Figurino das Egípcias em Gênesis
Hoje mostraremos os figurinos das rainhas Aat (Bianka Fernandes) e Khen (Pérola Faria), das servas Agar (Ilka Maria), Issa (Karen Julia) e comentaremos sobre os costumes do Egito em seu Antigo Império representado na novela Gênesis na fase Abrahão.
Os looks das Egípcias na fase José estão neste link.
Egito Antigo em Gênesis
A primeira parte da novela foi dedicada ao início da vida de Abrahão na cidade de Ur dos Caldeus e a segunda parte é focada nos acontecimentos bíblicos entre estes a estadia do protagonista no Egito durante dois anos.
No caso somos apresentados ao Antigo Império do Egito, sobre o reinado do faraó Amenemhat III, como comentamos no primeiro post que fizemos sobre este núcleo da novela, tanto este monarca quanto suas esposas são personagens históricos.
A vestimenta egípcia
O conceito de moda ou história da moda surgiu no período da idade média, quando estudamos sobre as roupas dos povos antigos nos referimos a História da indumentária.
Parte dos costumes egípcios e de suas grandes criações estava relacionada ao calor escaldante do deserto. Devido a isso o uso de perucas com a intenção de evitar piolhos e Tifu.
O período de reinado de Amenemhat III é de (1860 a.c a - 1814 a.c) e corresponde a 12º dinastia egípcia, após seu reinado seus filhos foram os últimos monarcas desta dinastia, ele foi substituído por Amenemhat IV e depois por Neferuptah a primeira mulher a governa o Egito Antigo.
As roupas eram feitas de linho, este fato explicaria a presença da cor branca. A vestimenta era um dos poucos setores que estavam sobre supervisão das mulheres.
Fibra natural animal era considerada impura e proibida, as roupas eram sempre feitas de fibra vegetal.
As classes superiores usavam sandálias (como vimos na novela, com as personagens do palácio) enquanto os integrantes das mais humildes andavam descalços.
Ao que tudo indica analisando pinturas das construções egípcias eles usavam até menos roupas do que vemos nas novelas e filmes.
A primeira imagem abaixo (com a tarja preta) corresponde ao período de 2000 a.c a do lado seria a vestimenta de uma rainha em 1.800 a.c.
Como é possível ver existia o uso de transparência e até os seios amostra era normal na vestimenta deles, roupas transparentes ainda foram adotadas em um dos looks da Issa (Karen Julia) porém de forma mais discreta, poderia ser vista como uma forma de "adaptar" as "vestimenta histórica" a ficção.
E uma possível explicação para as cores nos figurinos de Agar (Hilka Maria) e Issa (Karen Julia), seria para indicar ao público, qual das duas rainhas cada uma servia. Será ?
Rainhas Aat e Khen
A cor azul, aparentemente é mais usada pela rainha Khen (Pérola Faria), além de sua serva Agar (Hilka Maria).
Aat (Bianka Fernandes), Faraó (André Ramiro), Khen (Pérola Faria) |
Enquanto Aat (Bianka Fernandes), tinha mais looks nas cores brancas e ocre, sua serva Issa (Karen Julia) também vestia estas cores.
Khen (Pérola Faria) também apareceu em algumas cenas com a vestimenta (túnica) tradicional das egípcias e com roupas em tons de ocre, porém o azul parecia ser uma cor mais predominante de seu figurino.
Enquanto Aat (Bianka Fernandes), aparentemente parecia ostentar jóias mais suntuosas.
Aliás no filme Cleopátra, a atriz Liz Taylor também usou uma coroa semelhante a de Aat (Bianka Fernandes), além de ter figurinos dourados. Vale lembrar que as rainhas Aat, Khen e Cleopátra (reinou entre 51- 30 AC) pertencem a épocas bem diferentes.
Não houve um povo na história antiga que tenha usado mais ouro que os egípcios e isso fica evidente em Gênesis.
A presença de roupas douradas, principalmente nos figurinos de Aat (Bianka Fernandes) poderia ser uma forma de representar isso, além do fato que o reinado de Amenemhat III foi considerado um período de próspero do Egito, sem muitas guerras ou grandes conflitos.
Os looks das rainhas seriam também uma forma de mostrar a riqueza deste povo, no caso abaixo se Cleopátra (Liz Taylor) teve direito a um maravilhoso roupão em uma época em que a situação do Egito não era tão próspera porque Aat (Bianca Fernandes), não poderia ter o seu.
Assim como Aat (Bianka Fernandes), Khen (Pérola Faria) teve direito a um look estilo Liz Taylor.
A tumba de Amenemhat III fora saqueada, antes de ser encontrada por arqueólogos (o que dificultou muito a informações sobre ele), nesta estavam sepultadas duas rainhas, estima-se que Aat tinha 35 anos ao falecer e Khen 25 anos, talvez as diferenças nos figurinos serviriam para mostrar esta diferença de idade entre ambas.
LEIA TAMBÉM:
Rainhas Khen e Aat |
O tema Egito Antigo aparecerá novamente na novela, nos próximos capítulos, a história de José do Egito será retratada nesta trama também, há alguns anos atrás a Record lançou uma minissérie sobre este personagem bíblico.
Em breve teremos os descendentes desta geração.
Referências:
A vida no antigo egito, Eugen Strouhal
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.