Figurino: Chocante filme

O filme Chocante faz referência as primeiras boy bands como Menudos, Dominó e Polegar, que surgiram nos anos 80. Veja a análise que fizemos dos figurinos e saiba a origem dessas roupas.



Chocante em Choc de amor clipe
Chocante em Choc de amor clipe


No filme Chocante foi uma banda de sucesso relâmpago entre as adolescentes, há vinte anos (se levarmos em consideração a cronologia seria anos 90, porém os figurinos, e todos os elementos remetem a década de 80). 


Menudos e Chocante roupas anos 80
Menudos e Chocante roupas anos 80


 Com a morte de Tarcísio um dos integrantes o grupo se reencontra no enterro dele e cogita uma possível volta, mesmo que seja uma simples apresentação.




Jacketa menudos anos 80
Jaqueta menudos anos 80


Depois dos Beatles a primeira Boy Band de destaque foram os Menudos, o grupo surgiu em 1977 com o empresário Edgar Diaz em Porto Rico e teve inúmeros integrantes, ao completarem 16 anos os meninos eram substituídos. 

A formação de 1983 a 1986 foi a que obteve maior sucesso com Robby Rosa, Charlie Massó, Roy Rosselo, Ray Reyes e Ricky Meléndez. 

Eles chegaram a entregar um disco de ouro para Michael Jackson, gravaram comercial para Coca Cola, fora os show pelo mundo. 



Menudos e chocantes moda anos 80
Menudos e chocantes moda anos 80


Aqui no Brasil o sucesso dos Menudos era imenso porém eles quase não vinham para cá, foi daí que surgiram as bandas brasileiras como Dominó que era produzida pelo apresentador Gugu e também o Polegar. 

Abaixo o Ruy (Bruno Mazzeo) com um crucifixo semelhante ao do Rafael Ilha, que participou do Power Couple Brasil deste ano. 



Chocante e Rafael Ilha Polegar
Chocante e Rafael Ilha Polegar 


Na foto abaixo é possível ver a influência do jeans presente nos anos 80 e que teve seu auge na década seguinte, também presente nas boy bands dos anos 90 como Back Street Boys mas isso é assunto para outro post...



Dominó e Chocantes grupo anos 80
Dominó e Chocantes grupo anos 80


A cena abaixo do filme faz referência ao programa Sábado a Noite do SBT ou Sabadão Sertanejo, que era apresentado pelo Gugu, após a Praça é Nossa, as bandas do momento sempre marcavam presença. Reparem como o cenário é parecido, com o programa real.  



Sabadão Sertanejo SBT anos 80
Sabadão Sertanejo SBT anos 80, cena do filme

Sabadão com Gugu, cenário real
Sabadão com Gugu, cenário real


O figurino colorido, colado no corpo, esses looks que lembram roupa de academia tem tudo haver com a década de 80. 

As cores fortes nas calças parecem ser herança dos anos 70. Fato interessante alguns desses coletes coloridos eram feitos de Nailon, reparem que a pochete também muito popular nos anos 80 aparece no figurino de Chocante. 



Filme Chocante e Roupas Menudos anos 80
Fime Chocante e Roupas Menudos anos 80 


Na imagem a seguir é possível analisar a diferença de gerações Ruy (Bruno Mazzeo) por exemplo está com um look estilo anos 80, já Rods (Pedro Neschiling)  que é o integrante novo, (ele foi vencedor de um reality show estilo No Limite e está substituindo o finado Tarcísio) usa um figurino estilo Restart que também foi uma Boy Band porém da década atual. 

Ao fundo temos Tim com roupa esporte e a pochete, usada por ele quando jovem na foto anterior. 



Cena do filme Chocante
Cena do filme Chocante 


Vejam que até o sapato do Rods é igual ao do Restart, na verdade essa calça colada já existia no tempo dos Menudos, digamos que é uma peça tradicional das Boy Bands. 

Fora o fato do visual do Rods  com o cabelo loiro, bigode e barda pro fazer lembra um pouco um dos meninos do Back Street Boys. 



Roupa Restart e Rods do Chocante
Roupa Restart e Rods do Chocante 


Além dos figurinos clássicos, Chocante é um filme bem humorado, que vale o ingresso. Confira o Trailer: 



Comentários

Siga a gente