Carimbó e Saia da Ritinha

O post de hoje é dedicado aos figurinos do Carimbó dança presente na novela A força do Querer saiba mais sobre a saia usada pela Ritinha (Isis Valverde).



Ritinha com saia carimbó
Ritinha (Isis Valverde) com look Carimbó



No inicio da novela  esta dança estava presente em quase todos os capítulos, quem não se lembra da Ritinha /Rita (Isis Valverde) dançando em sua cidade natal. Apos a vinda da protagonista para o Rio de Janeiro, o Carimbó aparece de vez em quando na trama.

Na foto abaixo a Jeiza (Paola Oliveira) estava usando uma espécie de manta como saia. 



Carimbó Força do Querer
Jeiza dançando Carimbó 


De origem indígena (Tupinamba) o ritmo Carimbó surgiu na Amazônia e ganhou força no Norte do Pará, também pode ser encontrado no Nordeste do Brasil. 
Ao que tudo indica esta dança de roda, surgiu  em festas onde os pecadores e ribeirinhas comemoravam a colheita e pesca no inicio do sec. XX, logo os figurinos também estão relacionados a maneira de vestir deste povo. 



Flor de Carimbó, Cena de Força do Querer
Flor de Carimbó, Cena de Força do Querer


As mulheres usam saias rodadas estampadas (a idéia é que elas cubram os homens  com esta) além de flores de Santo Antonio na cabeça,  outro detalhe elas dançam descalças.  Como a Ritinha (Isis Valverde) na imagem abaixo. 



Ritinha dançando Força do Querer
Ritinha dançando com Zeca 


O figurino masculino remete as roupas dos pescadores, no Carimbó os homens batem palmas com a idéia de chamar as mulheres para dançar. Até a Fátima Bernades resolveu se aventurar nesta dança. 



Fátima Bernardes com roupa de Carimbó
Fátima Bernardes com roupa de Carimbó


A palavra Carimbó a principio esta relacionada ao tambores (são dois) usados neste estilo musical, as letras geralmente contam o cotidiano dos pescadores. Fato interessante é que esta dança serviu de referencia para a Lambada.



Joelma Calypso com roupa de Carimbó
Joelma Calypso com roupa de Carimbó

Na música atual podemos encontrar este ritmo no trabalho da ex-banda Calypso, em seu repertorio haviam algumas musicas de Carimbó, não são todas é claro o estilo musical deles variava bastante. 



Calypso  dança Carimbo
Saia de Carimbó 

A cantora Joelma, que agora segue carreira solo, usa a saia de Carimbó em suas apresentações. A dança ficou mais conhecida atualmente por conta da novela, porém está presente nos shows desta cantora há tempos. 


Ritinha e Joelma no Carimbó
Ritinha e Joelma no Carimbó


Leia também: 

Comentários

  1. Post maravilhoso!O carimbó é uma das danças mais lindas do norte!Poderiam colocar a foto do look que a Joelma usou na sua participação na novela?
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alchmene

      Quando publicamos este post a cena ainda não tinha ido ao ar, mas iremos atrás da imagem.

      bjos

      Excluir
  2. Aonde comprar a saia do Carimbó,aqui no centro do RJ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nós não temos indicações de lojas, mas você pode tentar o site Mercado Livre. Esses tecidos estampados são comuns em lojas de tecidos, caso queira mandar fazer.

      Excluir
  3. Qual tecido 'e o da saia de ritinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antigamente esses tecidos estampados eram chamados de "tecido de xita". Em lojas de tecido você encontra peças semelhantes é só mostrar uma dessas fotos e deixar bem claro que está procurando um tecido para uma saia de dança, as vendedoras te indicarão a melhor opção.

      Excluir
  4. oi sou a maria pinho de portugal e vamos encenar uma dança do carimbó por cá que se vai realizar em junho nas festas de s. joao da madeira espero que consigam acompanhar no facebook vai ser uma nova aventura bj

    ResponderExcluir
  5. Oi como eu posso compra uma saia original emqual a d Ritinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Não vendemos produtos por aqui, apenas comentamos os figurinos.

      Excluir
  6. Olá, notei que estão respondendo todos os comentários, poderiam me informar ou alguém sabido com alguma hipótese, quantos metro de tecido foram usados na saia usada na cena em conjunto com Jeiza??? Preciso saber com certa urgência...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, saberemos informar. Tente procurar no Youtube algum vídeo que ensine a fazer roupas (saias), poderá ser um caminho.

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.

Novidades:

Siga a gente