Figurino: Jovens Bruxas filme

E hoje relembraremos um grande Hit, dos anos 90, o filme Jovens Bruxas ( The Craft, 1996), veja os figurinos e algumas curiosidades sobre esta história que criou moda nessa década. 

jovens bruxas elenco na praia


Para você que não viveu nos saudosos anos 90, a década foi marcada por muito romantismo na música e também no cinema, além de filmes com o tema Bruxas e magia. Entre estes "The Craft", que conta a história de quatro garotas que juntas, começam a fazer pequenos feitiços, Sarah (Robin Tunney) é a bruxa desde nascença, Nancy (Fairuza Balk) é líder do grupo, ela é meia rebelde e tem um visual mais gótico (apesar do filme não discutir este tema, elas não são góticas)  e está em busca de poder e conhecimento em bruxaria, Bonnie (Neve Campbell), tem queimaduras no corpo, cujo esconde e tenta trata-las, e Rochelle (Rachell True) sofre racismo na escola por conta de seu cabelo. 

Com a chegada de Sarah  (Robin Tunney) a novata da escola, o grupo passa a ser completo, elas precisavam de mais uma menina neste, cada uma delas representa um elemento, fogo, ar, água e terra. Na verdade não seria necessária quatro pessoas para fazer os feitiços com mais pessoas ou até mesmo sozinha seria possível realiza-los (isso na vida real). A Sarah  (Robin Tunney) tem traços bem angelicais, o cabelo mais claro o olho também, seria para criar um contraponto com as demais garotas, todas são bonitas porém a protagonista, precisava se destacar uma vez que ela seria a bruxa do bem. 


Sarah em Jovens bruxas


Então nesta primeira cena, quando Sarah  (Robin Tunney)começa a se enturmar com as "bruxas" da escola, elas já são conhecidas assim, vemos a diferença de figurino entre elas, o da Sarah se diferencia provavelmente para evidenciar que ela não é do grupo, outro detalhe é a presença da cor branca no figurino da personagem em contraponto com as cores escuras nos figurinos das demais meninas. 


cena do filme jovens bruxas meninas


Já em algumas cenas a frente do filme vemos as quatro com roupas mais semelhantes, seria para passar a idéia que Sarah já faz parte daquele grupo. 


cena escola jovens bruxas


Outro detalhe no figurino da protagonista, em uma das primeiras cenas, temos ela com o uniforme da escola abaixo, primeiro de tudo este look de uniforme blazer, saia xadrez e meias, foi muito visto em inúmeros filmes dos anos noventa, como em As Patricinhas de Beverly Hills, aliás a Alícia Silverstone que foi a protagonista deste filme (Share) chegou a ser cotada para o filme Jovens Bruxas ela foi uma das atrizes mais famosas da década de 90, em filmes adolescentes, porém ela não foi escalada para este, a Angelina Jolie também chegou a ser cotada para o filme.  


Nesta cena temos o grupo no ônibus, reparem que Nancy (Fairuza Balk) encontra-se mais a frente (afinal ela é a líder) e todas elas estão de óculos. Primeiro uma vez que elas pertencem a um mesmo grupo se vestir iguais (imagem acima), seria uma forma de mostrar isso para o espectador e outro fato seria o que chamamos de "rapport", muitas vezer o líder acaba sendo copiado, as pessoas tem a tendência de querer ser ou ter alguma característica igual ao do líder do grupo, logo a Nancy (Fairuza Balk) usa óculos, (realmente o acessório é comum em seu figurino) as demais aderem a este. 


cena ônibus em jovens bruxas


A sobreposição de roupas que vocês estão vendo no look da Sarah  (Robin Tunney) nesta cena e nas seguintes também é um, elemento da moda dos anos 90, até hoje é comum alguns famosos tentando copiar, para chamar a atenção. 


jovens bruxas cena


Nesta outra cena vemos novamente a Sarah  (Robin Tunney) com uniforme porém agora, com um look menos fechado, mais descolado, esta cena acontece após a cena da floresta, onde elas se juntam para realizar seus desejos. 


sarah e bonie em jovens bruxas


E nesta outra cena, nós temos a Nancy (Fairuza Balk) distante do grupo, triste pois seu pedido foi o único que não foi atendido (na cena da floresta, ela pediu para ter todo o poder de Manon, que seria uma entidade muito poderosa).


cena escola em jovens bruxas


As demais meninas pediram coisas, mais simples e pessoais Sarah  (Robin Tunney) pediu auto estima e o amor do Chris que é um menino que sacaneou ela, Boonie pediu a cura para suas queimaduras (no filme não fica claro o que aconteceu para ela tê-las), a Rochelle (Rachell True) pede para não sofrer mais preconceito por parte da Laura, uma menina que era racista com ela, no caso o cabelo da Laura começa a cair. Lembre-se que tudo isso voltará três vezes para elas, a famosa lei do retorno. 

E na cena seguinte temos as meninas indo visitar a Nancy (Fairuza Balk), reparem como elas estão diferentes das primeiras cenas do filme, muito mais estilosas, cheias de si, super emponderadas como dizem hoje em dia. 


bonie, sarah e rochelle em jovens bruxas

sarah e rochelle em jovens bruxas


O padrasto da Nancy (Fairuza Balk) morreu e deixou um seguro de vida, logo ela e a mãe mudam-se para um apartamento, o figurino dela continua bem no estilo gótico (mesmo elas não sendo góticas este tema não é abordado no filme), porém ficou em alta nos anos noventa, após o filme, as pessoas assimilaram os figurinos das meninas com o Gótico mesmo elas sendo bruxas (que é outra coisa), então os acessórios que elas usam e a maquiagem ficaram em alta, virou uma tendência do momento, vale lembrar que naquela época não tínhamos redes sociais, logo as novelas e o cinema eram os grandes influenciadores. 

Outro detalhe reparem no look da Nancy (Fairuza Balk), a barriga de fora, outro grande hit dos anos noventa, que aparece muito neste filme. Atualmente caso você esteja procurando referências, de moda na década de noventa, Jovens Bruxas será um excelente material de pesquisa. Porém na época que foi lançada 1996, o filme fez sucesso por lançar uma tendência, por ter figurinos em um estilo diferente, não era um filme com figurinos super sofisticados, como por exemplo Uma Linda Mulher. 
 
Figurinos nancy em jovens bruxas

Na cena em que as meninas vão na festa atrás da Nancy, temos a Bonnie (Neve Campbell) também de barriga de fora. Até na cena em que a Sarah está dormindo e o Chris o menino cafajeste, vai na casa dela chamar ela, o pijama dela é um look de barriga de fora, para vocês perceberem como era comum este tipo de roupa na década de noventa.

moda adolescente anos 90

Na cena em que elas evocam Manon e a Nancy (Fairuza Balk), fica pirada temos novamente a Sarah com um look que se diferencia das demais, a roupa dela novamente é com sobreposição e com o tênis plataforma, algo que voltou a moda nos últimos anos.

Vale lembrar que Manon é um nome fictício, inventado apenas para o filme, uma vez que os roteiristas não queriam que jovens influenciados, pudessem fazer rituais na intenção de chamar alguma entidade do mal, acredita-se que ele tenha sido inspirado no Deus Galico do Mar Mananã, tanto que a Nancy ao incorpora-lo começa a andar sobre as ondas do mar. 

figurinos da sarah jovens bruxas


E aqui temos a Nancy (Fairuza Balk), invadindo uma festa, após já ter incorporado Manon (na cena da praia), e vejam como o figurino dela está diferente, ela sempre teve roupas um pouco mais pesadas, que as outras meninas, mas depois da cena do ritual na praia, ela mudou completamente, os looks delas ficaram bem estilo bruxa mesmo. Nesta cena temos todo mundo usando roupas claras, enquanto a Nancy (Fairuza Balk), usa um figurino exótico, mais escuro para evidenciar a personagem na cena, (a imagem abaixo foi cortada para que mostrar o figurino dela, por isso não aparece as demais pessoas).


fairuka balk em jovens bruxas


E por último a cena final onde temos a Bonie (Neve Campbell) e Rochelle (Rachell True), visitando a Sarah  (Robin Tunney), elas não usam mais roupas escuras, uma vez que deixaram de ser bruxas (perderam seus poderes), a Boonie está com mangas compridas não sabemos se após o desfecho final (que não iremos contar) ela voltou a ter as queimaduras pelo corpo. 


bonie e rochelle em jovens bruxas

Como vocês podem perceber elas parecem outras pessoas, a Sarah  (Robin Tunney) por sua vez está com uma roupa branca novamente, lembram no início desde post, nas primeiras cenas dela com as meninas ela usava branco.

E por hoje é só, em breve teremos mais posts sobre este filme por aqui. 

cena final sarah em jovens bruxas

Comentários

Novidades:

Siga a gente