Pocahontas 2 : História e Figurinos

O post de hoje é sobre os figurinos do filme Pocahontas 2 - Viagem ao Novo mundo (1999), continuação da história desta princesa indígena, vem conhecer (sem spoliers). 



Pocahontas 2 Novo Mundo


Ao contrário das demais princesas da Disney, Pocahontas é muito madura para sua idade (17 anos) e até mesmo sua história demonstra uma maturidade que vai além do universo infantil, depois do primeiro filme lançado em 1997, a continuação (tema deste post) foi lançada diretamente em VHS e é pouco conhecida. 

Nesta nova jornada os ingleses voltam a terra da tribo de Pocahontas e ela decide ir com eles para Inglaterra conversar com o rei, sobre a guerra que está para ser travada. Nessa história somos apresentados a John Rolfe não o confunda com o John Smith (namorada dela no primeiro filme). 

A tribo de índios enfrenta um inverno rigoroso, logo o figurino da Pocahontas sofreu algumas adaptações como vocês podem ver no look abaixo:



Pocahontas em Jornada ao novo mundo


O novo boy acompanha ela até sua terra a hospeda em sua casa e tenta ensina-la costumes ingleses pois um jantar com o rei está marcado, a principio o relacionamento deles é de amizade. 

Reparem na imagem abaixo, ela com sapatilhas (na casa do John Rolfe). 



Pocahontas 2 (1999)


Durante sua estadia na casa e no jantar conseguimos ver um pouco da moda da época, a história ocorre durante o período Barroco (também conhecido como a época dos três mosqueteiros). Isso explicaria os looks do John Rolfe. 

As mulheres usavam a famosa saia balão (com uma armação na parte de baixo) para dar volume. Na cena abaixo vemos ela sem entender nada, ao ver todas aquelas peças. Afinal a protagonista é uma mulher livre, que se veste de forma simples, enquanto as mulheres da sociedade inglesa, da época não tinha liberdade nenhuma. 


Moda em 1600
Moda período barroco

A idéia da saia era afastar os homens, delas. Pois na época homens e mulheres deveriam ter um certo afastamento, os casamentos eram arranjados. Não havia namoro ou liberdade. Porém assim mesmo as mulheres tinham o direito de usar decotes, para chamar a atenção masculina. 



Pocahontas e John Rolfe


As roupas eram muito complicadas de vestir, tanto quanto na época do filme Cinderela (no live action isso é mostrado). Vejam abaixo a cena da Pocahontas com as roupas de baixo, que seriam as lingeries da época. O John está envergonhado em vê-la de "lingerie" e ela não está entendendo nada. 



John Rolfe e Pocahontas


Apenas mais para o final do filme com o ressurgimento de John Smith, a princesa deverá escolher entre um dos dois, sem spolliers


Pocahontas 2 vestido
Moda Período Barroco

As músicas não são tão bonitas quanto no primeiro filme (lançado no cinema), são um pouco cansativas, ou tão fáceis de decorar seja você criança ou adulto. 

A cena abaixo dela cantando logo quando chega no "Novo Mundo" é muito interessante pois vemos com nitidez (na foto abaixo) a diferença dela para aquele lugar e as aquelas pessoas. Não só na maneira de se vestir ou costumes, mas também as preocupações dela eram totalmente diferentes das mulheres daquele lugar. 


Pocahontas 2 filme 1999


Assim mesmo o filme é uma excelente continuação, para quem não sabe os filmes da Pocahontas foram baseados em uma história real, não somente ela mas o John Smith e o John Rolfe realmente existiram é obvio que e realidade é bem menos romântica que os contos da Disney. 

Fato interessante é que quem dubla o John Rolfe neste filme (em inglês) é o Billy Zane, que na época havia acabado de fazer o Call Rockley (noivo da Rose) em Titanic. 

Porém temos muito o que aprender com essa história, que discute temas muito atuais a briga entre povos, por bens materiais, ganância. Maturidade com certeza é a melhor palavra para descrever a trajetória dessa princesa da Disney.

Os amigos da protagonista o guaxinim Mico, o beija flor Flit e o cachorinho Percy que no primeiro filme era vilão e neste vive na tribo, continuam na história. O vilão Raticliffe também continua nessa história. 

Vale a pena assistir o filme é uma das melhores continuações, mesmo que pouco conhecida pelo grande público. 

Comentários

Siga a gente