Figurinos: Mamonas Assassinas Show

E hoje relembraremos uma das melhores bandas dos anos 90, que deixaram o legado e legião de fãs eternos. Relembre conosco os figurinos de show dos Mamonas Assassinas.

E neste post nós falaremos sobre os figurinos reais, usados pelos meninos nos shows, não focaremos no filme ou no musical.

Mamonas Assassinas - Roupas de Show


  • Os cinco meninos de Guarulhos
Os Mamonas Assassinas foram uma banda que surgiu em 1995, formada por Dinho, Bento, os irmãos Sergio e Samuel e o Julio. A banda inicialmente se chamava Utopia e era um grupo de rock estilo Legião Urbana, Capital Inicial e devido a intervenção do produtor Rick Bonadio, que ouviu algumas músicas engraçadas que o Dinho, o vocalista havia gravado para um churrasco, de forma despretensiosa, eles conseguiriam uma gravadora em uma época em que isso era quase impossível.

E se tornaram a banda mais famosa e bem sucedida do Brasil, até falecerem em um acidente de avião em março de 1996. Quase 30 anos depois o trabalho dos cinco meninos de Guarulhos continua eterno.

  • Roupas de Show:
Logo depois que eles mudaram o nome da banda para Mamonas Assassinas, antes do disco estar pronto a banda foi ao programa do Jô Soares, eles ainda não tinham explodido, não eram tão conhecidos porém o Rick Bonadio (o produtor), conseguiu esta entrevista para eles.

A ideia de irem no Jô, vestidos de Chapolin, foi do Dinho que era o vocalista da banda e o mais extrovertido dos cinco.

Na época o programa era no SBT e o Chapolin, era um grande sucesso da emissora, atualmente foi extinto da TV aberta.

Mamonas Assassinas Chapolin


Tantos nos figurinos de shows como nas roupas que eles usavam no dia a dia, há muitas características de coisas que fizeram muito sucesso nesta década e que eram refletidas na moda da época.
Quando eles já estavam famosos, lembrando que o sucesso deles foi meteórico e durou apenas 7 meses.

Eles foram no Faustão, na época estar no Programa do Gugu ou no Faustão era ter atingido o sucesso absoluto e no caso eles iam nos dois, de forma seguida.
E nesta apresentação que ocorreu em 1995, eles foram vestidos de Heman que foi um super herói, que fez sucesso com as crianças nos anos 80.
O Dinho, está com uma fantasia inspirada no Batman, ele usava essa roupa para cantar Robocopy Gay, as vezes também se apresentava vestido de Robin (assistente do Super Herói).

Mamonas Assassinas no Faustão

Uma semana você via eles no SBT e na outra na Globo, eles chegaram a gravar o programa de fim de ano do Domingão do Faustão.

Acredito terem sido os únicos artistas a irem nos dois programas de forma seguida e terem sua presença disputada pelos dois. Existe a lenda que após o sucesso do Grupo no programa do Gugu, o Rick Bonadio chegou a ser intimado pela Globo (ele virou empresário dos meninos depois) que caso os Mamonas não fossem no Faustão, nenhum outro artista da Gravadora deles que era a EMI, iria pisar na Globo novamente.

A fantasia de presidiário é uma das mais famosas do grupo, não se sabe de onde eles tiraram essa idéia, coincidência ou não, essa roupa remete muito aos irmão Metralha, que eram personagens de desenho animado inimigos do Tio Patinhas e que ficaram famosos nos anos 70 e 80.

Mamonas Assasinas e irmãos metralha

Também tem a roupa de Perna longa que na verdade era curta, que é muito conhecida. Inspirada no personagem do Loney Tunes que na época fazia muito sucesso, e era comum roupas de crianças e adolescentes com os personagens deste desenho.

Mas uma banda de rock se fantasiar durante o show, foi uma característica deles.

Mamonas Assassinas perna longa

Faziam parte dos figurinos as perucas que o Dinho usava, no show e o vestido, ele dançava a musica da Gretchen e não tinha problema nenhum com isso.

Em entrevista ao Domingo Show o Saverio Zacaninni que foi sogro do Dinho, antes da época dos Mamonas contou, que ele tinha uma loja de perucas que havia fechado e o Dinho pegou algumas delas para fazer brincadeiras e depois do sucesso dos Mamonas essas perucas viraram acessórios para o Show.

Mamonas Assassinas Dinho no Show


O vestido que ele usava, pertencia a Regina Zacaninni, que foi sogra do Dinho, ele namorou a Mirella que é filha deste casal por quase quatro anos.

Quando ele faleceu os dois não estavam mais juntos, o Dinho na época namorava a Valéria Zopello, alias as pantufas que ele usava da Disney, provavelmente eram da Valéria.

Em uma entrevista para um canal do Youtube, ela conta que as pantufas que ele usou no clipe da Brasília Amarela, eram suas e que ela havia trazido da Disney, uma vez que antes de conhecer o cantor, a Valéria havia feito um intercambio e trabalhado no Parque.

Também tem um figurino que é pouco conhecido, que aparentemente eles nunca usaram nos Programas de TV, mas aparecia no shows, que era a roupa de Tartaruga Ninja, usada também pelo Dinho.


Mamonas Assassinas roupas de show

As tartarugas ninjas também é uma referência dos anos 80 e 90, assim como o Heman, o Chapolin. A história dos Mamonas está muito ligada a personagens de sucesso da época.

tartarugas ninjas anos 90

Tem um vídeo no Youtube de um show que aconteceu em Osasco (SP), onde há imagens de bastidores do Samuel, limpando uma casca de melancia e depois ele aparece no palco usando esta como chapéu.

Samuel Reoli em show

Provavelmente se estas imagens, fossem um vídeo de rede social, hoje em dia, ele seria criticado por isso. Mamonas surgiu em uma época em que havia espaço para o humor que eles faziam, infelizmente nos deixaram muito cedo.

Em 2024 foi lançado o filme Mamonas Assassinas - O impossível não existe, onde os figurinos foram reproduzidos e até peças originais guardadas pela família foram usadas, mas isso é história para um outro post.

Poder falar deles por aqui, foi é uma doce lembrança, esperamos que você tenha gostado deste conteúdo. 

Comentários

Siga a gente