Rainha Vitória: Anel de noivado

O post de hoje é extremamente interessante e rico em conteúdo falaremos sobre o anel (de noivado) em forma de serpente da Rainha Victória, entenda o porque da importância dele na joalheria e conheça a história dessa monarca. 


Rainha Victoria


Alexandrina Victória é tataravó da Rainha Elizabeth, a simpática velhinha avó dos príncipes Harry e Willians. 

E ela também era bisavó das princesas russas Anatasia (sim a do desenho animado), Olga, Tatiana e Maria Romanov dizem que a mãe delas Alexandra era a neta preferida dessa rainha e que Vitória ajudou o Czar Nicolau II a conquistar a mãe das meninas, mas isso é história para outro dia. 


Leia também:


Voltando ao assunto Victória subiu ao trono com apenas 18 anos e casou-se com o príncipe Albert, ao contrário dos casamentos da época eles se gostavam, não foi um enlace politico ou por conveniência. E naquela época os anéis de noivados seguiam o conceito de BirthStones. 


  • O que é BirthStones ? (Pedras de aniversários)
De acordo com o seu signo e mês do seu aniversário há uma pedra preciosa que te representa, abaixo a tabela, clique na imagem para vê-la maior. 




BirthStones anéis  entenda o que é
BirthStones anéis  entenda o que é 



Esse costume ganhou força na Polônia em XVIII, mas não se sabe a origem exata dessa idéia, acredita-se que surgiu na época do império Romano em Jerusalém. 

Como a Victoria nasceu em maio Esmeraldas seriam sua pedra e então o príncipe Albert a presenteou em 1840 com um anel em formato de serpente onde esta está mordendo a própria cauda e a cabeça desse animal é uma esmeralda. O modelo abaixo Não e o anel da rainha mas tem a mesma idéia da jóia da rainha. 

  • Anel de serpente e noivado ?

Anel de serpente estilo Rainha Victória
Anel de serpente estilo Rainha Victória


A serpente em várias culturas diferentes Egito Antigo, Maias, Gregos, Hindus, representa eternidade, sabedoria. Com certeza você já deve ter visto um anel nesse de serpente com uma pedra verde, após o noivado de Victória em 1840 essa combinação tornou-se popular até os dias atuais. 



Anel de serpente com esmeraldas
Anel de serpente com esmeraldas 


  • Ouroboros 
O ouroboros é como é chamado esse simbolo da serpente que engole a própria cauda e está relacionado a alquimia que entre suas idéias buscava a imortalidade e também pode ser representado por um dragão no lugar da serpente como no caso abaixo: 



Oroboros o que é e história
Oroboros o que é e história 


O primeiro registro dessa figura surgiu na tumba do Tutakamon faraó egípcio. No cristianismo geralmente a serpente é vista como algo ruim, em algumas passagens bíblicas, ela é simbolo de traição e maldade. Abaixo uma pintura egípcia. 



Serpentes no Egito Antigo, Oroboros
Serpentes no Egito Antigo, Oroboros 



Quem não se lembra da Nefertari (Camila Rodrigues) de Os Dez Mandamentos com uma coroa em formato de serpente,  nessa mesma novela, não só ela como Ramsés também, tinha uma coroa assim no caso essas chamavam-se Ureu e também estavam relacionadas a Eternidade.


Ureu  é o adorno usado em forma de serpente ostentado nas coroas dos deuses e de faraós do Antigo Egito como um símbolo de soberania, de realeza, divindade e autoridade divina. Também adornava templos, para protegê-los. A ostentação da ureu era um símbolo da invencibilidade do faraó e de sua imortalidade. 


Nefertari Os dez mandamentos coroa de serpente
Nefertari Os dez mandamentos coroa de serpente



  • Mas onde está o anel da Rainha Vitória ?

Você deve estar se perguntando afinal onde está a foto do bendito anel ? Foto mesmo não tem nem nesse post, nem no Google, nem em lugar nenhum. 

De acordo com as nossas pesquisas, depois de reinar por 50 anos, Vitória faleceu aos 81 e foi enterrada com seu anel de noivado. Em algumas pinturas ela é retratada com este porém a jóia não está nítida. 



Rainha Vitória anel de noivado
Rainha Vitória anel de noivado 



A principio a informação que encontramos é que não há uma só foto desse anel, na época do casamento em 1840 a fotografia nem existia.

 Digamos que essa jóias realmente cumpriu seu papel ao representar a eternidade, pois foi junto com a Rainha para seu descanso eterno.  

Na pintura abaixo temos a princesa Victória Adelaide (analisamos várias imagens de quadros atrás deste anel), estaria ela usando as jóias de sua mãe ?



Princesa Vitória anel de esmeraldas
Na foto a princesa Victoria Adelaide (filha)


Vitória foi uma referência nos assuntos jóias e moda, tanto que as roupas usadas no período de seu reinado representam a Moda vitoriana. 

Assim como a princesa Margareth (irmã da rainha Elizabeth) foi a fashionista da família na década de 40 (o seriado The Crow retrata isso) e a  princesa Diana  nos anos 80 e 90. 

Errata: Na última imagem temos a Princesa Victória Adelaide, filha da Rainha Victória e não ela. 

Comentários

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.

Novidades:

Siga a gente