Figurino: Irmãs Benedito

E hoje falaremos sobre  os figurinos das irmãs Benedito e também das personagens que inspiraram estas as irmãs Benets do filme Orgulho e Preconceito, veja as diferenças entres elas e conheça mais sobre a história original. 



Irmãs benedito figurinos
Elizabetha, Jane, Ofélia a mãe, Cecília, Lydia e Maria


A nova novela das seis é uma adaptação do livro Orgulho e Preconceito de Jane Austen, considerado um clássico inglês, a escritora é vista por muitos como uma feminista do século 19. A obra foi publicada em 1813 de lá para cá vendeu 20 milhões de cópias. 

A principio a obra iria se chamar Primeira Impressão (First Impression), o termo Orgulho e Preconceito saiu de uma frase de um livro que Jane leu. 



bennets irmãs e mão filme
Mãe e irmãs Bennets no filme 

Na foto abaixo temos Ema (Agatha Moreira) com a família é possível ver a diferença do figurino dela para as demais moças.  


Irmãs benedito figurinos
Família Benedito e Emma 
  • Baile 
Na história original Elizabeth, a protagonista é a segunda filha das cinco irmãs, e tem 21 anos,  (no novela Elizabeta é a mais velha). Darcy por sua vez tem 27 anos no livro. Sim em ambas as histórias Jane é a irmã mais próxima da protagonista. 



Orgulho e preconceito Emma
Elizabeth e Jane Cena do filme, Baile 

Em 2005 a obra virou filme a eterna mocinha de Piratas do Caribe Keira  Kinghtley e Matthew Macfadyen formaram o casal principal. 

O romance entre eles seguia os moldes da época, uma espécie de flerte, nada de beijos como o casal Elizabeta (Natalia Dill) e Darcy (Thiago Lacerda). A cena do baile que foi apresentada nos primeiros capítulos da novela, existe no filme porém os figurinos não são tão ricos. 



Orgulho e Paixão Baile
Orgulho e Paixão Cena Baile 

Outro detalhe importante de ressaltar é que os vestidos da cena de baile estilo Cinderela, com saia balão remetem a moda do séc 19, quem não se lembra dos figurino de Escrava Isaura. 

A novela acontece em 1910, os looks do dia a dia das personagens seguem a moda desta década, porém na cena da festa isso não acontece.

Lembram da cena de jantar em Titanic (do vestido da Rose principalmente) então a história do navio acontece em 1912, a moda do filme é uma boa referência do que se as mulheres usavam a noite. 


Figurino Baile Orgulho e Paixão
Cecilia e Mariana Orgulho e Paixão 

Isso chama-se licença poética, algumas novelas são atemporais (sem tempo histórico específico), ou optam por figurinos neste estilo também. No caso a trama se passa em uma cidade do interior logo, talvez a moda atual da época não tenha chegado lá.



  • Emma e as irmãs Bennet 
As imagens abaixo demonstram bem o significado do nome do livro na primeira foto temos uma cena do filme, na qual Lady Catherine está sentada com seu cachorro, ao lado dela de pé o coronel Fitzwillian (que seria o Camilo da novela) e Darcy, Elisabeth  (Keira  Kinghtley) está sozinha no sofá e na sua frente suas irmãs. Reparem como Catherine e Darcy olham paras as irmãs. 

É possível ver também a diferença do status social pela roupa de Elizabeth e Catherine ambas visíveis na foto, elas não eram amigas apenas conhecidas. 



Orgulho e preconceito cena visita
Cena do filme Orgulho e Preconceito 

Já na novela Emma (Agatha Moreira) é amicíssima das Bennedito, mesmo tendo um status social diferente, tanto que ela vai visita-las. 

Na imagem abaixo Elisabetha (Natalia Dill) está sentada perto dela, o clima do ambiente é totalmente diferente.  A personagem da Agatha Moreira não existe no filme, Lady Catherine é a referência mais próxima. 






Fato importante é que naquela época as mulheres não poderiam herdar bens, logo nenhuma das irmãs poderia ficar com a casa em que moravam, após a morte do pai delas os bens iriam para um primo dele.


Amiga, Elizabeth e Jane
Amiga, Elizabeth e Jane 

Por isso a preocupação da mãe em casar as filhas, para poder garantir a sobrevivência delas. Esse fato na trama global não é mencionado, o interesse de Ofélia em casar as Beneditos é apresentado como a missão de sua vida.


Elisabeta e Jane orgulho e paixão
Elisabeta e Jane na novela 

A personalidade de cada irmã Benedito basicamente é a mesma das Bennets, o nome delas também, apenas Mariana (Chandelly Braz) na história original chama-se Maria. Na trama das seis todas elas tem destaque, no livro por sua vez os acontecimentos ocorrem em torno do casal principal, Jane por ser a mais próxima de Elisabeth, aparece um pouco mais. 



Elizabeth e Jane filme
Elizabeth e Jane filme Orgulho e Preconceito 

 O filme recebeu quatro indicações ao Oscar de melhor atriz, trilha sonora, figurino e Direção de Arte.


  • Você sabia ? 
Os figurinos de Orgulho e Preconceito (2005) são da autoria de Jacqueline Durran figurinista responsável pelos maravilhosos vestidos de A bela e a Fera (2017), ela concorreu este ano ao Oscar de melhor figurino, pelo clássico da Disney, veja o post que fizemos sobre ela. 



Irmãs Bennets filme

Comentários

Novidades:

Siga a gente