A Família Addams: Personagens origem

E o post de hoje é sobre a família Addams, em 2019, um filme (animação) foi lançado, porém a história deles começou nos anos trinta, conheça a origem dos personagens, seus nomes e como eles ficaram famosos. 

Anteriormente fizemos um post sobre os figurinos da Vandinha e Mortícia, e isso gerou a curiosidades de muitos leitores, uma vez que parte do público (as novas gerações) não conheça muito sobre os Addams.

imagem da família no filme de 2019

  • Quem foi o criador dos Addams ?

Charles Addams era um cartunista e um homem muito excêntrico no final dos anos trinta ele passou a fazer desenhos para um jornal retratando uma família um pouco estranha (os personagens não tinham nomes a principio). 

Nos anos sessenta, surgiu a oportunidade destes personagens ganharem vida em um seriado americano, na época a segunda esposa de Charles, que era advogada fez a negociação, para que este projeto pudesse se realizar e assim os Addams ganharam popularidade. 

Então os nomes para os personagens e suas características foram criadas para o seriado, pelos roteiristas. 

Me parece que o próprio Sr. Addams participou também desta adaptação de seus personagens, logo todas as outras versões da família, os filmes e o desenho animado nos anos noventa, a animação em 3D lançada em 2019 é sempre baseada na história original criada para o seriado, que apesar de usar os personagens do Charles, não seguia as mesmas idéias apresentadas nos desenhos do jornal, o Sr. Addams tinha um humor negro, que não foi usado nas demais adaptações, onde os Addams são retratados como excêntricos, personagens de Halloween talvez, porém não bizarros. 

  • Vandinha (Quarta Feira)
Como mencionamos no post que fizemos sobre os figurinos dela a Vandinha é o nome brasileiro, da menina na maior parte do mundo ela é conhecida como Wednesday (quarta feira em inglês) e o seu nome é traduzido para este dia da semana no idioma do país em que a dublagem é feita, no filme lançado em 2019, na versão deste em espanhol o nome dela é Miercoles (quarta feira em espanhol), porém na década de noventa, isso era um pouco diferente em países latinos exceto o Brasil, ela foi batizada de Merlina. 


Os personagens feioso e vandinha em desenho original


Logo Vandinha é um nome bem brasileiro, na primeira versão da família que foi o seriado dos anos 60, ela é retratada como uma menina de cinco a seis anos e é a filha mais nova. Porém nos filmes da década de noventa, Vandinha parecia ser um pouco mais velha por volta de dez anos, na versão da Família Addams em 3D, ela é a primogênita. 

Estes pequenos detalhes acabam mudando de acordo com a adaptação. 
Voltando a versão dos anos 60, nesta ela é a filha mais nova, apaixonada por aranhas, tem uma boneca sem cabeça chamada Maria Antonieta (nome da rainha da França, que morreu na guilhotina), este detalhe da boneca foi mantido em todas as outras aparições dela ao longo dos anos, além da eterna competição entre ela e o irmão Feioso, a famosa implicância entre irmãos. 

  • Feioso (Pugsley, irmão da Vandinha) 

O nome Feioso foi dado a ele no Brasil, seu nome originalmente seria Pubert, vindo de Puberdade, uma vez que ele seria um menino pré-adolescente, porém foi alterado para Pugsley, o nome Pubert foi usado para o terceiro filho do casal Addams em outras adaptações. Será que o Feioso seria a descrição do Charles Addams, criança ? 

Ele teria se inspirado em sua infância para criar este personagem ? Você pode perceber que eles são bem parecidos, alias o Feioso tem mais haver fisicamente com o Tio Chico, do quê com o Gomez, e outro detalhe em alguns desenhos originais da família, ele sempre aparece do lado do tio Chico, apenas Vandinha aparece ao lado do casal principal, existem relatos de que o tio da família seria na verdade o Sr. Addams em forma de personagem, em seus desenhos.


Desennho de jornal da família Addams


  • Morticia (Mãe da família)

Ela é a mãe da família, para quem não sabe a personagem foi inspirada na primeira esposa do Charles, Barbara Day Addams, sua segunda mulher também se chamava Barbara então não confunda as duas certo? 

Já nos desenhos para jornal Morticia era retratada como uma mulher, pálida, muito magra, com o famoso vestido preto. As características pessoais como seu amor por história da arte, falar francês e adorar flores, foram criadas pelos roteiristas do seriado nos anos 60.


foto da Barbara addams esposa do Charles
Barbara Addams, primeira esposa de Charles Addams


Fato curioso é que Charles Addams foi casado três vezes e não teve filhos, li que seu primeiro casamento supostamente acabou por conta disso, talvez Vandinha e Feioso fossem os filhos que ele imaginava ter com a primeira esposa Barbara, alias a família do desenho de jornal, era a família que ele sonhava em ter talvez ? O fato é que quando os Addams foram para televisão Charles estava em seu segundo casamento, assim mesmo Mortícia seguiu as características de sua primeira esposa.

  • Gomez (Pai da família)

A pergunta que não quer calar, de onde vem o dinheiro dele, como ele é tão rico ? No seriado, Gomez é um advogado aposentado, com descendência latina, por isso fala espanhol, o terno dele de risca de giz, talvez represente o homem da década de trinta, filmes de gangster estavam em alta na época. Ele é extremamente apaixonado por sua esposa, eles vivem em total harmonia. 

  • Tio Chico (Fester) 

No Brasil ele foi batizado com este nome, em uma segunda dublagem do seriado e também no desenho animado da década de noventa, nos filmes é chamado de Tio Funéreo, na Europa nas dublagens passou a ser chamado de Fetido (Espanha). Muitos dizem que o Tio Chico seria o próprio Charles Addams em forma de personagem, se vocês reparem a aparência com nariz gordinho, tem haver com o criador, o fato dele também adorar explosivos. Durante a década de noventa alguns jogos de vídeo game sobre os Addams foram lançados e onde o jogador controlava o Tio Chico no jogo. 


Charles Addams foto e ao lado tio chico e feioso
Charles Addams e ao lado tio chico e feioso 

  • Tropeço (Lurch, Mordomo) 

 Provavelmente ele foi inspirado na história do Frankestein, sem dúvida, nos desenhos originais do Charles Addams este personagem aparece, como funcionário da família, carregando malas (na imagem abaixo), servindo o jantar.  

casa dos addams morticia e tropeço


Uma suposta teoria poderia ser a seguinte, os personagens existiam apenas nos desenhos do jornais, não tinham nomes, nem um papel definido de quem era quem, os roteiristas pegaram estes, e montaram a história da forma que ficasse mais interessante para o público, logo  Fester virou o tio e irmão da Morticia (no seriado, nos filmes ele passou a ser irmão do Gomez), Itt o primo. Como mencionamos pelo que aparece nos desenhos originais Tropeço sempre foi um funcionário da família. 

No filme A família Addams de 2019, eles tentam criar uma possível origem para a família, somos apresentados ao casamento de Morticia e Gomez e como eles conheceram o Tropeço.

  • Vovó 

Na primeira versão da família ela é apresentada como uma bruxa, mãe do Gomez, mas em outras versões passou a ser a mãe da Morticia, no seriado a mãe da Morticia chegou a aparecer algumas vezes, porém a simpática velhinha também teve origem nos desenhos de jornais do Sr. Addams. Particularmente não acho a vovó parecida com nenhum dos dois, acho ela, o Tio Chico e o Feioso (dos desenhos) com traços semelhantes, as vezes a velhinha poderia representar a mãe de Charles Addams ? Enquanto os outros personagens representariam ele mesmo ? isso são apenas teorias, ao observar os desenhos deste post você poderá tirar suas próprias conclusões. 


As personagens morticia e vovó tricotando em desenho


  • Primo Itt 

A maioria dos sites, que pesquisei afirma que este personagem não foi criado pelo Charles Addams,  ele foi escrito para o seriado da década de 60 e acabou ficando na família de vez. Além dele havia a mãe da Morticia, a irmã dela Ophelia, porém ambas se perderam com o tempo, enquanto o Primo Itt continuou aparecendo nas demais versões. 

Porém não acreditamos nesta história, uma vez que nos desenhos dele havia uma ou duas criaturas que se assemelham ao primo Itt, vejam no desenho abaixo. 


Desenho dos personagens de charles Addams


Neste outro desenho da família inteira no jantar (cortamos a imagem), temos Tropeço como garçom, e uma criatura, peluda na mesa, logo primo Itt poderia ter sido uma adaptação de um outro personagem já existente nos jornais ? O desenho abaixo foi uma das primeiras publicações de Charles Addams, ou seja é antigo.  


Familia addams desenho jantar primo it na mesa


 Eu acredito que eles tenham usado este personagem como base para criação do primo Itt, que é um ser indescritível, ele fala um idioma desconhecido que apenas a família entente. 

  • O leão (sem nome ?) 

Na versão animada de 2019, um leão passou a ser o animal de estimação da Morticia, para quem não sabe este animal, faz muito sucesso no universo infantil, logo deve ter sido incluso para criar uma maior empatia com as crianças e seria ele o mais novo personagem dos Addams. Na cena abaixo temos uma mão sem corpo, passeando com o leão. 

mãozinha passeando com leão cena de a familia addams


Em pesquisas, encontramos imagens de um leão, no seriado de 1964, porém não saberemos informar, se este era um personagem fixo, ou apenas presente em um capítulo. 

Fora este fato, encontramos outro, a primeira vez que os Addams viraram desenho animado não foi em 1992 (este seriado fez muito sucesso nesta década), porém em 1973 uma versão animada da família foi lançada e nesta havia um leopardo, ou seja, um animal selvagem como mascote, logo a idéia do leão como animal de estimação não é tão nova assim. 


Addams personagens em desenho de 1973

  • Mãozinha (Thing, a coisa) 

A principio era um dos personagens originais do Charles Addams no seriado a idéia seria que Thing (também chamado como Coisa), fosse um monstro, ou ser muito feio de ser visto, motivo pelo qual ele não aparece (para não assustar as pessoas), ou seja, ninguém o veria por inteiro e o personagem era interpretado pelo o mesmo ator que vivia o Tropeço. 

Devido a limitação de efeitos especiais da época o Thing era visto sempre dentro de uma caixa, nos filmes dos nos noventa ele pode ganhar mais interação, graças aos efeitos de computação gráfica. 


mãozinha em cena do seriado a familia addams 1964


LEIA TAMBÉM: 




E pesquisando desenhos feitos pelo Sr. Addams é óbvio que encontramos referências a mãozinha. 

desenho de charles addams com mãozinha


Quando o seriado chegou ao Brasil, a principio os personagens ganharam outros nomes, Wesdney (quarta feira) foi batizada de Benenilda, seu irmão chamado de Eddie, o mordomo de Lacraio, o pai da família era o Covas Addams, em uma segunda dublagem os nomes Vandinha, Feioso, Tropeço, Gomez, foram adotados. 

E se você é fã desta estranha família, continue nos acompanhado, em breve mais curiosidades sobre os Addams por aqui. 

Comentários

Novidades:

Siga a gente