Filme Barbie 2023: Significados

Entenda os significados das cenas do filme Barbie (2023) de acordo com a nossa interpretação.

Filme Barbie 2023: Significados


  • Cena de Abertura:

A cena de abertura de Barbie, seria uma releitura de uma cena do filme Odisséia no espaço, que representaria evolução.

Filme barbie e a Odisseia no Espaço


Nesta mesma cena somos apresentados a Barbie Adolescente que foi lançada em 1959, e que realmente foi uma evolução para as crianças pois mudaria a forma delas brincarem. Até aquele momento as meninas apenas brincavam de casinha, sendo mãe das bonecas e depois desse lançamento em diante, as meninas poderiam brincar projetando o seu futuro.

Que é basicamente a frase mencionada no início do filme: Todas as mulheres são Barbies e todas as Barbies são essas mulheres.

  • Barbie anos 50 e 70

O primeiro figurino da boneca no filme é bem estilo Barbie mesmo, algo muito feminino, que era também uma característica das mulheres dos anos 50.

Filme Barbie figurino anos 50

A cena da discoteca já representa a mulher dos anos 70, o visual dela é totalmente voltado para essa década. E é durante essa cena, de dança que surge na cabeça da Barbie estereotipada, a ideia de morte.


Filme Barbie cena discoteca

Fato curioso é que nesta cena cada Barbie veste uma roupa diferente, mas os Kens usam a mesma roupa.

Porque de certa forma todos eles representam o mesmo papel, que seria ser um objeto do mundo Barbie. Ele é um personagem secundário, o Ken só existe neste momento do filme, para que a Barbie possa existir, para que ela possa dançar e ter a sua festa perfeita.

E todos os dias na Barbielândia são iguais e perfeitos, como em uma brincadeira de criança, quando a menina brinca de Barbie ela está projetando o mundo real, do jeito dela.

  • Barbie imperfeita

Porém no dia seguinte a esta festa, a Barbie começa a perceber que algumas coisas estão mudando, ela acorda com mal hálito, queima seu café da manhã e por último os pés dela se tornam planos, ou seja, ela começa a ter características do mundo real, mais humanas. Logo este padrão de perfeição começa a ser quebrado.

Filme Barbie 2023

Talvez o fato dela ter pensado na ideia de morte, tenha a conectado ao mundo real.

Então ela vai até a casa da Barbie Estranha, que seria uma boneca cujo uma criança brincou de mais.

Ela simplesmente deixa de ser perfeita, deixa de ser a boneca impecável que veio na caixa. E junto com essa Barbie estranha, vivem algumas outras Barbies e Kens que saíram de linha, ou seja, eles foram rejeitados pelo público e pela Mattel. São aqueles brinquedos que ninguém quer lembrar que existiram um dia.

  • Barbie e Ken no mundo real

E logo na chegada ao nosso mundo, eles aparecem com roupas que remetem aos anos 90. Só que a história do filme se passa nos tempos atuais, então eles são vistos com um certo estranhamento, as pessoas estão rindo deles. 

Barbie e Ken filme

  • Sociedade e Regras

Logo depois a Barbie e o Ken são presos duas vezes, primeiro porque ela agride um rapaz que passou a mão nela e na segunda por que eles pegam roupas de uma loja e saem sem pagar. 

No mundo real existem consequências para suas atitudes, existem regras. Você precisa pagar para ter uma roupa, na Barbilândia apesar das Barbies terem profissões, elas não tinha essa responsabilidade.

Ao ir passear pela cidade o Ken, percebe que o papel do homem na sociedade da vida real é diferente, nesta cena não há presença de mulheres, apenas homens executivos conversando, ou na academia, tendo o seu próprio carro.

E isso faz ele perceber que ele não tem o devido valor na Barbielândia.

  • Barbie e senhora Idosa

Voltando para a cena da Barbie no ponto de ônibus, ela observa as pessoas reais a sua volta e depois disso, ela olha para uma senhora idosa perto dela.

Barbie e senhora idosa ponto de ônibus cena

Nesta cena supostamente a Barbie poderia estar olhando para sim mesma.

A primeira boneca lançada se chamava Barbie Adolescente, vamos supor que ela representasse uma menina de 16 anos, que vivesse em 1959, em 2023 ano em que o filme foi lançado, essa mesma pessoa teria 80 anos.

A Barbie estereotipada representava a perfeição feminina, física e ela também é jovem. No mundo da Barbielândia, não tem nenhuma Barbie idosa. Assim mesmo há uma conexão entre as duas, nesta cena.

  • Glória e a Mattel

Paralelo a isso conhecemos a Glória uma mulher adulta, que trabalha na Mattel e na verdade é ela que está desenhando a Barbie com imperfeições.

America Ferrera (Gloria)

A Gloria está projetando em seus desenhos suas inseguranças, assim como as crianças projetam na Barbie seu futuro.

Cena mattel filme Barbie

A Gloria é uma mulher de 40 anos, que viveu a geração do auge do sucesso da Barbie, hoje em dia além da infância ser mais curta, as brincadeiras são outras, brincar de Barbie é apenas uma opção que a menina tem. Isso fica claro na cena em que a Sasha e as outras meninas adolescentes, dizem que não brincam de Barbie há muito tempo e que também quando crianças já não gostavam tanto da boneca.

A Barbie personagem que até então vivia no mundo perfeito, onde era protagonista se sente rejeitada, que é um dos sentimentos da realidade humana. Conforme os acontecimentos do filme, ela vai deixando de pensar como uma boneca e passa a pensar como uma pessoa de verdade.

Nesta cena conhecemos a Mattel e seu corpo executivo formado apenas por homens.
E de acordo com os executivos a Barbie precisa voltar para caixa, ela precisa continuar em seu mundo perfeito, sendo sinônimo disso. Ela não pode viver no mundo real, ou ter seus próprios pensamentos.

Durante a fuga, ela encontra a dona Ruth em uma das salas da Mattel, uma senhora em uma cozinha que a convida para tomar um chá.

A Ruth criadora da boneca faleceu em 2002, então essa cena é retratada como se fosse um sonho, ela tem um cenário e cores diferentes das outras cenas, e a Ruth é retratada como uma senhora idosa, uma mulher comum. Na cozinha de sua casa.

Barbie e Ruth cena do filme

  • Ken e o Patriarcado

De certa forma, a Barbie estereotipada, poderia ser a líder da  Barbielândia e toda a sociedade é formada por líderes, na ausência dela o Ken tomou a liderança com as idéias que ele havia lido em livros, porém estas ideias já não representavam o mundo real há muito tempo.

Então quando a Barbie volta, ela não tem mais o seu lugar na Barbilandia e todas as Barbies estavam vivendo como mulheres dos tempos antigos, uma sociedade que não valorizava a figura feminina.

E o discurso da Gloria sobre a mulher dos tempos atuais, faz as outras Barbies acordarem e desistirem do patriarcado.

America Ferrera em Barbie

E no final das contas Barbie e Ken percebem que ambos erraram e que precisa existir um equilíbrio no mundo, entre homens e mulheres. O mundo cor de rosa da Barbie não era justo com o Ken e ele percebeu isso ao ir para o mundo real, como o mundo do patriarcado que existiu até o inicio do século XX, e foi inserido pelo Ken no mundo das Barbies também não era justo com elas.

  • A imagem da mulher perfeita

Mesmo com esta questão resolvida a Barbie Estereotipada, que nada mais é que a figura da mulher perfeita percebeu que ela não queria mais ter este papel e que ela não representava mais as mulheres.

Logo temos a cena do encontro da Ruth uma mulher comum, como ela mesmo se define, que diz a Barbie que ela pode escolher o seu destino.

Filme Barbie cena final

E a cena final, mostra que a Barbie deixou de ser uma boneca e escolheu ser uma mulher no mundo real e imperfeitos, por isso que a última cena termina com ela indo em um médico de mulheres. Algumas pessoas assimilaram esta cena com feminismo.

Porém eu acredito que não seja o foco principal do filme, por mais que assuntos feministas apareçam em certos momentos da história. O tema principal é falar sobre o mundo real e a quebra da imagem perfeita, criada na figura da Barbie. 

Além do tema sociedade atual e antiga, que também é retratada no filme, a boneca Barbie e seu mundo serviu de cenário para estes temas.

Barbie cena final ginicologista

Lembrando que este filme, pode ter inúmeras interpretações e você pode pensar diferente.

Comentários

Siga a gente