Belém do Pará: Cardápio Casamento

 E no post de hoje mostraremos pratos paraense, que fizeram parte do Buffet do casamento da cantora Gretchen com o músico Esdras de Souza. Se você pretende se casar (após a pandemia), olha a dica para o futuro. 


bolinho de mandioca



Há pouco mais de um mês a cantora Gretchen se casou em Belém do Pará, terra natal de seu atual marido, a cerimônia teve vários elementos do lugar (também presente nas primeiras cenas de A Força do Querer). 

Como a chegada da noiva em uma barca, o conto de uma lenda indígena que foi mencionada pelo reverendo e o Buffet com pratos típicos desta região. 

Vale lembrar que o cardápio deste casamento contou também, com pratos tradicionais de festa, porém comentaremos por aqui somente os relacionados a cultura paraense. 

Entradas 

Os famosos salgadinhos de casamento, contaram com ingredientes típicos da cidade. 

  • Pastel de Aviú

O Aviú é uma espécie de camarão, típico da Amazônia. Conhecido por ser muito pequeno e seu habitat natural são os rios. E outras receitas que podem ser feitas com ele seriam: omelete de aviú e arroz. Ele também é encontrado em outros lugares do mundo como Japão e Indonésia. Os pastéis seriam literalmente, aqueles pasteizinhos pequenos encontrados em festa, porém com este recheio. 


  • Bolinho de Piracuí 

A farinha usada para o bolinho é feita a partir do peixe Acari (ou cascudo), após limpo a carne deste é transformada em uma massa que pronta dá origem ao bolinho é um processo muito demorado (o link da matéria) e o bolinho é um dos cartões postais da culinária paraense. 


bolinho de piracui




Bolinho de Charque (carne Seca) e Maniçoba (mandioca é a imagem de capa) 
os ingredientes já conhecidos do grande público, nesta região tem nomes específicos. 

Finger Foods (Pequenas Porções) 

  • Arroz Paranaense 

É outro clássico de Belém do Pará, nesta receita está inclusa alguns ingredientes característicos da região, o que explicaria o nome. O prato consiste em :

- arroz branco, com camarão seco e rosa (ambos desalgados), chicória, 
 
tucupi- É um suco extraído da "mandioca selvagem", também é usado no famoso prato Pato no tucupi, onde um molho com este ingrediente é usado. 

 - Alfavaca: Seria uma espécie de manjericão mais forte e também é encontrada na Amazônia. 

- Jambu - Uma planta amazônica, presente também no "molho de tucupi", além de ter uso medicinal. 

O arroz paranaense seria uma espécie de "risoto" ou arroz birô birô porém com elementos típicos da cultura. 


arroz paranaense



  • Pirarucu de Casaca 

É um cartão postal da fauna brasileira, também característico dos rios amazônicos, o Pirarucu é um peixe de 2 metros e já foi considerado um dos maiores peixes do mundo (hoje não mais). 

Este prato é comum nas festas culturais do Pará, Acre e Amazônia e existe uma lenda indígena envolvendo este peixe. Na receita consta ingredientes como farinha de mandioca (também conhecida no Pará como farinha d´aguá), bananas da terra, leite de coco. 


pirarucu de casaca




Sucos com frutas típicas: 

  • Cupuaçu

O cupuaçu é rica em vitamina C, apesar de estar presente na cultura deste estado é mais frequente na Amazônia, fora da região norte ele poderá ser encontrado como ingrediente de chocolates e também esta presente em cosméticos.
  • Bacuri
 É usado como cosmético natural para pele, a remédio para picadas de animais e é muito popular também na Amazônia.

  • Taperebá
Essa fruta tem inúmeros nomes também conhecido como cajá, muguengo, cajazeiro. E também está presente em outros lugares como Paraíba, Ceara e Bahia. É usado em dietas, rico em ferro e em vitaminas A,B e C. 

Comentários

  1. Muito bom esse cardápio, mas precisa corrigir que do Pará é paraense e não paranaense!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.

Novidades:

Siga a gente