Minha Fama de Mau: Figurinos do Filme

Conheça um pouco sobre a moda nos tempos da Jovem Guarda (anos 60) e curiosidades sobre esta época, retratadas no filme Minha Fama de Mau, que conta o inicio da trajetória de Erasmo Carlos (Jay Suede), sua amizade com Roberto Carlos (Gabriel Leone) e Wanderléa veja os figurinos dos três em uma época marcante de nosso país. 


figurinos Filme minha fama de mau

Neste filme (baseado no livro de mesmo nome) somos apresentados ao jovem Erasmo Esteves (Jay Suede), um rapaz de origem humilde que vive com a mãe em uma casa cheia de gente, na Tijuca bairro carioca e sonha em ser cantor, mesmo sem saber tocar violão ou guitarra (Tim Maia aparece na história como um dos amigos de Erasmo , ele que o ensina a os primeiros acordes), influenciado pelo som de Elvis Presley durante o filme fica claro como o rei do rock foi referência para essa geração.


Jay Suede como Erasmo Carlos
Erasmo Carlos (Jay Suede)


O segundo nome "Carlos" acabou vindo do seu amigo Roberto "Carlos", após inúmeras tentativas de achar o nome e a música perfeita para o sucesso, ou seja o que mais é retratado no filme é a busca do protagonista por seus sonhos. 

Abaixo os looks da Wanderléa (Malu Rodrigues) que muito antes do programa da Jovem Guarda da Record já era conhecida, ela ganhou um concurso de música aos dez anos, começou a aparecer nas paradas de sucesso, abaixo este primeiro look bem anos 60, representa o início de sua trajetória. 


Wanderlea anos 60 filme
Wanderlea (Malu Rodrigues) 


Na cena seguinte quando ela, Erasmo (Jay Suede) e Roberto (Gabriel Leone), são chamados para apresentar o programa, Wanderléa (Malu Rodrigues) aparece com um figurino um pouco mais extravagante, como artista ela podia se vestir de uma forma mais ousada do que as outras moças da época, digamos. 


erasmo carlos, wanderlea e roberto em filme Minha fama de mau
Erasmo (Jay Suede), Wanderlea (Malu Rodrigues) e Roberto Carlos (Gabriel Leone)


Na foto abaixo é possível ver uma certa semelhança com os figurinos da imagem acima, o casaco do Roberto principalmente. 


Programa Jovem guarda record erasmo, wanderleia e Roberto


Fato curioso que não é mencionado no filme é que o programa surgiu da idéia de preencher um espaço na programação de domingo da Record, devido a proibição de jogos de futebol neste dia, vale lembrar que o movimento Jovem Guarda surgiu no inicio da Ditadura, como uma válvula de escape para tudo aquilo que estava ocorrendo no país, as músicas não tinham cunho politico. 

Um pouco do estilo da Wanderléa real daquela época é visto no filme, nenhum figurino extremamente igual,  porém encontramos alguns mínimos detalhes como o cabelo estilo Maria Xiquinha, um acessório chamativo por cima da blusa fechada. Vejam abaixo a cena do filme e em seguida a foto real do trio de amigos. 


Erasmos Carlos (Jay suede) e Wanderlea cena do filme
Wanderlea (Malu Rodrigues) e Erasmo (Jay Suede) cena filme 


Na cena da foto acima Erasmo (Jay Suede) presenteia a colega com um anel, em seu aniversário, porém ambos comemoram aniversário no mesmo dia, logo o fato dela não ter mencionado isso, aparentou um possível erro na história. 

Wanderlea jovem com erasmo e roberto quando jovens
Erasmo, Wanderlea e Roberto Carlos 

A Samara (entre outros nomes) é a personagem que representa talvez as mulheres que o Erasmo teve nessa época (seria uma licença poética do filme), ou então o que ele procurava em uma mulher e nunca encontrava, no caso nesta cena ela aparece apresentando um comercial com um look, muito conhecido das Fashionistas de Plantão, quem assistiu Bonequinha de luxo (1961), viu a influencia da Audrey Hepburn neste figurino. 


Minha fama de mau bianca comparato
Samara (Bianca Comparato) e ao lado Audrey Hepburn em Bonequinha de luxo


O fato dos homens também usarem correntes chamativas, demonstra a proximidade da década de setenta, Elvis também na idade adulta passou a usar muitos anéis e correntes, não apenas sua música mas seus estilo de se vestir foi uma referência para esta geração e isso é nítido no filme. 


Roberto carlos e eramo foto real e ao lado no filme minha fama de mau
Roberto e Erasmo foto real ao lado Erasmo e Roberto no filme 


Principalmente nas cenas que mostram a vida do Erasmo (Jay Suede) após ter atingido o sucesso, o topete alto, anéis e acessórios e até o motorista dele no filme de terno e chapéu, coincidência ou não lembra o coronel Parker (empresário do Elvis). 

Minha fama de mau erasmo carlos
Erasmo Carlos (Jay Suede) e o Motorista cena do filme 

Abaixo uma imagem do Coronel Parker com o Elvis em 1956, parece ou não com a foto da cena acima ?

Coronel Parker e Elvis presley 1956
Coronel Parker empresário do Elvis Presley ao seu lado


Com a saída do Roberto Carlos (Gabriel Leone) do programa em meados dos anos setenta, o programa acabou, alguns cantores migraram para a música romântica, outros para o sertanejo. No filme o Erasmo parece ficar um pouco perdido, afinal ele era antes de tudo um compositor, um possível desentendimento com o Roberto (provavelmente no filme os motivos destes eram apenas para representar uma possível briga na vida real), foi mostrado afinal nem toda amizade é perfeita, porém eles são amigos até hoje e isso que importa. 


Erasmo, Roberto e Wanderlea em minha fama de mau

Erasmo, Roberto e Wanderlea foto
Jovem Guarda Erasmo, Roberto e Wanderlea 


No filme dá se a entender um possível envolvimento (nada é mostrado ou confirmado) entre o Roberto e a Wanderléa, porém de acordo com ela e com eles, os três sempre foram amigos. 

Ela foi noiva do Nanato Barbosa, filho do Chacrinha, no filme sobre o velho guerreiro ela também é retratada e o drama vivido pelo casal após o acidente que o Nanato sofreu.

 Em entrevistas ela também comentou que os dois colegas eram muito assediados pelas fãs e por inúmeras mulheres, logo um envolvimento seria impossível e em sua opinião as pessoas queriam tanto ficar com um dos dois que acabavam projetando essa idéia nela, como se pelo simples fato dela ter estado ao lado deles por tanto tempo, seria impossível nada ter acontecido entre ela e um deles. 

E se você gosta de filmes brasileiros e figurinos ou também é apaixonado pelo Estilo Elvis Presley de se vestir, clique nos links abaixo e veja todos os posts que fizemos sobre este assunto. 

Comentários

Novidades:

Siga a gente