Figurino de Uma Linda Mulher filme

E o post de hoje é uma viagem ao início dos anos noventa, quando o filme Uma linda Mulher (Pretty Woman) chegou as telonas, vejas os looks da Vivian (Julia Roberts) em uma história de Cinderela moderna e análise dos figurinos dela, de acordo com a moda dos anos 80. 


Uma linda mulher figurinos do filme


  • Look chegada ao Hotel


Para quem nunca ouviu falar do filme em 1990, fomos apresentados a Vivian (Julia Roberts) uma moça que vivia em um bairro de Los Angeles, onde os sonhos não aconteciam da maneira que eram imaginados, ela trabalhava na noite, quando conheceu Edward (Richard Gere), após sair com ele, ela foi contratada para passar não apenas uma noite mas uma semana inteira com o milionário bonitão em um hotel cinco estrelas, por três mil dólares com direito a roupas. 

O look abaixo é da cena em que eles se conhecem, a roupa remete a profissão dela, por isso o decote em excesso, porém a barriga de fora, poderia indicar o que seria uma tendência nos anos noventa. 


Figurinos de Uma linda Mulher
Look da Vivian (Julia Roberts) cena do hotel


Edward (Richard Gere) pretende levar Vivian (Julia Roberts) em um jantar de negócios e pede para ela comprar um look de noite, ela acaba sofrendo preconceito em uma das lojas.

  • Vestido cena Jantar

A cena abaixo é o vestido preto do jantar, ele é da marca Gucci e um detalhe importante vejam o "colar" dela, o detalhe do vestido que parece um colar, isso seria um dos hits dos anos noventa, colares em forma de cordão, de pano, no filme A bela e a Fera (2017) a Bela (Emma Watts) aparece com um cordão no pescoço isso seria uma referência ao primeiro filme A Bela e a Fera (1992) que foi lançado nesta década. 


Vestido preto em Uma linda Mulher


Após o jantar, ela comenta com o Edward (Richard Gere) o problema que teve ao tentar comprar roupas no dia anterior e ele a leva em uma loja, com direito a compras com cartão sem limites. Apesar dele ser um homem frio, que não parece interessado em se envolver emocionalmente com ninguém, nem nos negócios, ele a trata muito bem, com muita humanidade, sem preconceitos. 


Uma linda mulher vestido jantar
Vivian (Julia Roberts) cena Jantar


Mais do que homem rico, o Edward (Richard Gere) representa o homem que viria nas décadas seguintes, a figura masculina mais machista das décadas anteriores, que jamais aceitaria uma mulher que tivesse tido vários homens, com cabeça fechada, estava começando a deixar de existir na década oitenta. 

  • Vestido de bolinha cena Jogo

O look do jogo de polo, a presença  de chapéu no figurino da Vivian (Julia Roberts) e das outras mulheres, ocorre devido a uma tradição do Jockey Club, que em certos eventos a mulher precisa usar chapéu, seria uma regra de etiqueta. Nos jogos de polo atuais, geralmente não se usa chapéu, porém o objetivo da cena é mostrar o mundo tradicional em que o Edward (Richard Gere) vive, logo o chapéu deve-se a isso. 


Vestidos de Uma linda mulher
Vivian (Julia Roberts) cena do Jogo de Polo


Nos anos noventa usava-se vestido de bolinha ? Sim e não, na verdade certos tipos de estampas como poá ganharam popularidade nos anos 50 e nunca saíram de moda, porém o vestido abaixo não foi um hit nem da década de noventa ou oitenta, ele esta mais para um look anos 50 ou 40, há muita referência da moda anos cinquenta neste filme. 

Uma vez que as roupas desta década eram mais elegantes, as mulheres tinham que ser mais femininas, havia mais glamour nas roupas do dia a dia e isso tudo combina com o papel de Cinderela que a protagonista está vivendo. Vejam o look da Rainha Elisabeth (a avó dos príncipes William e Harry) na minissérie The Crown, ela assumiu o trono na década de quarenta, o figurino dela tem muito mais haver com o look da Vivian (Julia Robert), do que a própria moda dos ano oitenta. 


Vivian (Julia Robert) e Elisabeth rainha em The crown
Vivian em Uma linda mulher primeira foto e ao lado a Rainha Elisabeth 

  • Terno cena piquenique 

O look é de uma cena em que eles estão passeando pela cidade em uma espécie de piquenique, mas ele representa muito os anos oitenta, por quê ? 

Na década de oitenta as mulheres tiveram um pouco mais de destaque no mercado de trabalho, elas já estavam presentes neste desde os anos quarenta no inicio devido a Segunda Guerra, depois na década de setenta com a mudança de valores, elas ganharam mais espaço, porém foi nos anos oitenta que a figura feminina começou a ver o mercado de trabalho, com outros olhos, então roupas estilo alfaiataria, voltadas para mulheres executivas, para ambiente de trabalho também começaram a surgir. 

Moda anos 80 em Uma linda mulher


Outro fato, as mulheres almejavam uma imagem de  "poder", que até então era exclusiva dos homens, um dos hits da década de oitenta foi o cabelo curto (estilo princesa Diana) e ombreiras, por que estas representavam a roupa vinda dos militares, logo deixavam as mulheres mais altivas, poderosas, ao menos na forma de se vestir. Vocês podem reparar que os blazers da Vivian durante o filme, aparentemente apresentam ombreiras, reparem nos ombros mais altos, quadrados. 

  • Vestido com chapéu 

Até mesmo o look com chapéu da cena em que ela vai dar o troco na vendedora que a tratou mal, parece ter ombreiras, alias este figurino também seria uma representação da Cinderela moderna, chapéu e luvas estão muito mais relacionados a moda das década passadas do que dos anos noventa, certo. Caso você não tenha vivido esta década ninguém na década de oitenta e na posterior usava chapéu estilo Vivian para andar na rua. 

A idéia da cena era mostrar a elegância, glamour, como se ela fosse agora uma mulher da alta sociedade, o chapéu nos filmes muitas vezes representam imponência, a importância da personagem.


Uma linda mulher vestido com chapéu


  • Vestido vermelho cena Ópera 

O vestido vermelho da cena em que o casal vai a ópera de avião (La Treviatta conta a história de um rapaz rico que se apaixona por uma prostituta) e em pesquisas li que o vestido vermelho desta cena que é um Valentino, na verdade seria um outro modelo na cor preta e houve uma discussão até que este fosse escolhido. 


Vestido vermelho em Uma linda mulher


É um vestido clássico, muito bonito, o vermelho representa a importância da personagem, isso é muito usado nos filmes, porém respondendo a pergunta de vocês não usava-se vestido com luvas na década de noventa, este look é atemporal. 

No filme a jóia abaixo vale um milhão de dólares, porém na realidade valia 250.000 mil dólares e esta serve para criar uma metáfora, o colar representaria a Vivian (Julia Roberts), entenderam ?


Colar em uma linda mulher


Na cena em que o Edward (Richard Gere) vai embora do Hotel ao devolver o colar para o gerente, este diz a ele que deve ser difícil abrir mão de algo tão lindo assim e logo em seguida comenta que o motorista do Hotel, levou a Vivian (Julia Roberts) para casa, ou seja, ele estava se referindo a Vivian e não a jóia, por ser um funcionário, provavelmente não poderia se meter na vida dos hóspedes, então ele joga uma indireta, bem direta. Talvez com a intenção de ajudar a protagonista.

  • Cena Vivian e Kitty

Na cena em que a Kitt vai visitar a Vivian (Julia Roberts), ela sofre preconceito no Hotel, pela forma de agir e se vestir, da mesma forma que a Vivian sofreu quando chegou, então analisando as duas na imagem abaixo é possível perceber que a protagonista não é mais a mesma pessoa do início do filme, e não estou falando isso apenas por conta do figurino, a forma dela de falar esta bem diferente da forma da Kitty, sendo que ambas vieram do mesmo lugar. 


Uma linda mulher cena hotel Vivian e Kit


O cabelo da Kitty, com franja e preso no alto, foi um dos hits da década de oitenta também conhecido como o penteado estilo Madonna, o cabelo da Vivian (Julia Roberts) com bastante volume também é uma característica desta década. 

Vejam no look da Vivian (Julia Roberts) , o blazer dela, ele parece mais cheio nos ombros, devido a presença das ombreiras a grande maioria das roupas dela tem este elemento. 


blazer da Vivian em Uma linda mulher

  • Roupão cena café da manhã 

A cena abaixo do café da manhã, temos ela neste roupão maravilhoso, mostra que agora ela não se vestia bem apenas em eventos públicos como foi no caso do jantar, Jogo de Polo, agora ela se veste bem em todos os momentos até quando estava sozinha com o Edward (Richard Gere). 

roupão do filme uma linda mulher

  • Cena final look 

O look da última cena (não contaremos o final), mostra o quanto ela mudou em uma semana, tanto que após deixar o Hotel, ela continua se vestindo de uma forma mais, sofisticada, pretendendo mudar de vida, Vivian (Julia Roberts) largou a vida nas ruas, para se mudar de cidade e voltar a estudar, o que faz do Edward (Richard Gere) o príncipe desta história não é riqueza dele, ou fato dele ser um cara bonitão. E sim o seu comportamento, ele trata a Vivian muito bem, tão bem que devolve a ela a perspectiva de vida, depois dessa semana com ele, a protagonista percebe que pode sim ter uma vida melhor. 


Uma linda mulher look da ultima cena


E ela acaba passando isso para a amiga dela Kitty tanto que vemos a Kitty conversando com a menina que ficará no lugar da Vivian e dizendo a ela que irá fazer um curso de beleza, logo a mudança não foi só na protagonista mas também em quem estava a sua volta. 

Antes das roupas bonitas ou dos três mil dólares, o Edward (Richard Gere) deu a Vivian (Julia Roberts) auto estima, perspectiva de vida, essa é a melhor lição que podemos aprender com este filme, para quem não sabe Uma linda mulher é uma produção da Disney, a principio a idéia do filme era representar a realidade das ruas, a Vivian do roteiro original teria problemas com drogas e um cafetão que a agredia, porém a Disney optou por transformar esta história original em um conto de Cinderela moderna para época, o filme em 2020, completa trinta anos. E é a história que estava faltando na nossa sessão de figurinos. 

E se você é fã da década de noventa ou gostaria de conhecer mais sobre este período veja todos os posts que fizemos sobre, uma década marcada por filmes românticos e boas histórias, que merecem serem contadas novamente, mesmo que trinta anos depois, clique no link a seguir. 



Comentários

  1. Amo esse filme, e amei o que você escreveu sobre ele.

    ResponderExcluir
  2. Amo esse filme, assisti mais de 30 vezes. Mesmo tendo o visto criança pela primeira vez, nunca mudou o meu olhar pela obra. O figurino é impecável, os atores perfeitos. Um clássico que jamais sairá de moda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.

Novidades:

Siga a gente