Figurino: A Dança dos Vampiros filme

 E hoje falaremos sobre o filme A dança dos Vampiros (The Fearless  Vampires Killers, 1967), o primeiro trabalho de destaque da atriz Sharon Tate em Hollywood, veja a caracterização dos personagens. 


Cabelo e maquiagem de Sharon Tate em A dança dos vampiros



  • Dança dos Vampiros História 

A Dança dos Vampiros é um clássico filme sobre o tema com direito, a cruz, dente de alho e castelo mal assombrado. 

Nele somos apresentados ao professor Abronsius e seu assistente Alfred (Roman Polanski), durante uma viagem a Transilvânia os dois pernoitam em uma taberna onde Alfred se encanta pela filha do dono do lugar Sarah Shagal (Sharon Tate). 


Sharon Tate e Roman Polanski em A dança dos vampiros
Sharon Tate e Roman Polanski 


Após a mocinha ter desaparecido, seu pai Chagal é morto por vampiros e vira um deles, o que leva o Professor Abronsius e seu assistente a irem para o castelo do conde von Krolock, onde o mesmo mora com seu filho e o empregado. 


cena do filme A dança dos vampiros conde e sarah



Abronsius é um pesquisador sobre vampiros, que foi expulso da universidade por acreditar em teorias sobre estes, ele quer comprovar que suas teorias estão certas e que estas criaturas existem. 

O filme não é nada assustador, pelo contrário lembra as produções que passavam na Sessão da Tarde e Cinema em Casa.


A Dança dos Vampiros e Sharon Tate 

Apesar dela ser a protagonista feminina da história, sua participação é pequena, com poucas falas uma vez que em certo momento da história ela desaparece, o enredo é focado na dupla principal. 


Sharon Tate maquiagem em Dança dos Vampiros


Durante o filme todo a maquiagem da Sarah (Sharon Tate) é a mesma, tanto nas cenas em que está em sua casa quanto nas imagens palácio do conde. 

Na foto publicitária (abertura do post) ela aparece usando uma sombra cinza, porém no filme esta parece ser dourada. 

Aliás há semelhanças na make up da Sarah Shagal e do Herbert Krolock (filho do conde), reparem nos lábios do personagem. 


A dança dos vampiros Hebert (Ian Quarrier)



Encontramos a informação que Polanski havia pedido a Sharon que usasse uma peruca vermelha, assim mesmo não encontrei nada que confirme se o cabelo da atriz é pintura ou tintura. 

Sarah é filha do dono da taberna e parece estar entediada de ficar, trancada dento de casa, provavelmente para não virar alvo dos Vampiros, ela tem somente dois figurinos oficiais durante o filme todo (uma camisola e o maravilhoso vestido vermelho de baile). 


Vestido vermelho da Sharon em A dança dos vampiros


O vestido abaixo poderia ser um suposto terceiro figurino da personagem, provavelmente da cena em que ela observa Alfred (Roman Polanski), da janela (a foto é de bastidor).  


Sarah Shagal (Sharon Tate) vestido de época


Imagino ser este o único filme de época da Sharon Tate, que se saiu bem no papel de uma jovem doce e inocente. 

  • Fatos sobre o filme

  • A principio Roman Polanski havia pensado na atriz Jill John para o papel de Sarah, porém o agente de Tate na época a indicou para o papel. 
  • A Dança dos Vampiros é o filme que precede O Bebê de Rosemary que tornou o diretor famoso e conceituado em Hollywood, nos anos oitenta Polanski sofreu acusações e foi banido de Hollywood, para não ser preso abandonou os EUA. 


cena do baile em a dança dos vampiros


  • Este filme é mais doce e leve perto das demais produções de Polanski, tem um humor estilo Chapolin Colarado algo simples e inocente, com um protagonista atrapalhado. 

  • O nome do filme The Feardelles Vampires killers seria um nome fake, criado na época para passar a idéa que a história seria de terror, quando na verdade é uma comédia. 
  • No Brasil foi nomeado como A dança dos Vampiros, afinal na parte final da história há um baile estilo Maria Antonieta. 


A dança dos vampiros cena do baile
Abronsius, Alfred e Sarah 

  • Sharon e Roman Polanski se conheceram durante as gravações deste  filme, ele além de ator era o diretor da história, os dois se casaram no ano seguinte. 

  •  Em 1969 quando a atriz Sharon Tate faleceu, houveram publicações dizendo que sua morte estava relacionada a satanismo, pelo fato dela ter protagonizado este filme. 

  • O que não tem sentido algum, a história aborda o tema vampiros de forma inocente e com os mesmos elementos que estamos cansados de ver em outras produções. 
A seguir um trecho da cena do baile: 



Nos anos noventa um musical inspirado no filme foi lançado, em 2003 este chegou a Broadway, veja os figurinos deste em:

Comentários

Novidades:

Siga a gente