Cerimônia: Casamento Budista

Há tempos queremos falar sobre casamento Budista por aqui, a atriz Marina Ruy Barbosa casou-se em uma cerimônia desta religião ano passado na Tailândia, saiba mais sobre este assunto.  



Cerimônia Budista, Marina Ruy Barbosa e Xandinho
Cerimônia Budista, Marina Ruy Barbosa e Xandinho




 Há alguns dias a Marina Ruy Barbosa divulgou as fotos da cerimônia budista que uniu ela com o empresário Xandinho Negrão, eles irão se casar "novamente" em Outubro, mas isso é papo para outro post. 

Casamento Budista 
 
O casamento no Budismo não é uma obrigação e sim uma vontade pessoal, os noivos recebem uma bênção. 

O Monge bate em um vaso e os toques ou "barulho" representam o inicio da cerimônia, as imagens a seguir são de uma cena  da novela Sol Nascente (que terminou este ano).  



Toque inicio da cerimônia
Toque inicio da cerimônia


E após os toques todos fazem a referencia a Buda, os noivos se posicionam em frente a imagem deste (nunca atrás desta), os padrinhos, parentes ficam atrás deles, exatamente como é mostrado na cena abaixo.


Referencia a Budha, casamento cena da novela
Referencia a Budha no casamento, cena da novela


Logo após é feito a leitura dos Sutra, que são os poemas que falam sobre a vida do Buda na Terra, na novela a seguinte citação foi feita pelo Monge:

O budismo é um mergulho dentro nós mesmos, do nosso cotidiano, assim fala o senhor Buda: A felicidade maior que um mortal pode imaginar são os laços do matrimônio que enlaçam dois corações apaixonados.

Imaginamos que este dialogo representasse o Sutra na cena em questão, detalhe durante a leitura deste todos devem juntar as mãos como os noivos fizeram na foto abaixo, este gesto representa você colocando sua mão junto a mão de Buda.



Marina Ruy Barbosa, casamento na Tailândia
Marina Ruy Barbosa, casamento na Tailândia


Após o Sutra o casal acende velas e incensos e oferecem flores para Buda, aparentemente a Marina e Xandinho estavam fazendo isso na imagem abaixo. 


Incensos, casamento Budista
Incensos, casamento Budista



Logo após o casal  faz seus votos uma para o outro, estes são escritos por cada um sem regra. Na novela Sol Nascente, havia um núcleo japonês, os personagens Hiro (Carol Nakamura) com o Akira, se casaram em uma cerimônia budista, seguindo também a cultura de seu país de origem.


Cena novela Sol Nascente


Detalhe importante reparem que a noiva, o monge e o noivo também estão segurando um rosário.
O casal recebe este na cerimônia e deve usa-lo  na mão esquerda, este possui 108 contas (pedrinhas) e cada uma delas representa algo a ser superado.
 
 
Rosário no casamento Budista
Rosário no casamento Budista


No final da cerimônia todos fazem um minuto de silêncio, em respeito a felicidade dos noivos. 

  • O Vestido da Noiva
No caso da Hiro (Carol Nakamura) ela vestia um Quimono porque  era japonesa, então seu figurino estava relacionado a cultura de seu país e não diretamente a sua religião.



Casamento Budista e Japonês, Hiro e Akira
Casamento Budista e Japonês, Hiro e Akira


Porém uma "noiva budista" de outro país poderia usar um vestido diferente, vejam que o look da Marina (que casou em uma praia na Tailândia). Não há um figurino especifico para noivas nesta cerimônia. 


Marina Ruy Barbosa, noiva na Tailandia
Marina Ruy Barbosa, noiva na Tailândia



O Budismo 

O Budismo  não é visto apenas como uma religião, mas também como uma filosofia, um assunto a ser estudado ou seja você não precisa ser budista para segui-lo.

Apesar de ter surgido na Índia e estar relacionado ao Hinduísmo,  foi adotado por países da Ásia, ganhando interpretações diferentes em cada um deles. 

Prega-se nesta religião que nós estamos fadados a reencarnar várias vezes, o que você fez nesta vida, será levado em consideração na próxima, o Nirvana seria o fim das reencarnações. Esta é uma pequena descrição sobre este assunto que é muito mais complexo.

Comentários

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.

Novidades:

Siga a gente