Figurino: A Escrava Isaura (2004)

 E hoje relembraremos os figurinos das personagens coadjuvantes de A Escrava Isaura (2004), anteriormente falamos por aqui sobre os Figurinos da Isaura (Bianca Reinaldi) e da Malvina (Maria Ribeiro)

Neste post mostraremos os looks da Rosa (Patricia França), Helena (Fernanda Nobre), Gertrudes e Tomásia (Mayara Magri). 


Rosa (Patricia França) em A escrava Isaura

  • Sobre a novela 

E primeiramente gostaríamos de deixar bem claro, que as imagens não estão em boa resolução, porém como recebemos pedidos de algumas leitoras, resolvemos dar um jeito de escrever este post, vale lembrar que A Escrava Isaura é um trabalho de 2004, que foi reprisada inúmeras vezes, sendo a segunda novela sobre esta história 1976, a primeira versão foi ao ar.

 O livro A Escrava Isaura, foi escrito por Bernardo Guimarães em 1875, então presumo que a história ocorre neste ano ou década. Leve em consideração que 1894 seria a época da novela Terra Nostra se você analisar os dois posts verá como a moda mudou drasticamente em vinte anos. 


  • Vestidos da  Helena (Fernanda Nobre)

Helena é irmã de Rosa (Patricia França), Malvina (Maria Ribeiro) e Henrique (Gabriel Gracindo), apaixona-se por Gabriel mas descobre que ele pode ser seu irmão, tendo o Dr. Paulo como noivo, chega a fugir no dia do casamento se não me engano, ou antes. O figurino dela é mais romântico, estilo princesinha. 

Coincidentemente o ator que faz seu irmão Henrique é o Gabriel Gracindo que foi casado com Fernanda Nobre, atriz que interpreta Helena.


Helena em A escrava Isaura


A personagem é bem inocente e doce, tem como Rosa (Patricia França) sua cúmplice. Os vestidos mais lindos da novela são os da Helena (Fernanda Nobre), ela usa muito rosa, lilás, cores românticas, porém há fotos dos looks são raras.


Helena (Fernanda Nobre) cenas novela


Abaixo o vestido dela no casamento da Malvina (Maria Ribeiro) com o Leôncio (Leopoldo Pacheco) se não me engano é ela que pega o buquê. Uma pequena curiosidade, a saia usada nesta época chamava-se saia Balão e pesava cerca de 20 kg. No caso da novela a armação usada por debaixo desta foi feita com materiais mais modernos, o que deixou esta entre 2 a 3 kg. 


cena casamento do Leoncio e da Malvina

  • Vestidos da Rosa (Patrícia França)

A Rosa (Patricia França)  é a personagem mais interessante desta história, ela é escrava do Comendador Leopoldo, pai do Leôncio e morre de inveja da Isaura (Bianca Reinaldi), pois esta foi criada com privilégios dentro da casa, não dormindo na senzala nem fazendo tarefas pesadas.

 A cena abaixo explicaria a personagem Rosa, ela passa a novela inteira como papagaio de pirata, ou seja, sempre junto com algum personagem ouvindo as fofocas ou fazendo-as, basicamente sempre a vemos cuidando da vida dos outros, mesmo depois de ter sido assumida pelo pai, coisa rara de se ver, pois naquela época os filhos fora do casamento, principalmente dos senhores com as escravas eram chamados de "bastardos" (palavra feia) que foi abolida. 


Rosa e Malvina cena em a escrava isaura


Rosa é  filha do Coronel Sebastião, fora do casamento, no inicio da novela seu pai a assume, levando-a para morar em sua fazenda.

Logo ela passa a ser filha de um homem rico, tendo todos os privilégios, menos sua carta de alforria, devido a seu comportamento o Coronel opta por não deixa-la livre, assim mesmo ela tem muito mais que a Isaura, que por sua vez é escrava, assediada pelo Leôncio, filha de um homem simples que não consegue comprar a liberdade da filha. Na novela Escrava Mãe a história dos pais da protagonista é contada a nós. 


Rosa em a escrava isaura 2004


Rosa (Patricia França) não é feliz porque não quer, apenas por isso. Mesmo depois de ter sido assumida como filha de um homem rico, ela continua com inveja da Isaura (Bianca Reinaldi) , prejudicando-a. Fora o fato que vive de trele lê com o Leôncio que é marido da sua irmã. A única pessoa que ela parece realmente ter empatia é com a Helena a irmã mais nova. É o único momento da novela que conseguimos aprovar seu comportamento. 


roupas mulheres em 1875


Durante a novela inteira ela aparece entre os personagens, fazendo intrigas, disse me disse. E se comparando a Isaura (Bianca Rinaldi), o tempo todo. 

Mesmo após ter sido assumida pelo Coronel Sebastião, em certas cenas volta a usar roupas de escrava, e continua na casa do Leôncio, em certos momentos é vista com roupa de Sinhá.

Termina a novela na casa do pai, enquanto o restante da família viaja para Europa, após ser rejeitada pelo escravo André a cena dá a entender que seu fim seria trágico e até em sua última cena ela diz: 

Agora eu e Isaura somos Sinhás, agora também sou Sinhá igual Isaura (algo do tipo) ou seja até o fim ela continua se comparando a Isaura. A Rosa é a tipica pessoa invejosa que encontramos por aí. 


  • Looks da Tomásia (Mayara Magri)

Eu sei que vocês vão dizer, que os figurinos da Tomásia são maravilhosos e realmente são porém não tem quase foto, dos looks dela infelizmente, por isso que ela ainda não ganhou um post só dela neste site. 


Mayara Magri em A escrava Isaura

A Tomásia (Mayara Magri) era uma moça que teve caso com o Leôncio ficou grávida ele a empurra da escada algo assim e ela perde o bebê, casa-se com um Conde que é morto pelo Leôncio e ela passa o resto da novela tentando prejudica-lo. 


mulheres com saia balão


Mesmo se tornando uma viúva rica, ela não desgruda do vilão. O que acontece com a Tomásia (Mayara Magri) é o mesmo que ocorre com a Rosa (Patricia França), tem tudo para ser feliz e não é porque não quer e também porque em uma novela se não houver, mágoa, vingança e inveja a história não anda. 


A escrava isaura vestidos tomásia

E a cor vermelha é a cor desta personagem provavelmente deve representar paixão, ou personalidade forte, de liderança talvez, a Tomásia (Mayara Magri) não é uma mocinha indefesa como a Isaura, Helena e até a Malvina. 

No final ela acaba se casando com o pai da Isaura. O vestido rosa na segunda foto provavelmente é vermelho, por conta de efeitos na foto ficou assim.


Tomásia (Mayara Magri) em Escrava Isaura


LEIA TAMBÉM:



  • Gertrudes 

Ela é madrinha de Isaura, a adota como filha, a criando como uma sinhazinha, porém nunca a deixou ser livre, com medo que ela fosse embora, após sua morte deixa uma carta de alforria que é queimada pelo Leôncio.


Gertrudes e Isaura



Na novela Escrava Mãe a Gertrudes seria a personagem Tereza, o porque dos nomes diferentes não sei dizer. As roupas dela são em tons marrons, preto, cores mais escuras e sóbrias, enquanto a Isaura usa muito Branco. Elas viviam juntas, logo é fácil encontrar cenas das duas conversando e comparar os figurinos e estilo de cada uma. 

Errata: Anteriormente publicamos uma montagem com a imagem abaixo e uma outra foto, esta se referia a personagem Gioconda, a imagem acima e a seguir são da personagem Gertrudes (mãe de Leôncio e madrinha de Isaura), ou seja, o engano já foi corrigido. 

Vocês tem alguma dúvida que esta novela será reprisada mais um vez ? Quem sabe até lá a gente consiga imagens para novos posts, vamos esperar. 


Gertrudes em A escrava Isaura

Comentários

  1. Essa última do lado da Dona Gertrudes é a Gioconda né não? Triste ter tão poucas fotos da Tomásia (não acho que ela não era feliz por que não queria mas porque o Leôncio destruiu a vida dela ele empurrou ela da escada fez ela perder o bebê e ficar estéril e depois quando ela estava refazendo a vida dela ele matou o marido dela ela tinha boas razões pra ferrar com o cão sarnento)

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito da imagem em que Malvina, esta usando uma saia branca de botões da cintura até a barra. Muito linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Breno. Temos um post dedicado aos looks da Malvina porém não temos esta imagem. Caso consiga ela futuramente, volto a responder por aqui.

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.

Novidades:

Siga a gente