Aladdin Músicas: Curiosidades

E hoje contaremos a vocês curiosidades sobre a trilha sonora do filme Aladdin (1992) em breve nos cinemas em versão de live action, veja a história por trás das musicas: como surgiram, quem são os compositores, quem canta ou gravou Whole New World. 

Alladin 1992 curiosidades

A idéia de transformar este conto em filme surgiu no final da década de 80, porém a história da Pequena Sereia passou na frente e logo depois veio A Bela e a Fera. 

Os compositores Howard Ashman (quem teve a iniciativa de sugerir Aladdin como filme foi ele) e Menken, já haviam trabalhado nas canções dos dois filmes mencionados, eles estavam responsáveis pela trilha sonora de Aladdin, quando o Howard faleceu em 1991, aos 40 anos.  

Ele deixou três músicas prontas Noite nas Arábias que é a música de abertura do filme (a letra original sofreu alterações, devido as frases: vou cortar sua orelha e "há orgias demais", no conteúdo), a comunidade árabe americana se ofendeu com a música na época. 

Além de Príncipe Alli (a música do Aladdin após se tornar rico) e Friends like me (a música do gênio após conhecer o protagonista). 

O compositor Tim Rice foi escalada para ajudar a terminar as outras canções ele e Menken, escreveram A Whole New World (aqui no Brasil foi batizada de O mundo ideal). Howard não chegou a ver a animação pronta, o filme anterior A Bela e a Fera foi dedicado a ele, como homenagem póstuma. 






Quando o filme ficou pronto houve uma primeira exibição, e os produtores perceberam que não haviam aplausos durante a animação, logo eles colocaram essa placa de Applause (aplausos), para as pessoas entenderem o que deveriam fazer, durante a música Friends like me. 


Aladdin Músicas curiosidades
Cena música Friends like me 


  • A Whole New World 

    É a musica da cena principal na qual o casal voa no tapete mágico, Aladdin é dublado por Scott Weinger e Jasmine por Linda Larkin, assim mesmo na cena da música quem canta são Lea Salonga, que na época estava em cartaz no musical Miss Saigon e foi escalada para o dueto com o Brad Kane, ele também iria dublar o protagonista, porém no final das contas isso não aconteceu.

    A música foi a vencedora do Oscar de 1993, como melhor canção original, o casal se apresentou na cerimônia, abaixo o vídeo. A canção também foi premiada com o Globo de Ouro e o Grammy. 





    Detalhe importante e confuso os dois gravaram a versão que aparece no filme, apesar de não serem os dubladores dos personagens, eles apenas gravaram a música dessa cena. 

    Fora dos cinemas os cantores Peabo Bryson e Regina Belle também gravaram A Whole New World, se não me engano a versão deles foi para o CD do filme.





    No Brasil a canção foi batizada de Um mundo ideal e foi interpretada na dublagem brasileira, por Joseph Carasco e Kika Tristão. Fato curioso a apresentadora Eliana que começou sua carreira como apresentadora infantil, gravou a versão brasileira dessa canção com o cantor Alexandre Pires para seu CD em 2001 (veja o vídeo).






    Agora na versão live action quem gravou a música foi o casal Zayn e Zavia Ward, porém no filme quem irá cantar na cena em questão serão os próprios atores Naomi Scott (Jasmine) e o Mena Massoud (Aladdin). Abaixo a versão dos protagonistas no filme. 



    • Músicas Excluídas 
    Sim todos os filmes tem músicas excluídas, no caso de Aladdin, no conto da história original o personagem não era órfã, ele tinha mãe e a Disney chegou a criar uma música que o protagonista cantaria para ela Proud of You Boy (clique para ver o vídeo), porém a personagem nunca existiu e a canção só não virou arquivo da Disney, porque foi usada no musical da história na Broadway. 

    Pelo fato do compositor escalado ter falecido, e o Tim Rice ter ficado no lugar dele, algumas canções ficaram de lado, também devido a alterações no roteiro, na história original Aladdin tinha três amigos (o macaco Abu não existe) então algumas músicas para estes personagens foram escritas mas nunca usadas, uma vez que eles não foram substituídos pelo Abu. 


    No musical americano de Aladdin por exemplo a Jasmine ganha uma música só dela, o que não ocorre no filme, ela não tem um solo. Para quem não sabe quando um personagem começa a cantar, a música seria uma representação do que ele está sentindo naquele momento. 

    Comentários

    Siga a gente