Figurino: O sorriso de Monalisa filme

E o hoje relembraremos a moda anos 50, do filme O sorriso de Monalisa (2003), veja os looks das personagens e um pouco sobre a sociedade em 1953.

O filme O sorriso de Monalisa, retrata Kate Watson (Julia Roberts), uma professora de história da arte que consegue um emprego em uma Faculdade tradicional, onde meninas aprendem como serem futuras esposas, tudo gira em torno do casamento.


Julia Roberts monalisa



Kate (Julia Roberts) é uma mulher de mais de trinta anos, solteira, com uma vida bem moderna para época, além de não ser casada, trabalhar, ter feito faculdade, ela também não se prende aos costumes da década de cinquenta. E ela tenta mostrar para suas alunas que além do casamento, elas poderiam, estudar (uma mulher com ensino superior era algo pouco comum na época), e momento algum ela diz ser contra aos costumes da época, apenas acha que mulheres poderiam ter algo a mais que a vida de dona de casa e esposa, exatamente o que vivemos atualmente.


Por conta dessa personalidade descrita, não espere ver o glamour da moda anos 50, nos figurinos da protagonista. As roupas dela são simples, até um pouco masculinas (nos momentos em que esta em casa). Sempre em cores neutras, o marrom por exemplo é muito usado, como na cena do casamento da Betty (Kirsten Dunst).


monalisa cena do filme



O casaco abaixo é lindo, acho que seria um dos looks mais fashionistas da Kate (Julia Roberts).



O sorriso de monalisa casaco




Os figurinos da Joan (Julia Stiles) parecem ter um pouco de inspiração ma Marilyn Monroe, as duas tinham personalidades bem diferentes a Joan não é uma artista e nem quer ser, porém o cabelo curto, o batom vermelho e a ausência da saia rodada, os loosk dela são com cintura alta e marcada, tudo isso remete a Marilyn.


Julia stiles em O sorriso de monalisa



Enquanto a Kate (Julia Roberts) tenta incentiva-la a ir para faculdade uma vez que ela tem interesse na área de direito, a menina está mais interessada em apresentar seu namorado para professora. Como vocês podem ver na imagem abaixo o look da Joan (Julia Stiles) se diferencia um pouco das outras alunas, a saia, rodada é uma das características da moda anos 50.



O sorriso de monalisa alunas




Até mesmo na cena em que a Joan (Julia Stiles) e o namorado vão jantar na casa da Betty (Kirsten Dunst), veja a diferença de figurinos das duas, vemos uma mulher um pouco mais moderna nesta personagem, ou com até uma vontade, pelas idéias modernas, porém sem coragem de segui-las talvez.



betty e joane em o sorriso de monalisa


  • Cenas Casamento da Beth (Betty) 

Alguns aspectos da moda dos anos 40, aparecem no filme (a história ocorre em 1953), como o uso de broches, as casquetes (já falamos sobre estas por aqui), na década de cinquenta sim, usava-se chapéu ainda, principalmente em eventos noturnos, Dior lançou ainda no final dos anos quarenta, um estilo de moda mais glamouroso, que iria atravessar a década seguinte.


Por sua vez os looks da Betty (Kirsten Dunst), por ela ter idéias muito tradicionais, parecem serem inspirados na Grace Kelly ( seu vestido de baile) e também vejo um pouco de Jacqueline Kennedy nela.



Cena casamento em O sorriso de monalisa



Nas cenas do casamento dela, vemos a presença do tulê nas roupas das damas de honra (as saias bufantes, estilo princesa).


Cena casamento igreja em O sorriso de monalisa


O vestido de noiva, dela é lindo e impecável, o que remete o comportamento da época, as mulheres queriam ser princesas no dia de seu casamento, o grande dia seria aquele.


Vejam a presença de casquete, junto com o véu no vestido de noiva dela.


Betty em o sorriso de monalisa




E o look da cena abaixo que é super dramática, reparem ela usando calças, nos anos 50, como assim ?

  • Mulheres de calça anos 50 ?

Na verdade as calças surgiram como opção de figurino na década de vinte, a Coco Chanel, quando estourou, chegou a propor calças no guarda roupa feminino, mas esta moda não pegou, as mulheres daquela época realmente não queriam andar de calças.


No caso desta cena as meninas estão no alojamento, a noite, logo o look da Beth (Kirsten Dunst) poderia ser um pijama, uma roupa de ficar em casa, onde ninguém vai te ver.



beth em o sorriso de monalisa



As calças seriam aderidas realmente, no guarda roupa feminino nos anos 60, na década de 70 viraram a coisa mais normal do mundo, ou seja, em 1953, as calças femininas já existiam mas não eram comum, ou vistas como um look, usual.


Como o filme se passa no inverno (fim do ano), há muitos looks de frio, casacos, a presença de pele, nas roupas da mãe da Betty, o legal deste filme é que a moda inverno da década de 50, acaba sendo retratada.





O sorriso de monalisa filme


  • Vestidos de Baile 


E é obvio que não poderia faltar um baile, neste filme, primeiro porque a maioria dos filmes americanos temos o famoso baile da primavera e também nos anos cinquenta estes eram frequentes. Na cena abaixo temos a Gisely Levi (Maggy Gyllenhall) dançando Twist, essa personagem é filha de pais divorciados o que não era bem visto para época, por isso ela não se prende ao comportamento feminino dos anos cinquenta, logo é ela dançando Twist no baile, devido ao fato da dança não ser bem vista entre os mais conservadores, assim mesmo fez muito sucesso com os jovens da época.



O sorriso de monalisa cena do baile



Logo nas cenas do baile temos a Beth/ Betty (Kirsten Dunst), com um look estilo Grace Kelly, talvez. Comparem abaixo o vestido de casamento dela e o do baile com o desenho de uma revistada época, parecido ou não ?


Beth vestidos em O sorriso de monalisa

  • Moda em 1953

Vejam que o primeiro desenho poderia ser o look de baile e o desenho da noiva o do casamento, há semelhanças.


revista de noivas anos 50



O look da Connie (Ginnifer Goodwin) também, remete a uma estampa de vestido comum para época.



O sorriso de monalisa connie


A seguir o trailer do filme, para vocês conhecerem melhor a história. 

Comentários

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.

Novidades:

Siga a gente