Fernanda Vogel - Biografia

No post de hoje contaremos a trajetória da modelo Fernanda Vogel, uma história que envolve moda, sonhos, mistérios e espiritualidade. 

#História e Moda

Fernanda Vogel


Fernanda Voguel Mesquita, 20 anos, nasceu no Rio de Janeiro, porém passou parte da sua vida em Itaboraí, uma cidade no interior do Rio, ela era a filha mais velha de Miriam Vogel e Jorge Medeiros, tendo um irmão 11 anos mais novo.

Começou sua carreira de modelos aos 8 anos, um dos primeiros trabalhos foi para uma marca de roupa de criança nos anos 80. Ela residiu em Itaboraí dos 12 aos 18 anos em um sítio. 


Fernanda Vogel modelo
Fernanda Vogel em capa de revista 

Ainda nesta cidade chegou a fazer um book, com uma fotógrafa ela tinha 1,75 de altura e uma beleza bem brasileira. 

Também morou na Alemanha devido a seu trabalho como modelo, saiu de casa cedo e também casou-se muito jovem, com o empresário Carlos Henrique Cruz, conhecido como Ike, ele era um dos sócios da Mega Models na época, uma das agências onde a Fernanda trabalhou, ela também fez parte da Ford Models, duas empresas grandes e conhecidas no universo de modelos. 



Fernanda Vogel Biografia


Para quem não sabe o ex-marido dela, trabalhou como agente sendo o responsável por descobrir vários nomes conhecidos atualmente como a Juliana Paes (o primeiro papel dela na novela Laços de Família, foi este profissional que conseguiu), Debora Nascimento entre outros, atualmente ele tem uma agência focada em agenciamento de artistas. 

Ele e a Fernanda ficaram casados durante dois anos, em 2001 após sua mudança para São Paulo, o casamento chegou ao fim, porém eles continuaram amigos e alguns meses depois ela conheceu o empresário João Paulo Diniz, 37 anos (na época) um dos herdeiros do grupo Pão de Açúcar  (não acompanho o mundo empresarial, logo não sei se atualmente a família Diniz ainda é dona do grupo, imagino que sim). 



Fernanda Vogel e João Paulo Diniz
João Paulo e Fernanda Vogel

Na época a carreira da Fernanda como modelo publicitária ia de vento em poupa, ela chegou a fazer comerciais para marcas famosas de cerveja e chocolate, também participou de uma campanha da Renner de verão, além de desfiles no São Paulo Fashion Week. 



Fernanda Voguel comercial cerveja
Campanha com Fernanda Vogel 

Eu achei no Youtube um canal (imagino que seja de alguém de sua família) com vários trabalhos dela e percebi que ela fez muita coisa com o tema praia e mar (coincidência ou não), inclusive um vídeo onde ela caminha em direção ao mar.

Logo após o inicio do namoro ela e o João Paulo pretendiam ir para Maresias, de Helicóptero durante o trajeto, houve um problema neste que pousou no meio do mar e o casal além de dois pilotos, precisariam nadar até a praia, no caso o João Paulo e um dos pilotos, conseguiram chegar em terra firme, o tempo estava muito ruim naquele dia, com onda de até 2 metros de altura. 



Fernanda Voguel modelo
Fernanda Vogel bastidores campanha

A Fernanda não conseguiu se salvar, de acordo com relatos da família ela sabia nadar, mas não nadava super bem, ela acabou sumindo nas águas durante dias, a equipes de busca a procuraram, o namorado dela colocou um helicóptero do grupo para ajudar nas buscas e infelizmente ela foi encontrada sem vida, um dos pilotos também faleceu.  



Fernanda Vogel desfile
Fernanda Vogel em desfile 


O acontecimento foi capa de inúmeras revistas na época e especulações da mídia sobre isso, se o resgate demorou ou não, o namorado dela (que havia sido atleta anteriormente) poderia ter ajudado a salvar ela ? Se o João Paulo estivesse nas águas também perdido será que o socorro teria chegado a tempo de ajudar ? Essas especulações me lembraram a morte do o ator Domingos Montagner. 

Após o falecimento da Fernanda, além dessas especulações sobre o acidente, algumas evidências ou ao menos histórias curiosas surgiram: 

O fato de não haver nenhum compromisso anotado em sua agenda para o mês de agosto (o acidente ocorreu no final de julho), que um garçom havia abordado o casal e pedido para o João ler uma parte da bíblia que descrevia uma tormenta, onde duas pessoas iriam embora e duas sobreviveriam, eles chegaram a ler esta antes do acidente, porém não achei nenhuma declaração dele falando sobre isso. 

Dos fatos curiosos relatados pela família da modelo, tem um desenho que sua mãe após sua morte encontrou em seus pertences, de uma sereia no meio do mar em um dia de chuva, em sua bolsa foi encontrado um papel com um texto que falava sobre sobrevivência, neste mesmo ano (2001) a modelo havia feito um mapa astral e neste mostrava que ela deveria tomar cuidado com possíveis acidentes, como carro, viagens...



Fernanda Vogel desenho
Fernanda Vogel desenho 

Enquanto ela estava desaparecida, um amigo dela sonhou com ela dizendo que seu corpo seria encontrado no dia 3 de agosto e que ele deveria avisar sua família e assim aconteceu. 



Fernanda Vogel capa


Após seu falecimento sua mãe Miriam Vogel se mudou para o Rio de Janeiro e  anos depois lançou o livro (junto com a ajuda de uma jornalista) Fernanda Vogel: Na Passarela da Vida, que conta a biografia de sua filha e os acontecimentos que cercaram sua trajetória antes do dia deste acidente, com depoimentos de pessoas que conviveram com a modelo, ela também faz parte do grupo Mãe sem nome, que ajuda mães que perderam seus filhos a lidarem com o luto. 


Fernanda Vogel livro


Outro assunto também relatado que eu não vou mencionar com detalhes é sobre uma possível indenização que a família Vogel recebeu após a morte da Fernanda, uma delas seria do seguro do helicóptero e outra que seu irmão teria recebido em 2007, do grupo Pão de Açúcar

Eu achei algumas matérias falando sobre isso, porém não vou mencionar valores ou discutir este assunto a fundo, pois com certeza dinheiro nenhum irá suprir o sofrimento e falta dela para família. 

Nem a família e nem o grupo Pão de Açúcar falam sobre essa questão de indenização.

Ano passado, quando a morte da modelo Caroline Bittencourt foi anunciada, devido a um acidente marítimo, o nome da Fernanda voltou a ser mencionado em algumas matérias, a Caroline também namorou o João Paulo Diniz (em 2004), foi daí que surgiu a idéia de contar a trajetória dela por aqui. 

João Paulo casou-se com a Ana Garcia e tiveram dois filhos, ele também tem outros dois filhos de uma união anterior, faleceu em 2022 aos 58 anos após sofrer um infarto .  

Durante todos estes anos não houve entrevistas dele falando sobre este acontecimento, apenas matérias da época do acidente (2001), dele descrevendo que tentou ajudar a namorada, porém não conseguiu. 

Infelizmente eu achei muita pouca coisa sobre a carreira da Fernanda, em 2001 a internet ainda estava começando, não haviam tantos sites jornalísticos como hoje ou ao menos rede social.

 Eu tentei publicar as imagens de trabalhos dela (mesmo que poucas), pois acredito que ninguém deveria ser lembrado apenas pelos acontecimentos de sua morte, porém também pela riqueza de acontecimentos de sua vida e principalmente por seu trabalho. 

Comentários

  1. No livro dela, tem muitas fotos bacana...e tem uma revista não me recordo qual, que na época fez uma entrevista com ele contando tudo, inclusive essa cena do garçom que foi citado acima....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.

Novidades:

Siga a gente