Figurino: O Quebra Nozes, Clara | Ballet

 O post de hoje é sobre figurinos de Bailarinas, mostraremos os vestidos  da Clara Silberhaus, protagonista do famoso conto de natal O Quebra Nozes, em diferentes apresentações de Ballet. Se você gosta deste tema ou gostaria de conhecer esta história leia mais. 

#Especial de Natal 

Figurino O quebra nozes, Clara
Figurino O quebra nozes, Clara Silberhaus



A história original O Quebra Nozes e o Camundongo Rei foi escrita pelo alemão Ernst Theodor Hoffmann em 1816, porém anos mais tarde o conto foi adaptado pelo francês Alexandre Dumas. 


E em 1892 o compositor Tchaikovsky a partir da adaptação de Dumas criou as (músicas) desde conto para uma apresentação de Ballet (Russo) em St. Petersburgo na época a história não teve tanto sucesso, a partir do final dos anos 60 passou a ser frequente em época de Natal apresentações deste conto por companhias de dança.

Tchaikovsky foi responsável pela composição das músicas de dois outros grandes sucessos do ballet A Bela Adormecida e Cisne Negro.


O quebra nozes, Clara vestido
O quebra nozes, Clara Silberhaus figurino de Ballet

A Clara mesmo sendo uma criança pode ser representada com um figurino romântico sem ser infantil como nas imagens acima ou com uma caracterização infantil como nas imagens abaixo onde as bailarinas aparentam ter bem pouca idade logo este look caiu bem sem ficar caricato. 


O quebra nozes figurino
O quebra nozes, Clara Silberhaus figurino, vestidos de ballet

 Na primeira versão da história a protagonista chama-se Marie o nome Clara possivelmente foi dada após a adaptação de Alexandre Dumas, a diferença é que no conto original a história do passado do Quebra nozes (que na verdade é um príncipe) é revelado ao publico (como ele se transforma em um boneco) nas adaptações feitas para o Ballet essa parte não é mencionada. 


O quebra nozes, Clara figurino
O quebra nozes, Clara Silberhaus figurino, vestidos de ballet

A imagem abaixo é da tradicional apresentação que ocorre no teatro Alfa (em São Paulo, localizado em Santo Amaro) todos os anos com a cia Lago dos Cisne. Dica importante geralmente não é permitido fotografar durante as apresentações de Ballet pelo menos neste teatro não pode.

  
O quebra nozes, Clara teatro Alfa
O quebra nozes, Clara teatro Alfa


Na véspera de natal Clara Silberhaus ganha de seu padrinho o mágico (também apresentado como inventor de brinquedos) Drosselmeyer   um boneco em formato de soldado (Quebra Nozes) porém seu irmão Frizz acaba quebrando este pouco depois a deixando inconformada, após as comemorações natalinas todos vão dormir, porém a menina resolve retornar a sala para ver seu brinquedo logo ela se depara com ratos gigantes.


O quebra nozes, Clara figurino Ballet
O quebra nozes, Clara figurino Ballet 


O Quebra nozes se transforma em um príncipe que salva Clara dos ratos e a leva para seu reino onde ela se torna rainha logo povos (representado por bailarinas) de vários lugares do mundo vão cumprimentá-la. O Principe (Quebra Nozes) dança com a protagonista e também com a primeira bailarina.



O quebra nozes e clara dançando, figurino
O quebra nozes e clara dançando, figurino


E assim começa uma série de apresentações de danças do mundo todo, após isso Clara desperta na sala de sua casa com a sensação que tudo foi um sonho ou não. A imagem abaixo é do mundo encantado, como o foco do post de hoje são os figurinos da protagonista não falaremos  sobre os looks desta parte da apresentação.


O quebra nozes bailarina figurinos
O quebra nozes bailarina figurinos 

Figurinos de Ballet são bem complexos e seria impossível comentarmos sobre todas os personagens desta história futuramente podemos fazer mais um post falando sobre os figurinos das bailarinas deste espetáculo. 
 

Comentários

Novidades:

Siga a gente