Punta de Leste: Gastronomia Uruguai

E o post de hoje é uma curiosidade, conheça um pouco sobre os pratos típicos uruguaios e outros que não fazem parte da cultura, porém são frequentes nos restaurante da cidade turística de Punta de Leste.
 

churrasco na brasa




Aviso Importante

Primeiramente gostaríamos de lembrar que este assunto é apenas uma curiosidade devido a pandemia, o Uruguai não está aceitando brasileiros no país. Logo não queremos incentivar ninguém a viajar no meio de uma pandemia. 

Este post não contém propaganda, nem parceria ou permuta 

Sobre Punta de Leste

Caso você não conheça esta cidade se localiza no Município de Maldonado a 200 km de Montevideo (capital) e é um dos pontos turísticos do Uruguai, conhecida por suas praias, a alta temporada ocorre de dezembro a fevereiro, em tempos normais. 

E para quem sabe a maior parte do público que frequenta o país (como turista) são  Brasileiros e Argentinos, logo há muita influência dos dois países nas comidas dos restaurantes de Punta del este, que é uma cidade de praia, o que também influencia nos pratos.

O Uruguai assim como o Rio Grande do Sul é conhecido pela popularidade de churrascos e pratos com carne vermelha basicamente é o cartão de visitas deles. É o que você mais irá encontrar nos restaurantes, porém não é a única opção.

Pratos Típicos do Uruguai

  • Chivito

Seria um hambúrguer uruguaio com churrasco e pão ciabatta, chega até a lembrar um beirute, acompanha presunto, tomate, alface e ovo frito. Todos os tipos de churrascos possíveis (que também são encontrados no Brasil), também fazem parte da cultura deste país. 

Porém em Punta de Leste ao menos, não há este conceito de churrascaria onde vários garçons ficam passeando pelo salão com carne, os pratos são a La Carte, restaurantes por quilo também não são frequentes por lá.



Outro prato que não é difícil de encontrar seria o sanduíche de cordeiro, esta carne também é bem vista nos cardápios. No Ovo Club (o quiosque do Hotel Enjoy, que antigo Conrad) é possível encontra-lo.

  • Pancho

O pancho nada mais é que um cachorro quente, feito no pão de viena com linguiça a carne acaba se sobressaindo ao pão, assim como o Chivito e o Sanduíche de Lomo ele chama a atenção por ser um super lanche. Os ingredientes que o acompanham variam mas são os mesmos que no cachorro quente tradicional, pode acompanhar salsa de golf (molho de maionese com Ket chup).

  • Sobremesas com Doce de Leite

Para quem não sabe na cidade de Punta de Leste, encontra-se a Fazenda La Pataya, onde é produzido doce de leite este é distribuído para todo o país, logo também é um dos cartões postais do lugar, a Fazenda é aberta ao público e há um espaço onde é possível saborear pratos com doce de leite, este também é encontrado no Duty Free do Aeroporto da Cidade e também há uma loja La Pataya no Shopping de Punta de Leste (do lado de fora no estacionamento). 



Por conta dessa influência é possível encontrar sobremesas com este ingrediente nos restaurantes, outros produtos como chocolates e o alfajor que por sua vez é um doce de origem argentina, porém por conta da Fazenda, acredito que as sobremesas de doce de leite fazem parte da cultura da cidade.  

Pratos Populares em Punta del Leste

  • Sorrentinos

Este prato está presente na maioria dos restaurantes desta cidade, basicamente a gastronomia de Punta de Leste divide-se entre: carne vermelha, massa e peixe.

Existem outros pratos porém a grande maioria dos estabelecimentos formam seus cardápios a partir destas opções. 

Os sorrentinos nada mais são que massa recheada, com carne ou ricota, acompanhada de molho (a sua escolha) e é um prato italiano que praticamente faz parte da gastronomia da cidade, devido a sua popularidade (noventa por cento dos restaurantes oferecem este), ele também é muito comum na argentina.




Sorrentinos de massa verde com ricota é o mais frequente nos cardápios, porém a maioria dos restaurantes tem esta opção com recheios distintos.

Outro prato da cozinha italiana, muito comum por lá é o tradicional macarrão com molho, que é uma receita "universal", de origem italiana porém que ganhou o mundo. E também o macarrão com frutos do mar é extremamente popular nos cardápios.

  • Badejo

Devido ao fato de ser uma cidade praiana, a presença de peixe nos cardápios passa a ser algo comum. O badejo é um dos mais populares dos restaurantes.



  • Camaron al ajillo

Este prato é servido como entrada, também muito frequente nos restaurantes e fácil de fazer, nada mais é que camarão servido com um "molho" de azeite com alho.



  • Empanadas Argentinas

Este prato não é uruguaio, porém como argentinos são frequentes na cidade (esta fica a 2 horas deste país) acabou sendo incorporado no cardápio de alguns restaurantes, não é extremamente popular como os Sorrentinos (que também tem origem argentina), porém é uma opção vista.

  • Sanduíche de Lomo

Este lanche também não faz parte da cultura Uruguaia e sim da Argentina e foi adotado pelos restaurantes de Punta de Leste, basicamente ele é parecido como o Chivito nos ingredientes, apenas a carne (bife de lomo cortadas em fatias finas) é diferente. 

Tanto o Sanduíche de Lomo quanto o Chivito são hamburguers "altos", espalhafatosos devido as carnes de churrasco que são usadas.




E os pratos descritos são os destaques da cidade, porém como toda cidade turísticas existem outras opções como restaurantes japoneses, Mc Donalds, Sub Way são frequentes. 

Também há saladas nos restaurantes e até alguns pratos mais fitness, dependendo do estabelecimento, a gastronomia deles não é tão diferente da Brasileira a ponto de alguém ter dificuldade de adaptação. 

Mesmo que você não goste de churrasco e peixe, ou esteja de dieta e prefira evitar massas, você não terá problemas, sempre há outras opções nos cardápios. 

Para saber mais sobre a cidade: 

Comentários

Novidades:

Siga a gente