (comparem um look dela com o da Catarina) porém na Idade Média tecidos coloridos existiam. 


roupa idade media


 Peças com brilhos ou com cores mais vivas eram mais caras e inacessíveis para as classes baixas. 

O ex-namorado dela o Virgilio (Ricardo Pereira) tem uma loja de tecidos, e em cena ele oferece um tecido com brilho para a Diana e e ela diz que este deveria ser muito caro. 

Roupas de algodão e linho eram comuns e o couro (que está presente no figurino da Amália) também existia. 


Looks Amália Deus salve o rei
Couro no vestuário da Idade Média 

Sabemos que são abordagens diferentes mas vendo essa capa ficou impossível não lembrar da amada Anna de Frozen, vejam que na primeira foto a Amália também está usando uma saia com detalhes na barra. 


Amália e Ana de Frozen 


Abaixo temos uma pintura da era medieval e ao lado o look da novela, vejam que a cor e detalhes em couro são visíveis na vestimentas de ambas. 


Pintura Medieval da época e Amália look 


E vocês lembram do look vinho da Amália (Marina Ruy Barbosa) em sua rápida estadia no castelo de Montemor ? 

Então havia um tom de vermelho na época que era usado apenas pela nobreza (isso é um fato histórico), o tom exato nós não saberemos informar, mas isso  é retratado na novela. 




Vestido vermelho amalia
Amália no castelo de Afonso


A falecida avó do Afonso, a  rainha Grizelda (Rosa Maria Murtinho) também só usava vermelho, reparem que essa cor no caso (vinho) na novela não aparece nos figurinos dos demais personagens plebeus. 

Comentários

Novidades:

Siga a gente