Egito Antigo : Beleza e moda

O tema de hoje é sobre a moda e Beleza nos tempos de Nefertari e Cleópatra, boa parte dos produtos que conhecemos já existiam no Egito Antigo, aprenda mais! 


https://www.youtube.com/watch?v=X3_rl2fAyy4
Antigo Egito Moda e curiosidades 

Os Egípcios foram um dos povos mais inteligentes, evoluídos, curiosos de todos os tempos e ricos. Entenda o porque:


  • Por quê os egípcios vestiam a cor Branca ?

Tanto na novela como nas imagens que você provavelmente já deve ter visto em livros as egípcias são retratadas com roupas brancas. Mas por quê ?

O branco era a cor que representava o deus Osíris (o que não falta na cultura desse povo são deuses). 

Outro fato que agregou foi a presença de linho (tecido) nessa civilização, roupas bordadas também já existiam nessa época. 



Dez Mandamentos Moisés e Neferrtari Cena


Fato interessante é que a lã era considerado um tecido impuro, eles não usavam de jeito nenhum, em os Dez Mandamentos os hebreus usam algumas peças de lã. 

  • Roupa colorida existia ? 

Nessa mesma novela a princesa Henutmire veste apenas a cor verde, seria possível ? 

Sim, Roupas coloridas existiam no Antigo Egito (provavelmente não tão fashionistas quanto os figurinos da trama) porém elas não eram comuns, a moda mudava de acordo com o reinado de cada Faraó, ou seja evoluía com o tempo. 

Vocês sabiam que a Henutmire (ela realmente existiu) foi uma das mulheres mais inteligentes da nobreza egípcia, durante anos ela foi a única filha do faraó Set, então recebeu uma educação privilegiada para uma mulher da época, aprendeu a ler e a escrever, porque todos achavam que seria ela a futura governante da nação, até o nascimento de Ramsés II. 




Henutmire história
Henutmire história


A princesa egípcia do filme A Múmia (2017), também passou por essa mesma situação,  de ser filha única por muito tempo ela deve ter sido inspirada na Henutmire provavelmente. Falamos sobre esse filme por aqui. 

Leia também:


  • Porque os egípcios raspavam os cabelos ?


Porque os egípcios raspavam os cabelos
Porque os egípcios raspavam os cabelos 


Na novela da Record isso também foi mostrado a maioria das atrizes rasparam os cabelos de verdade e usavam perucas, costume verídico das egípcias e dos homens também desse povo. 

Eles faziam isso como forma de higiene, para evitar piolhos e também o transmissor da Tifo, isso é muito abordado na novela, as hebreias são insultadas pelas personagens egípcias por conta de seus cabelos compridos. 


  • Porque as egípcias pintavam os olhos ?

Devido ao calor eles pintavam os olhos para proteger esses do sol e também por que isso era bem visto pelos deuses como Horus. 

Não só as mulheres os homens também no Egito Antigo tinham o costume de delinear os olhos e eles não tinham esse preconceito de ver maquiagem como algo feminino. Abaixo temos Moisés (Marcos Winter) e Nefertari (Camila Rodrigues) como exemplo disso. 



Maquiagem Egípcia Origem
Maquiagem Egípcia Origem - Moises e Nefertari 


  • O que eles usavam nos olhos ?

Eles usavam o Khol (pronuncia-se Kal), que era uma pasta de mineral feita com carvão e cinzas de pigmentação escura, os biduinos por exemplo presenteavam os monarcas com este. 

O Kajal produto oferecido pelas principais empresas de make up seria uma evolução deste. 

Até a dinastia de IV os nobres egípcios tinham o costume de usar maquiagem na cor verde, feita através de malaquita (minério de cobre), porém depois desta época esta desapareceu.

No final do período pré dinástico, tinta preta e derivado de galena (sulfato de chumbo) eram usados, esta também servia como uma forma de espantar moscas.  

 Vocês lembram do filme Cleópatra com a Elisabeth Taylor, a make dela era sombra verde e olhos escuros, apenas a nobreza podia usar essa cor.

 Na novela os Dez Mandamentos a maior parte das mulheres usavam essa cor nas maquiagens. 

E para aplicar "os produtos" no rosto palitos e miniatura de colheres feita de pedra. 


Dez mandamentos maquiagem egipcias
Elizabeth Taylor como Cleopatra e Tammy di Calafiori como Ana 


  •  Esmalte no Egito Antigo ?

Na verdade este povo tinha grande preocupação com higiene pessoal, principalmente com as unhas. 

Assim mesmo o hábito de pintar as unhas existia, para isso era usado extrato de plantas para pintar as unhas. 

A imagem abaixo é apenas ilustrativa é uma cena de novela, não significa que era exatamente dessa forma que as egípcias faziam as unhas. 


Esmalte no Egito Antigo
Esmalte no Egito Antigo 


E se você curte o assunto Egito nós vamos indicar a vocês um canal do Youtube que serviu de referência para as nossas pesquisas e também é muito interessante chama-se Egito AntigoE quem apresenta os vídeos é um simpático personagem. 

Comentários

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.

Novidades:

Siga a gente