Big Brother Brasil: Moda e anos 2000

 E hoje iremos relembrar as Fashionistas do Big Brother Brasil nos últimos 21 anos. E como surgiram algumas tendências criadas pelas participantes das primeiras edições se você é fã de moda e reality continue com a gente. 


Siri com flor no cabelo


  • Anos 2000

A primeira edição aconteceu no ano 2000, na época não existiam redes sociais, Youtube, o nome Google ainda era desconhecido pelo grande público. 

Há quem diga que o Big Brother foi oferecido ao Silvio Santos e que ele teria feito uma cópia do manual do BBB e depois criado a A casa dos artistas, que foi o primeiro reality do Brasil. Pouco tempo depois a Globo lançou o BBB1, antes deste já havia lançado o No Limite. 

Voltando ao BBB os primeiros participantes foram descobertos por olheiros, logo ninguém fez inscrição, este conceito atual de ir para o programa para ficar famoso não  existia, pois as pessoas não imaginavam o sucesso que o este faria ao passar dos anos. 


BBB1 participantes
Primeira turma BBB1


Vale lembrar que as influenciadoras de moda da época eram as personagens de novelas, atrizes globais e internacionais. E para ver um look do dia era necessário comprar revistas de moda na banca de jornal. 

Por conta deste fato, nas primeiras edições é possível notar um certo desprendimento das participantes com o tema moda. Muitas delas adotavam um estilo Hippie, com acessórios chamativos porém roupas, simples, feitas de crochê, saia e barriga de fora. 

  • BBB3: Sabrina Sato a moda dos acessórios


Para quem não sabe a apresentadora Sabrina Sato, foi uma ex-bbb e ela foi a primeira participante a adotar o estilo Hippie de se vestir, com peças de crochê e acessórios, um jeito mais ingênuo da menina vinda do interior. Em uma entrevista recente ela comentou que na época, fazia bijuterias para vender e provavelmente ela usou estas durante o programa. 


Sabrina Sato no BBB3


Logo depois dela coincidência ou não muitas participantes seguindo este mesmo estilo, apareceram ao decorrer das edições. No ano seguinte no BBB4, a maioria das meninas investiu em acessórios, por exemplo. 

A Sabrina Sato foi uma das primeiras BBBs a cair nas graças do público. Ela entrou para o reality porque queria ser famosa e trabalhar na TV, logo na edição dela já estava começando este conceito de Fama ser sinônimo de Big Brother Brasil. 


Sabrina Sato no bbb3


  • BBB4: A Primeira Fashionista 


 No BBB4, tivemos a primeira grande fashionista da história que foi a Juliana Lopes (terceira colocada). Ela era vista como uma patricinha, vinda de uma família de classe média alta e logo na primeira semana a Ju arranjou confusão com outras meninas da casa. O estilo de se vestir dela nos lembrou um pouco o da Ana Paula Renault (BBB16), algo mais sofisticado. 


looks da Juliana Lopes bbb4
Juliana Lopes


E uma das primeiras brigas da casa foi entre a Juliana e a Tati Giordano que foi a primeira eliminada do BBB4.

 A Tatiana também era uma participante estilosa, na época ela já trabalhava em academias, tinha um restaurante de comida saudável, este universo fitness tão em alta no Instagram atualmente, era defendido por ela em 2004. 


tati giordano look no bbb4
Tati Giordano

Por mais que ela tenha ficado apenas uma semana no programa, Tati foi a primeira participante a usar essa faixa-tiara no cabelo. Depois dela este enfeite virou tendência do Big Brother Brasil. 


tati giordano e ao lado maria melilo
Tati Giordano e Maria Melilo


Nesta edição além do processo seletivo tradicional, as pessoas poderiam ser selecionadas através de um sorteio. Os participantes Thiago e Cida, foram sorteados e ficaram em segundo e primeiro lugar. A Juliana ficou em terceiro lugar e em seu discurso de eliminação, o Bial disse que ela havia entrado na casa como uma princesa e sairia como uma rainha. 

Devido ao sucesso Sabrina Sato, neste edição choveu acessórios, além da Juliana e da Tati, tivemos a Marcela (Mama) e a Antonella (que ano passado esteve no reality A Ilha), cheias de colares, brincos e pulseiras. 


Mama e Antonella BBB4
Marcela (Mama) e Antonella BBB4

  • BBB7: A flor no cabelo 


E há quem diga que está edição foi a de maior sucesso, ou ibope em uma época que tínhamos apenas o Orkut e Facebook (ainda não famoso no Brasil) como redes sociais. 

Supostamente a Carol, teria levado acessórios para usar na casa com a intenção de abrir uma marca depois do BBB. 


Carol Honório bbb7
Carol Honório BBB7


Porém o que viralizou mesmo foi a flor no cabelo da Iris Stefanelli também chamada de Siri, o sucesso dela na época é semelhante ao da Juliette. 

Um fenômeno de popularidade, assim como a Sabrina, Iris sonhava em ser famosa e trabalhar na TV e ela também conseguiu realizar este sonho, em ambos os casos as duas participantes tiveram romances dentro da casa e foram eliminadas ao disputarem o paredão com seus namorados. 


Iris BBB7 Flor no cabelo
Siri no BBB7


Após o BBB7 a Siri foi contratada pela Rede TV (e mesmo lá continuou a usar a flor no cabelo) e ano passado participou do No Limite, sendo novamente protagonista de um reality. 

  • BBB9: Figurino de Boneca

Nesta edição fomos apresentados a Fran, na época com 25 anos ela era professora de modelos e Miss ABC (que é uma região formada por várias cidades em São Paulo). No caso esta participante não tinha apenas roupas e sim figurinos, os looks da Fran (alguns não todos), pareciam ter saído de uma peça de teatro infantil ou um closet de bonecas.

Durante o programa ela foi para o paredão com a Mirla no discurso de eliminação, o Bial chama a Fran de boneca, no final ela ficou em terceiro lugar. 


Francine no BBB9


 E ela fez muito sucesso com o público infantil na época e chegou a lançar produtos para este segmento.

Com vestidos coloridos, pantufas, maquiagem com olhos marcados, faixa na cabeça, além de lenço no pescoço, não tinha como ela passar despercebida. 

Fran fez sucesso por ser engraçada, espontânea e devido a seu romance com o Max Porto (vencedor da edição).

Nenhuma outra participante teve um estilo de se vestir tão bem elaborado em detalhes e personalidade, como a Fran. 


Fran bbb9 tiaras


Nesta edição a inscrição era feita por uma rede social, estilo Facebook onde os interessados precisavam criar uma página logo você poderia por acaso conhecer um outro participante (pela internet), antes de entrar no Big Brother.

E também foi no BBB9 que surgiu o conceito de jogadores, até então todos os participantes que jogavam e criavam estratégias de forma aberta, eram vistos como vilões. 

Duas equipes foram criadas inicialmente lado A e lado B (Fran, Priscila, Max, Milena, Flavio), o time da Fran jogou o programa todo e deste saíram os três finalistas. O vencedor Max foi um dos maiores estrategistas do Big Brother Brasil. 

Depois da Fran, tivemos em 2016 a Ana Paula Renault como uma das maiores fashionistas das edições, porém ela faz parte da década de 2010 que é assunto para um outro post. 

Comentários

Siga a gente