Figurino: Teatro dos contos de fadas

O post de hoje é para as crianças dos anos 90 relembrarem e para as de outras décadas e atuais conhecerem este maravilhoso trabalho, que merece ser recordado sempre.

Shelly Duvall
Shelly Duvall apresentando o Teatro dos contos de fadas


TV Cultura Anos 90 

No inicio da década a TV Cultura começou a exibir o seriado Teatro dos Contos de Fada produzido pela atriz Shelly Duvall ela também atuou em alguns episódios e fazia as chamadas (uma pequena apresentação de cada historia) quem não se lembra do: Olá Eu sou Shelly Duvall. Relembre os figurinos ou conheça este grande sucesso que marcou a infância de uma geração.

O programa contava as histórias que todos conhecem e algumas pouco conhecidas (como As princesas Dançarinas, O menino que não sabia o que era medo e Rip van Winkle) em forma live action (com atores sem animação, os efeitos especiais eram bem simples) e este começou no final dos anos 80 e chegou no Brasil no inicio da década seguinte. Vejam os figurinos de alguns episódios:

  • Cinderela 
 Os figurinos abaixo são do episódio da conhecida história da Cinderela, vejam como os figurino tem um contexto diferente do filme Live Action lançado ano passado.

teatro contos de fadas
Figurino Cinderela, Teatro dos Contos de Fadas



Apesar dos figurinos serem de época observem o enfeite no cabelo da Cinderella quem não viveu nos anos 90 e não teve um igual ? Enfeites com flores eram um hit daquele tempo, todas as mães colocavam em sua filhas. 

Reparem que o vestido dela não era azul (o filme animação da Disney já existia há muito tempo naquela época logo essa cor era associada a personagem ) e tem ombreiras bem chamativas outra característica do final dos anos 80 (o vestido de casamento da princesa Diana é bom exemplo disso), nos figurinos deste programa é frequente looks com este elemento.  


teatro dos contos de fadas
Figurino Cinderela, Teatro dos Contos de Fadas


Naquela época a TV a cabo ainda estava começando não era popular como atualmente, internet e computador eram material de trabalho de gente grande. Detalhe neste episódio eram dois dias de baile, logo a mocinha teve dois vestidos maravilhosos.

vestido cinderella
Vestido Cinderela, Teatro dos Contos de Fadas

cinderella teatro dos contos de fadas
Figurino Cinderela, Teatro dos Contos de Fadas


Abaixo os figurinos da madrasta e das irmãs malvadas da protagonista. 

irmãs e madrasta má
Figurino Cinderela, Teatro dos Contos de Fadas


  • A bela e a fera 
Todos as versões desta história contam com figurinos maravilhosos e esta não poderia ser diferente, em uma época em que não haviam muitos efeitos especiais (personagem em 3d nem pensar). Maquiagem era uma boa aliada para transformar a fera, em um ser abominável.

  

teatro dos contos de fadas
Figurino teatro dos contos de fada, A bela e Fera

a bela e a fera
Figurino A bela e a fera , Teatro dos Contos de Fadas


A seguir além do maravilhoso vestido da Bella, vejam a Fera em forma de homem (reparem no cabelo dele) é uma mistura de He Man (super herói dos anos 80) com o Ken (namorado da Barbie um dos principais brinquedos deste tempo).


a bela e a fera
Figurino Cinderela, Teatro dos Contos de Fadas

  
  • A pequena Sereia 
    Essa história segue a original e não a versão da Disney, o mais interessante deste programa é que você conhece os contos como eles realmente foram escritos pelos autores. Em A Pequena Sereia a protagonista não tem um nome ela é chamada de Sereia apenas, porém na adaptação deste seriado foi batizada de Pérola isso explica os enfeites no cabelo.
      

    a pequena sereia
    A pequena sereia teatro dos contos de fadas


    A distinta senhora abaixo é a malvada Úrsula bem diferente da imagem desta vilã nos filmes da Disney alias o primeiro filme (animação) da Pequena Sereia estreou nos anos 90 o sucesso foi tanto que uma série de outras histórias desta personagem começaram a ser vendidas em VHS, o conto estava em alta naquela época.


    a pequena sereia
    Ursula, A pequena Sereia, Teatro dos contos de fada
        
    • A rainha da neve 



      Esse episódio é sobre a história que serviu de referencia para o filme Frozen, o conto original é bem diferente do filme, a personagem da Ana (irmã da Elsa) chama - se Greta e não é parente da Rainha e há um rapaz como personagem principal masculino na animação da Disney Elsa e Ana são as protagonistas.


      figurino a rainha da neve
      Teatro dos contos de fada A rainha da neve


      vestido azul
      Figurino, vestido da rainha da neve


      a rainha da neve
      Figurino da rainha da neve, teatro dos contos de fada 


      Destaque também para a trilha sonora feita especialmente para este seriado cada episódio tinha sua musica de apresentação, o renomado compositor James Horner autor da trilha sonora do filme Titanic e Avatar fez musicas para algumas histórias.


      • As princesas Dançarinas 
      Este episódio foi o último do seriado e contou uma história dos irmãos Grimm pouco conhecida, nela seis princesas saem para dançar escondidas do pai todas as noites, um ex-soldado de guerra é contratado para descobrir onde elas vão com direito a poder escolher uma delas como esposa, como prêmio.

      princesas cena
      As princesas dançarinas, cena do seriado Teatro dos contos de fadas


      Os figurinos das princesas são inspirados em bailarinas óbvio, e o enredo é maravilhoso, a Shelly Duvall interpreta uma delas neste conto, ela também deu vida a Rapunzel.  

       
      princesas dançarinas
      Figurino As princesas Dançarinas, vestidos

      As princesas Dançarinas,
      Figurino As princesas Dançarinas, vestido Xeneta 

      • O príncipe Sapo
      A maioria dos atores não eram conhecidos do grande publico (não estavam presentes em filmes de sucesso) porém muitos começaram neste seriado além de outros famosos como o ator Robin Willians (na imagem abaixo) interpretou um príncipe na história da Princesa e o Sapo, além dele Liza Minelli, o cantor Mick Jagger fizeram participações.


      o principe sapo
      Rob Willians no Teatro dos contos de Fada, como príncipe Sapo


      Já o diretor Tim Burton também produziu alguns episódios como Aladdin e Rip van Winkle nestes é possível ver características hoje presentes em seus filmes, aquele ar sombrio que sempre estão em suas produções. O renomado diretor Francis Coppola também dirigiu um dos contos.


      cena de chapeuzinho vermelho
      Chapeuzinho Vermelho, O Teatro dos contos de Fada



      Nos EUA os episódios foram divididos em seis temporadas de três ou quatro capítulos cada. Em uma época em que o uso de efeitos especiais não era tão real e nem acessível, este trabalho mostrou seu valor com maravilhosas atuações e figurino é claro. 

      Como vocês podem ver as roupas de alguns personagens como os três porquinhos remetem bastante a peças de teatro infantis, havia influencia do teatro nas atuações dos atores porém de forma suave.

        

      tres porqunhos
      Figurino três porquinhos teatro dos contos de fada


      • Rapunzel 
      O mais engraçado nos figurinos desta história é que o príncipe da Rapunzel tem um figurino muito semelhante ao Eric príncipe da pequena sereia na versão Disney.
        

      rapunzel
      Figurino Principe da Rapunzel no Teatro dos contos de Fada


      rapuzel
      Rapunzel (Shelly Duvall) Teatro dos contos de fada cena


      Nós apenas mencionamos algumas histórias foram muitas na verdade apresentadas neste programa, todos os grandes contos exceto Alice no pais das maravilhas e Peter Pan (não se sabe o motivo). 

      Não existem fotos de divulgação deste seriado logo todas as imagens vieram dos vídeos dos episódios, pedimos desculpas pela baixa qualidade destas mas o importante é poder relembrar este sucesso.


      Rapunzel
      Rapunzel (Shelly Duvall) Teatro dos contos de fada


      A idéia principal deste post era homenagear essa data com estes clássicos que nunca saem de moda e relembrar este maravilhoso trabalho, no Youtube vocês encontram todos os episódios deste seriado mais que um clássico Teatro dos Contos de Fadas é uma doce lembrança para quem viveu em seu tempo. 

      Para as crianças de ontem e hoje um excelente feriado!

      Comentários

      Postar um comentário

      Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.

      Novidades:

      Siga a gente