Beleza: Mulher Medieval

O tema do dia são os padrões de beleza na Idade Média época retratada na novela Deus Salve o Rei. Como a mulher queria ou deveria ser vista , conheça fatos e costumes históricos da era medieval. 




beleza na idade média



  • Loiras e Ruivas 
Nas pinturas e retratos da época (e olha que pesquisamos muitas imagens) é comum encontrarmos senhoras e donzelas loiras ou ruivas, sim a moda da época era ter cabelos mais claros e longos estilo Rapunzel.  

Abaixo temos uma pintura da época e ao lado a Amália (Marina Ruy Barbosa) de Deus Salve o Rei, detalhe interessante vejam que a moça do quadro está de cabelos soltos (no caso dentro de seu aposento) as mulheres não podiam lavar os cabelos ou deixa-los a mostra em público.



mulher medieval beleza
Mulher pintura medieval e Amália 


A imagem abaixo é de uma pintura que retrata o conto da Bela Adormecida, como todos sabem a maioria das histórias de contos de fadas surgiram ou se passam nesse período. No quadro temos a princesa Aurora e duas outras moças todas retratadas com madeixas claras e longas.


A Bela adormecida de John Collier 

  • Cabelo solto nem pensar 
Naquela época o cabelo era visto como simbolo de erotismo, então as mulheres sempre estavam de cabelos presos, no caso das casadas era comum o uso de tocas, apenas mulheres da vida usavam cabelos soltos. 

A imagem abaixo é uma pintura da idade média e é um excelente exemplo vejam que todas elas estão com as madeixas escondidas, cada uma de um jeito diferente. 


mulheres medievais
Mulheres Medievais trabalhando

  • Testa em evidência 
Além do cabelo totalmente preso, a ausência de sobrancelhas (sim elas raspavam essas) e a testa em evidência eram tendências da época,  muitas vezes os cabelos também eram raspados para deixar a testa mais larga. 



Mulher medieval cabelo
Pintura da era Medieval

Vocês lembram da princesa Merida do filme Valente (2012) , ela também vivia com as madeixas ao vento na cena em que sua mão iria ser disputada ela aparece com os cabelos cobertos, por uma espécie de toca, afinal era um evento público. 

O cabelo dela  sempre solto remete a liberdade da personagem, característica que não fazia parte da mulher medieval. 



princesa merida figurino
Princesa Merida 


Alias no caso dos homens (como é apresentado em Deus Salve o Rei) os cabelos compridos estavam relacionados a masculinidade. 

Na novela Deus Salve o Rei apesar da trama ser uma ficção e não seguir ao pé da letra os costumes históricos da idade média é possível notar que nos penteados das mulheres (abaixo temos a Amália e a Diana), a testa está sempre em evidência. 




Deus salve o rei cabelo
Diana e Amalia penteados

  • Ritual de beleza
Outro fato retratado na novela é a cena do banho da Catarina (Bruna Marquezine), quem não se lembra da Ravena (Charlize Teron) em Branca de Neve e o Caçador tomando banho em um liquido branco. 

Na Roma antiga as mulheres tinham esse costume de banhar se com leite para deixar a pele macia e jovial. Logo banhos como rituais de beleza existiram entre as nobres. 


Ravena (Sharlize Teron) e Catarina (Bruna Marquezine) 

Não confunda os períodos! A idade média teve início após a queda do império Romano Ocidental, assim mesmo o ritual de banho é retratado em filmes e outras novelas. 


Leia também: 

* Este post foi escrito através de pesquisas sobre fatos históricos da era medieval, com a intenção de passar informações históricas, novelas e filmes trabalham com ficção e licença poética. 

Comentários

  1. Caramba! Isso é interessante. Hoje em dia muitas mulheres usam franjas para esconder a teste e fazem procedimentos para ter uma sobrancelha bem marcada, e antigamente à moda era raspar e ter uma mais larga. A sociedade chega a ser engraçada, se pararmos para estudar sobre os nossos antepassados.
    Até hoje, na minha visão, homens com cabelos compridos é sinônimo de masculinidade. Eu adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Talita! Obrigada por comentar, tentaremos publicar mais posts sobre beleza em outras épocas, continue acompanhando o blog. :)

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.

Novidades:

Siga a gente