Estilo Grunge e Kurt Cobain

E o post de hoje é um mergulho nos anos 90, venha conhecer um pouco sobre o movimento Grunge e a moda que surgiu através dele, tendo a banda Nirvana e o vocalista desta Kurt Cobain, como um dos ícones deste grupo. 



Kurt Cobain e grunge



O Grunge surgiu no final dos anos 80 nos EUA na cidade de Seatlle, tendo seu auge no inicio dos anos 90 e na metade desta década chegou ao fim , tudo indica que o nome venha da palavra Grungy, que seria um sinônimo informal de Dirty (sujo), e estaria relacionado a forma largada e desleixada que representa a aparência e roupas deste grupo. 

A imagem abaixo representa a o estilo deste grupo, e as peças de roupas que mais o definem. 



Adolescente anos 90


Na década de 80 principalmente o Rock estava muito em alta, e há quem defina o Grunge como uma extensão deste movimento. 



Kurt Cobain e Nirvana


O grande diferencial dessa música talvez fosse o fato que temas como exclusão social e bullyng estavam incluídos, o último mencionado é um assunto muito discutido hoje em dia, porém neste tempo e em outros, por mais que o bullyng sempre tenha existido nas escolas ou ambientes sociais, ele não era visto como algo tão grave, não se discutia este assunto como hoje, as músicas eram o único lugar onde havia uma certa representação de quanto estas atitudes poderiam fazer mal a alguém. 

E é claro que haviam outros temas abordados e também outras bandas além do Nirvana, apesar que a imagem do vocalista da banda Kurt Cobain, ter ficado atrelada a este movimento. 

Talvez pelo fato dele ter falecido tragicamente, nesta mesma década (em 1994), no auge com apenas 27 anos, se mantendo jovem e rebelde eternamente. 



Estilo Grunge e roupas


Abaixo uma foto do Acústico MTV do Nirvana, onde bandas eram convidadas para gravar um CD e VHS (ou DVD nos anos seguintes), de seus grandes sucessos a base de violão e outros instrumentos leves, ou seja seria uma versão das músicas de rock, sem guitarra ou bateria, em inglês chamava-se Unplogged MTV  (desplugado). 

Analisando o look do vocalista vocês podem ver, que apesar de ser uma apresentação importante para banda, Cobain está vestido com uma roupa informal e não era só ele os outros integrante David Grohl (atualmente vocalista do Foo Fighters) e Chris Novesselic também. 



Kurt Cobain acustico Nirvana


A imagem abaixo da banda, representa bem o visual deste movimento, o cabelo sem cuidado, com aparência oleosa ou bagunçado. Reparem também nos tênis do Cris Novesselic (o rapaz com blusa e calça preta), todo gasto e sujo. 



Nirvana e o Grunge


Outra características dessas bandas era a falta de interesse em fazer shows como grandes produções, por exemplo na única apresentação da banda no Brasil, os integrantes delas (principalmente Cobain) descrevem esta como um dos piores shows que eles fizeram. 

Reparem novamente no calçado dessa vez do Kurt Cobain, um modelo semelhante ao usado pelo Cris Novesselic na foto acima, este tipo de sapato foi um ícone da década de 90. 



Estilo Grunge e moda anos 90


As bandas Grunges seriam como uma banda de garagem, que ganha o mundo e ainda continua se apresentando como tal. 

Os brechós tiveram uma participação importante nos ano 90 e isso estava de uma forma indireta relacionada ao Grunge. A grande marca do jeito grunge de se vestir foi a camisa xadrez de flanela, principalmente nas cores vermelho e preto. 



Moda anos 90 masculina


No caso abaixo vemos ele com um moletom nessas cores, essa peça de roupa era muito usada por jovens e adolescentes, basicamente como um uniforme 
dessa geração.

Vale lembrar que nós usamos o termo moda para definir, roupas e coleções que mudam em um espaço de tempo, evoluem. As roupas usadas no Grunge são características de um movimento que aconteceu durante alguns anos, ou seja a vestimenta era uma das características deste movimento. 





Vale lembrar que nossa especialidade não é música ou história desta este post foi feito através de pesquisas, o Nirvana não foi a única banda deste movimento, houveram inúmeras entre estas o Pealr Jam que até hoje continua porém um pouco diferente. 

Como o Nirvana e principalmente seu vocalista ficaram muito ligados a esta época e a este estilo musical, usamos estes como referência para mostrar um pouco do estilo Grunge de se vestir. 

A banda acabou em 1994 após Kurt Cobain se suicidar, com um tiro de espingarda, ele deixou uma carta de despedida, que demonstra tristeza, depressão e os tormentos do vocalista. Na época ele estava no meio de um tratamento contra drogas, após fugir da clínica de reabilitação, ele pois fim na própria vida. 

Comentários

Novidades:

Siga a gente