Noivas: O que é Solidéu ?

Anteriormente por aqui já falamos sobre o que é uma casquete, voillete e hoje mostraremos um acessório para cabelos de noiva, bem antigo o Solidéu, caso queira saber o que é isso e sua origem, leia mais! 



Noivas anos 50




  • Solidéu na igreja

Muitas pessoas podem não ter idéia do que seria um Solidéu, algumas já devem ter ouvido falar deste como um elemento religioso, o chapéu que os padres e bispos usam na Igreja Católica (no Vaticano nas missas é comum vê-los com estes), no caso do catolicismo cada hierarquia usa uma cor, o do Papa é sempre branco, o dos bispos vermelho, também o Kipá (o pequeno chapéu usado pelos judeus) são exemplos de solideus, no caso deste não existe regra de cor, alguns possuem bordados. 


Papa e bispos com solidéu



No Judaísmo o Kipá representa que o homem está abaixo de Deus, tanto no casamento quanto em um enterro, todos os homens (mesmo os não judeus) devem usar o kipá. 


rabino com kipá



No Islã os homens também usam um modelo de Solidéu chamado Taquyá, no caso é apenas um costume não está relacionado ao Al Corão logo como vocês podem perceber este pequeno chapéu tem um significado religioso.



homem com solidéu



Agora vocês devem estar se perguntando o que isso tem haver com as noivas ?

A questão que na década de cinquenta à sessenta não era difícil encontrar propagandas ou registros de noivas com um Solidéu (não exatamente igual aos das imagens acima) usado junto com o véu. 


A outra questão é que na década de quarenta devido a Segunda Guerra, tecidos caros ficaram escassos no mundo, inclusive no Brasil, devido ao momento que estava sendo vivido, a  exportação foi comprometida e a maioria dos tecidos e mão de obra estavam voltadas para os soldados, logo enfeites de cabelo ganharam evidência nos looks das noivas, no post que fizemos sobre Noivas da década de 40 isso é visível. Abaixo uma propaganda de revista no anos de 1966.
 
 

revista de noivas anos 50



As casquetes por exemplo começaram a ser usadas não apenas por noivas, mas pelas mulheres em geral no dia a dia na década de quarenta. Se você não sabe o que é uma casquete leia o post que fizemos sobre o assunto. 

Imaginamos que supostamente, este poderia ser o principal motivo para o uso do Solidéu em looks de noiva, talvez esta moda que surgiu nos tempos de Guerra após o final desta tenha sobrevivido, por mais algumas décadas. Ainda temos o fato que nas década de 50 à 60 o uso de chapéus por mulheres ainda era frequente. 


Solidéu noivas anos 60



Na verdade eu não encontrei imagens de noivas modernas com solideus, e muito menos referências sobre a origem deste na moda noivas, logo a explicação acima é uma teoria. 

  • Maysa Matarazzo

E entre as famosas da época que se casaram com um solidéu está a cantora Maysa Monjardim Matarazzo, ela se casou com o empresário André Matarazzo em 1955 na época ela ainda não era artista, a história dela foi retratada na minissérie: Maysa Quando fala o coração, inclusive seu vestido de noiva. 



maysa matarazzo casamento


Por acaso encontramos na internet a história de uma moça que queria homenagear a avó no dia de seu casamento, usando um vestido igual ao dela e neste havia um Solidéu no look, na matéria ela descreve a dificuldade de conseguir o acessório, poucas semanas antes do casório ela encontrou um lugar que fez um solidéu para ela, uma vez que é quase impossível de achar. 



noiva de solidéu



O casamento ocorreu em Campo Grande, a avó da Julia estava na cerimônia, vou deixar o link da matéria para vocês lerem, foi através desta que resolvemos escrever sobre solidéu por aqui. (Matéria aqui)  A avó da noiva também se casou na década de cinquenta. Abaixo a imagem das duas:



avó da julia e ela no casamento


Vejam a imagem abaixo de uma noiva em 1958, reparem que o vestido é bem parecido com o da foto acima, da Julia e o de sua avó, também existe a presença de um solidéu no look.


Noiva em 1958


LEIA TAMBÉM: 




  • A diferença entre Casquete x Solidéu 

Uma pergunta difícil de responder, porque ambos tem semelhanças apesar de não encontrar nenhuma referência sobre isso na internet, uma vez que quase não há nada sobre Solidéu e noivas, a conclusão que chegamos é que ambos tem semelhanças uma vez que são "chapéus", no caso da casquete na maioria das vezes ela é usada em um dos lados da cabeça e não no meio desta, além de acompanhar um pequeno véu, ou mais adereços. O Solidéu por sua vez é um pequeno chapéu, usado no centro da cabeça, onde o véu da noiva é presso, ele é um acessório que auxilia o véu (uma extensão deste). Também pelo que é visto nas imagens deste post o solideu é um pouco mais alto, enquanto a casquete seria um chapéu mais plano, achatado (ou seja com pouco volume). 

Comentários

Novidades:

Siga a gente