Figurino: Lia Novela Gênesis

E hoje relembraremos os figurinos e a história de Lia na novela Gênesis da Record (2020), vivida pela atriz Michelle Batista


Lia (Michele Batista)

  • História Bíblia
Labão tinha duas filhas Lia e Raquel, seu sobrinho Jacó foge para sua casa com a intenção de se refugiar após roubar a benção da primogenitura que seria de seu irmão Essaú.

Ao chegar em Paddan Arã ele se interessa por Raquel e trabalha sete anos para ter o direito de casar com ela, porém no dia do casamento Lia é entregue a ele. Jacó que anteriormente enganou o irmão e se tornou o primogênito, encontrou alguém mais esperto que ele e foi enganado. 

Para ficar com Raquel ele trabalha mais sete anos, assim tendo as duas mulheres como esposa. 

Essa é a passagem da bíblia que todos conhecem, a Record por sua vez trabalhou a personalidade dos personagens, através dessas informações. 

Michele Batista é Lia em Gênesis

  • Novela 
Na Novela Gênesis, Lia (Michelle Batista) é descrita como uma moça mal tratada pelo pai e subestimada por todos ao seu redor, enquanto Raquel (Thais Melchior) é uma moça insuportável, arrogante e mau caráter. 

Naquela época ser casada, era a única opção para uma mulher sobreviver, para não ter que sustentar Lia a vida toda uma vez que nenhum homem queria ela como esposa, Labão decide enganar Jacó, para se livrar da filha. 

O figurino da imagem abaixo, corresponde a cena em que Labão (Heitor Martinez), veste Lia (Michele Batista), com uma roupa onde não é possível vê-la com a intenção de arranjar um casamento para ela. 

A ideia é que o pretendente não veja que ela é magrela e que não é mais tão jovem quanto seu pai diz ser. 

Essa cena ocorre antes da chegada de Jacó, logo a novela agrega ao caráter do pai de Lia e Raquel, atitudes que explicariam ao público, o porque dele ter enganado e explorado o sobrinho, para conseguir casar as filhas e ter lucro. 

Novela Gênesis Lia


Lia, não tinha o amor do marido no caso os casamentos naquela época deveriam ser arranjados, ou seja, outras mulheres também deveriam se encontrar na mesma situação que ela, assim mesmo ela tinha o amor dos filhos e fé em Deus. 

Ela teve seis meninos e uma menina, o filho homem naquela época tinha muito valor, seria ele o responsável a continuar o nome do pai. Podemos dizer que a protagonista cumpria o papel que a sociedade impunha naquele tempo. 

Enquanto Raquel (Thais Melchior) não conseguia engravidar mas tinha todo o amor e atenção de Jacó (Miguel Coelho).

  • Diferenças da personagem 
Esta não foi a primeira vez que a Record contou a história dela em uma produção, em 2018 uma minissérie foi feita dedicada a esta personagem bíblica, onde Lia (Bruna Pazinato) é uma moça com baixa autoestima, que trabalha tanto quanto uma serva.

Lia (Bruna Pazinato)
Lia (Bruna Pazinato) na Minissérie 2018


Ela não tem muita vaidade e nem tempo para isso, enquanto Raquel que é pastora de ovelhas, tem inúmeros pretendentes e é mais vaidosa, a forma como ambas são tratadas pelo pai também é diferente. 

A Novela Gênesis também trabalha a ideia que Lia (Michele Batista) é a filha desprezada e encalhada, mas no caso apesar de ser uma trabalhadora, ela é apresentada a nós com um pouco mais de vaidade, o fato dela ser muito magra seria o problema, para arranjar um casamento. 

A cor azul representa ela e também é vista nas roupas de Jacó (Miguel Coelho).

Novela Gênesis Jacó e Lia cor azul


A atriz Michele Batista, também interpreta Adinah, mãe de Lia e usa um figurino Marrom, cor que na minissérie Lia (2018), foi usada pela protagonista. No caso na novela é criada uma história que explicaria o motivo pelo qual a personagem era tão preterida pelo pai. 


Minissérie e Novela Gênesis Lia e Adina
Lia na minissérie e Adina na novela Gênesis

A questão dela ser muito magra seria o fato dela ser rejeitada pelos rapazes, que achavam que ela não conseguiria engravidar ou sobreviver ao parto. E como todos sabem quem acaba morrendo ao dar a luz é a Raquel, Deus estava todo o tempo com Lia. 

Ela é também apresentada como uma excelente tecelã e na minissérie a habilidade dela é cozinhar. 

Além do azul ser a cor que une Lia a Jacó (Miguel Coelho), ela também usa roupas em tons de verde. Além disso enquanto solteira ela usava um lenço para cobrir os cabelos (imagem do meio, na montagem abaixo) e após casada passa a usar o véu. 

Lia (Michele Batista) roupas verde


Na novela Zilpa (Lina Mello) e Bila (Allana Lopes) são irmãs, no caso a primeira é serva e amiga de Lia, pois é uma pessoa integra e boa, enquanto Bila tem atitudes ruins e desonestas o que a leva a ser serva de Raquel. A bíblia não menciona um possível parentesco entre as duas, este fato foi uma adaptação para história.




Após uma passagem de tempo, Lia é interpretada pela atriz Ingra Liberato, que viveu Madaleine na primeira versão de Pantanal e também a Amina em O Clone. 

Lia (Ingra Liberato) em Gênesis


Após a morte de Lia (Ingra Lyberato), sua filha Dina (Giovana Coimbra) passa a usar as cores verde e azul. 

Encontrei poucas fotos dessa personagem. A novela fez uma outra interpretação do destino de Dina, nesta a personagem se envolvem com o príncipe Siquém (Marcelo Filho) por vontade própria, sendo induzida a ficar com ele e não forçada. 


Novela Gênesis Dina (Giovana Coimbra)


E se você quiser comparar estes figurinos com o da minissérie Lia (2018), saiba que já falamos sobre esta por aqui.

 E também temos uma coleção de post sobre os demais personagens da Novela Gênesis.

Comentários

Siga a gente