Figurino: Tiana | Princesa e sapo

Olá a todos, hoje falaremos sobre os vestidos da Tiana protagonista do filme A princesa e o sapo (2009), venha conhecer mais sobre a história original e o que mudou na adaptação da Disney. 



A princesa e o sapo 2009



A Princesa e o sapo é um filme em 2D, lançado em 2009, onde as animações em 3D já reinavam, ao assistir o filme temos a sensação que poderia ter sido um grande sucesso dos anos 90. Abaixo temos Tiana trabalhando como garçonete. 


Tiana de A princesa e o Sapo



A história ocorre na década de 20, onde o tema feminismo estava em alta, o fato da Tiana querer trabalhar e ter seu próprio negócio, tem tudo haver com a década que a história ocorre. Os primeiros movimentos feministas, procuravam além de direito ao voto, melhores condições trabalhistas isso no mundo todo, aqui no Brasil a carteira assinada, licença maternidade e etc, só surgiram na década de 30. A moda dos anos vinte está muito relacionada a esta busca da mulher por mudanças. 


Figurino Tiana vestido verde


Na história somos apresentados A Tiana uma jovem sonhadora que sonha em ter seu próprio restaurante, ela trabalha muito para isso, enquanto sua amiga Charlotte sonha em se casar com um príncipe essa personagem, pode ser vista talvez como uma paródia das princesas dos anos 90, talvez ? Abaixo uma imagem do vestido acima em versão Cosplay. 


Tiana Cosplay, a princesa e o sapo
Cosplay a princesa e o sapo 


No decorrer da história Tiana acaba sendo confundida com uma princesa, sim ela realmente, estava deslumbrante com o vestido de baile, porém acaba se transformando em uma "rã" após ter beijado um sapo, tentar voltar para sua forma humana e vencer o feiticeiro mal, são alguns dos obstáculos, no meio de várias cantorias. 


Vestido azul a princesa e o sapo


A história é uma adaptação moderna, no conto original a princesa era um ser egocêntrico, egoísta, arrogante e o príncipe havia virado um sapo devido a maldição de uma bruxa, após esta se desentender com os pais dele. 


Tiana vestido azul cosplay
Tiana vestido azul a princesa e o sapo 

A história é bem diferente, quem quiser saber mais sobre o conto original, nos anos 90, o seriado Teatro dos Contos de Fadas, fez um episódio sobre essa história, este programa que foi um grande sucesso da TV Cultura, apresentava os Contos sem suas versões originais. 

A Tiana além de ser a primeira princesa negra é também oficialmente a primeira princesa americana da Disney, uma vez que a história ocorre em New Orleans, o filme Pocahontas também ocorre em terras americanas, porém na época em que os EUA ainda não eram uma nação.  

Abaixo vemos ela com uma caracterização típica da época o cabelo curto e maquiagem mais acentuada. 


cabelo anos 20
Cabelo anos 20 

Apesar do vestido de noiva da Tiana ser lindo, e um dos mais bonitos no quesito figurinos de casamento das Princesas Disney, casar com o príncipe, foi a cereja do bolo neste final feliz, ver a Tiana realizando o sonho de ter seu restaurante com certeza foi o melhor desfecho para essa história. 


Tiana vestido de noiva
Tiana e o príncipe casamento 

O antigo estúdio em 2D da Disney foi reaberto e toda a equipe depois de anos, foi convocada para fazer este filme, que foi feito com uma tecnologia à moda antiga, a mesma usada nos filmes dos anos 90 e anteriores.

Aliás talvez este filme tenha sido o projeto que ficou faltando nos anos 90, onde vários sucessos da Disney surgiram, hoje estes estão sendo relançados aos poucos em live action ou até em 3d. 

a princesa e o sapo casamento
A princesa e o sapo casamento 

Casar com príncipe era o único destino que as princesas tinham na maioria dos filmes, Tiana teve muito mais e realmente merecia muito mais.

Tanto que o último figurino dela no filme não é o de noiva e sim o look usado na inauguração de seu restaurante, ou seja, do seu grande sonho realizado. 



Tiana vestido cena final

Comentários

Novidades:

Siga a gente