Figurino: Hebe Jovem na Minissérie

A minissérie Hebe (conta a trajetória de uma das maiores apresentadoras da TV brasileira), veja os figurinos da cantora na primeira fase, onde foi interpretada pela jovem atriz Valentina Herszage.



Hebe (Valentina Herszage) jovem


  • Sinopse 

Para quem não sabe a minissérie a principio foi lançada no Globoplay, parte desta também virou um filme "Hebe - A estrela do Brasil". Atualmente está sendo exibida na TV aberta, toda quinta após a novela das 21 horas. 

E aborda toda a trajetória da apresentadora da vida humilde até os dias de glória, ao fim de sua vida após uma luta contra o câncer. O filme por sua vez aborda os acontecimentos de 1985, último ano da ditadura militar no brasil (fim desta na verdade) e a ida de Hebe para o SBT. 

  • Hebe Jovem (Valentina Herszage) 

A atriz Valentina Herszage, interpreta Hebe dos 14 aos 25 anos. Para quem não sabe Hebe Maria Monteiro de Camargo, era a caçula de sete irmãos, vinda de uma família muito pobre, largou os estudos aos 13 anos, para tentar a carreira no rádio ainda na década de quarenta, nos anos cinquenta a TV, chegou nas casas de família, Hebe pegou o início da chegada desta ao Brasil, por isso ela era chamada de a primeira dama da TV brasileira. Basicamente a primeira fase aborda as décadas de quarenta e cinquenta. 


Hebe aos 14 anos



No primeiro capítulo Hebe consagrada e famosa apresentadora, sai da Band e fica cerca de dois anos fora do ar, durante este tempo ela relembra o inicio de sua carreira, a história se passa nos anos oitenta e os demais momentos, fazem um contraponto com o que a personagem está passando durante sua transição para o SBT. 


Hebe (Valentina Herszage) cantando
Hebe em 1947 na minissérie



Sim, aos 14 anos na década de quarenta, Hebe começa a trabalhar na casa de uma tia, pelo que li em relatos, a história do pedaço de bolo é verdadeira, a parente briga com ela pois seu filho lhe deu um mero pedaço de bolo.

Aliás o Valtinho, o rapar que entrega a jovem Hebe, o pedaço de bolo é o ator Rafael Andrade, namorado da Valentina Herszage



Hebe (Valentina Herszage) jovem
Anos 40 na minissérie Hebe



O pai da protagonista Frego Camargo era músico, inicialmente o cinema quando foi inventado era mudo e contava com uma orquestra na sala, para fazer o som dos filmes, após a invenção do audio nos filmes, o pai dela fica sem emprego a família de Hebe sai de Taubaté para São Paulo. 



Hebe no radio minissérie
Hebe rainha do rádio 



Dizem que o Luis Ramos foi o grande amor da apresentadora e assim como é mencionado na minissérie Luis era desquitado do primeiro casamento e vivia com outra mulher Manuelita, com quem teve uma filha Tânia. Fato real que encontramos em entrevistas da apresentadora é que Luis a traia muito Hebe, que ela realmente deixou de ir na apresentação da estréia da TV brasileira, para se encontrar com Luis. Abaixo o look da cena em que os dois se conheceram. 



Hebe jovem na minissérie


E realmente ela engravidou dele e interrompeu a gravidez, porém não da forma que é apresentado na minissérie, ela foi em um lugar específico para isso, clandestino. Na minissérie Hebe não chega a contar para Luis sobre sua gravidez, porém se ele sabia ou não, na vida real, não encontramos nada sobre isso, o casal ficou junto por oito anos, mesmo depois do fim da gravidez eles continuaram juntos (fatos reais), na história da TV ela termina com ele após isso. 

A imagem abaixo, o figurino dela condiz mais com a década de cinquenta, talvez fosse final dos anos 40, quando os vestidos rodados estavam chegando. 


Hebe e Luis Ramos minissérie
Hebe Camargo e Luis Ramos

Em uma entrevista do Roda Viva (1988), ela comenta que Luis Ramos faleceu em um acidente há muito tempo, não encontrei quase nada sobre ele, apenas que namorou a Hebe Camargo e que era um dos donos da TV Excelsior e da Folha de S. Paulo junto com os irmãos. Todo conteúdo na internet sobre ele o menciona como namorado da apresentadora, a história pessoal dele parece ter se perdido com o tempo. 


moda anos 40 Hebe



A mudança de idade da personagem é evidente conforme as transformações no cabelo, primeiro aos 14 anos ela tem as madeixas compridas e escuras, aos 21 já conhecida como cantora de rádio, tem o cabelo escuro porém mais curto. 



Hebe (Valentina Herszage) anos 50



  • Hebe e Peppino Matarazzo 


Já aos 25 anos passa a ser loira e alisar o cabelo, conforme sua vida vai melhorando seu figurino torna-se mais sofisticado, na última fase (dela jovem, com Valentina a representando), temos a chegada das jóias em seu visual e sim ela namorou o empresário Giuseppe Matarazzo (1877-1972), mais conhecido como Peppino, por dois anos. Alguns sites indicam o relacionamento dela como namoro outros que eles ficaram noivos. 


Hebe Camargo na minisserie



Para quem não sabe esta família foi responsável pelo crescimento da cidade de São Paulo, eles eram grandes industriais, após o fim do relacionamento Hebe devolveu todas as jóias a Peppino e registrou tudo, para não ter problemas futuros (o fato é real), porém na minissérie é retratado que Peppino morreu nos anos 80, quando na verdade ele faleceu em 1972 aos 95 anos.

Levando em consideração que Peppino nasceu em 1877 e seu namoro com Hebe acontece na década de 50 (a TV já existia logo levamos isso como base para calcular o tempo), ele tinha em 1950, cerca de 73 anos, após o termino ele se casou com uma moça da nobreza italiana. Na minissérie ele está até mais jovem.

Hebe e Peppino se conheceram em uma festa de casamento da família Matarazzo onde ela foi contratada para cantar. O término do namoro ocorreu pelo fato de Décio Cappuano estar interessado em Hebe, isso de acordo com um vídeo que o Marcelo Camargo (filho da apresentadora) fez com algumas pessoas que trabalharam com ela, em seu canal no Youtube uma das convidadas relatou estes fatos sobre a Hebe e o Peppino Matarazzo. 


Hebe e peppino na minisserie


O pai do Peppino o conde Francesco Matarazzo, era um italiano que veio tentar a sorte no Brasil, chegou a ter 200 fábricas, ao falecer aos 83 anos em 1937 deixou uma fortuna estimada em 1 bilhão de reais, o título de Conde foi dado a ele pela igreja católica, não tem nada haver com título de nobreza. 

Ele tinha 13 filhos, ou seja, Peppino (Giuseppe Matarazzo) tinha 12 irmãos, na minissérie tem uma cena onde a família Matarazzo conhece Hebe, dizendo que sem a aprovação deles Peppino jamais se casaria, pois o Conde (pai dele) havia deixado em seu testamento uma cláusula dizendo que o filho só poderia se casar com aprovação da família, eu não achei nada referente a isso, os Matarazzo apesar de riquíssimos não vinham de uma família de nobres, o pai de Peppino começou a vida no Brasil, como mascate (vendedor), apesar disso alguns filhos de Francesco chegaram a se casar com nobres da época.

De todos os filhos apenas um tinha ensino superior e não era o Peppino, de acordo com a tradição italiana por ser o filho mais velho ele seria o substituto do pai, mas não foi isso que aconteceu. O irmão de Peppino, Ermelino foi o escolhido para ser o substituto do pai ele sofreu um acidente de carro na Itália e faleceu neste, após a tragédia Francesco Jr. o irmão caçula da família foi escolhido como substituto. 

Peppino trabalhava com o pai porém não diretamente não encontrei ao certo o que ele fazia, na época do relacionamento com o Hebe, provavelmente ele já deveria ter recebido sua parte na herança. 


O diretor global Jayme Monjardim e o ex-senador Eduardo Suplicy fazem parte da família Matarazzo. 

Voltando ao tema, na vida real o cabelo loiro da apresentadora, veio após uma viagem a Nova York com seu primeiro namorado Luis Ramos em 1957, após ver o visual das americanas Hebe resolveu copia-las na minissérie ela já está com o Peppino quando fica loira. 

Nos capítulos seguintes, somos apresentados a apresentadora na década de 60 quando ela se casa com Décio Cappuano aos 35 anos, pai do Marcello, seu único filho, ela foi mãe aos 37 anos. Eu acho que a Valentina Herszage, poderia ter interpretado a Hebe nesta idade, porém deste capítulo em diante a Andréa Beltrão interpreta a apresentadora. 

Referências: 

Comentários

Siga a gente