Figurino: Victoria e Abdul

O tema do dia é maravilhoso falaremos sobre amizade, o filme Victoria e Abdul foi indicado por melhor figurino no Oscar 2018, mas há muito mais a se aprender com essa história. Confira!



Oscar melhor figurino história de amizade
Oscar melhor figurino história de amizade 


  • Quem é ela ?
Victoria é tataravó da rainha Elizabeth, a simpática avó dos príncipes Willian e Harry e foi uma grande influencia no mundo da moda, tanto que as roupas usadas durante o período de seu reinado (1837 a 1901) são chamadas de moda Victoriana em sua homenagem. Ela foi uma influenciadora fashion de uma época que não havia instagram, nem look do dia. 



Rainha victoria (jude densh)
Rainha Victória no filme e pintura real 


Teve uma vida um pouca atípica para uma monarca casou-se por amor, subiu ao trono com apenas dezoito anos e foi responsável pelo costume das noivas de usarem branco no dia do casamento. 



Victória rainha figurino
Rainha Victoria figurino filme


Dizem que a Czarina Alexandra, mãe da princesa russa Anastasia Romanov (já falamos muito sobre ela por aqui) era sua neta preferida. 

Este filme retrata seus últimos anos de vida ela faleceu com 81 anos em 1901, após a morte de seu marido Albert passou a vestir roupas de luto até o fim de sua vida, isso explica seu figurino no filme. 



Victoria e Abdul Oscar 2018
Victoria e Abdul indicado ao Oscar 


Para quem não sabe até meados dos anos 60 as mulheres após a morte de algum parente ficavam um ano, usando apenas preto em respeito a perda deste, isso sempre é retratado em novelas de época. 

A solidão, um monte puxa sacos, filhos crescidos e a ausência do marido deveriam ser os motivos que levaram a rainha Victória (Judi Dench) a se aproximar de Abdul (Ali Fazal), ela adorava comida indiana e apesar de nunca ter estado na Índia, teve essa cultura ao seu lado nos últimos anos de vida. 



Cena do filme Victória e Abdul
Cena do filme Victoria e Abdul 

  • Quem é ele ?
Aos 24 anos Hafiz Mohammed Abdul Karin foi transferido de Agra para Inglaterra, por ser considerado inteligente e apreciador de arte foi selecionado para trabalhar no palácio de Windson, o motivo verdadeiro foi este no filme um pequeno imprevisto faz Abdul ser o escolhido para o cargo, que ocupou durante quinze anos até a morte da monarca.

Durante algum tempo a Indía esteve sobre domínio britânico, Victoria era a imperatriz do país. 


  • Roupa do Abdul
A túnica longa até os joelhos usado por Abdul (na foto abaixo) e na maioria das cenas chama-se Kurta e é um traje tradicional indiano, também presente até os dias atuais em outros países como Paquistão, Nepal, Siri Lanka. Existe uma versão dessa roupa feminina. 



Melhor figurino victoria e abdul


  • Turbante indiano
Sim atualmente é muito comum os homens indianos usarem turbante (chamado de Pagri) apenas no dia do casamento, o uso deste também está relacionado a religião, na Índia além do Islamismo e Hinduísmo (quem se lembra da novela Caminho das Índias), há o Sikhismo religião que proíbe os homens de cortarem os cabelos, logo eles usam o turbante (que nada mais é que um pedaço de tecido enrolado) para cobrir os cabelos. 

Fora isso os turbantes diferentes estão relacionados a status social e a classe que você pertence. 



Abdul Karin o confidente da Rainha
Abdul Karin o confidente da Rainha


Na gravura abaixo temos Abdul amparando a Rainha enquanto essa é abordada por seus súditos. 

A amizade dos dois não era bem vista nem aceita pelas pessoas que cercavam a monarca e também por sua família. 

Tanto que após a morte da rainha Abdul foi deportado da Inglaterra, mandaram ele e toda sua família embora, as cartas que Victoria escreveu a ele foram queimadas, a pedido do filho da própria, o rei Eduardo que assumiu o trono após sua morte. 


Gravura de época Rainha Victória e Abdul com súditos
Gravura de época Rainha Victoria e Abdul com súditos 


Todos os documentos que mencionavam Abdul que pertenciam a  rainha também foram destruídos, porém o diário pessoal de Victória sobreviveu e nele consta relatos sobre a amizade dos dois. 

Foi o suficiente para que a jornalista Sharabani Basu descobrisse essa história, o que levou ao filme indicado também na categoria melhor maquiagem. 

Se você curte o tema Oscar e figurinos veja o vídeo que fizemos sobre as figurinstas premiadas e curiosidades dessa categoria. 

Assistir no Youtube - Clique aqui



Comentários

Nossas Redes sociais