Rose de Titanic existiu ?

Afinal a personagem Rose (Kate Winslet) do filme Titanic realmente existiu ? Quem foi a Rose Dewitt Buckater da vida real ? 

 Descubra a origem da personagem, a escolha da atriz para o papel e mais curiosidades sobre o navio. 


Rose no filme e Beatrice Wood e Edith Evans



Dizem que a personagem foi inspirada na escritora Beatrice Wood, uma mulher que viveu durante o período do naufrágio do navio, porém não era passageira deste. 

Assim como Rose ela, amava artes e trabalhos de cerâmica e Beatrice faleceu em 1998 aos 105. 

Após ler sua biografia, James Cameron resolveu usar a história dela como referência para a protagonista do filme. 



James cameron e Beatrice Wood
James Cameron com Beatrice Wood 



Beatrice nasceu em uma família aristocrata, na Califórnia em 1893 (a personagem do filme nasceu em 1895) e abriu mão da vida convencional, para estudar arte e teatro na Europa, ela teve apoio da família para isso.

Chegou a trabalhar com cerâmica, no filme nas primeira cenas, vemos a Rose Calvert (Glória Stuart) fazendo vasos de barros.

Rose era o nome da avó do diretor, foi ele que escreveu o romance do casal principal. 

Cameron é fascinado por histórias de naufrágios, daí surgiu a idéia de contar a tragédia do Titanic e ele levou mais de dez anos para escrever o romance estilo Romeu e Julieta. 

  • Edith Evans e Rose Dewitt Bukater

Assim mesmo durante nossas pesquisas descobrimos que houve uma passareira da primeira classe chamada Edith Corse Evans, nascida em uma família rica da Filadélfia (Pensilvânia, mesmo lugar onde a personagem Rose vivia) que faleceu no naufrágio. 

Porém Edith teria embarcado em Cherbourg (na França), no filme a cena em que Molly Brown (Kate Bates) é apresentada a nós retrata a parada do navio neste lugar. 


Edith Evans e Rose no filme
Edith Evans e Rose no filme 


Para quem não sabe quatro mulheres da primeira classe não se salvaram além da Edith, Ida Strass (a velhinha que aparece com o marido, no quarto no meio das águas) e a Bess Allison que por sua vez foi retratada no filme pouco conhecido Titanic (1996), além da Ann Elisabeth Isham

Por sua vez não se sabe o motivo que levou a Edith Evans, a não embarcar em um bote, existem várias teorias. 

A Edith embarcou sozinha no Titanic, após uma viagem a Europa no navio ela encontrou as conhecidas: Malvina Cornell, Caroline Brown e Charlotte Apperton. 

Encontrei em pesquisas que quando ela e a Caroline Brown chegaram no convés, não haviam mais botes disponíveis. Outros dizem que ela se perdeu das demais senhoras motivo que levou ela a demorar a entrar em um bote. 

Outros sites dizem que ela cedeu lugar para a amiga Caroline, por não ter filhos nem marido, logo achou que não deveria ter prioridade. 

Há rumores que Edith aparece no filme de James Cameron, na cena do naufrágio quando Rose (Kate Winslet) pergunta para o Coronel Archibald Grace se ele sabe onde há mais botes, ela e o Jack saem correndo deixando o homem falando sozinho. Ela seria a moça que está ao lado dele, atrás da Rose. 


Cena do filme Rose e Jack conversando
Edith Evans a mulher atrás de Rose


E realmente o Coronel estava fazendo companhia há mulheres que viajavam desacompanhas e ele ajudou a tripulação a embarcar passageiros. 

Há relatos que após todos os botes terem sido lançados ao mar, ainda restavam 4 botes desmontáveis, um deles foi montado e na ausência de mulheres por perto, vários homens embarcaram neste, foi neste momento que o Coronel avistou a Caroline e a Edith que decidiu ceder lugar para a amiga. 

Com a intenção de embarcar no próximo bote desmontável (talvez), porém não houve tempo para isso, a água já havia tomado o navio esta é a história mais provável.

Acreditamos que esta passageira pode ter sido uma inspiração para a personagem Rose (Kate Winslet), porém ela tinha 36 anos enquanto a mocinha do filme tinha 17 anos, o corpo dela nunca foi encontrado. 

  • Kate Winslet como Rose ?

Na verdade Kate Winslet não era a primeira opção para interpretar a personagem, por não ser uma atriz muito famosa na época.

Até hoje há rumores que o papel da protagonista foi oferecido para as atrizes Clair Danes e Cleneth Paltrow. 

 Dizem que Kate enviou um bouquet de rosas para o diretor James Cameron, com o cartão assinado "de sua Rose", na tentativa de conseguir o papel e até hoje em entrevistas ela alega que Rose foi o papel mais difícil de sua carreira. 

Na época de Titanic, Kate WInslet tinha 21 anos e chegou a ser criticada por seu peso, contraiu pneumonia devido as cenas do naufrágio, ela e o Leonardo di Caprio se tornaram melhores amigos após este filme, tanto que em seu casamento ele a conduziu até o altar. 

E a seguir o vídeo do teste da atriz para o papel:




  • Os quadros de Rose no filme 

Por conta da presença das fotos, da vida que Rose (Kate Winslet) teve após o naufrágio, muitas pessoas acham que a personagem é real, as fotos que aparecem na cena, são fotos de família do diretor James Cameron e através de computação gráfica o rosto da atriz foi incluso nestas. 


LEIA TAMBÉM: 

Comentários

Novidades:

Siga a gente