Figurino: Jezabel Rainha

E hoje mostraremos o figurino da rainha Jezabel (Lidi Lisboa) ou Jezebel como também é conhecida na novela, alias macro série da Record. Veja os primeiros looks e coroas, saiba mais sobre essa personagem histórica (sem spoliers). 

Jezabel (Lidi Lisboa) coroa



Sim pessoal Jezabel (Lidi Lisboa) realmente existiu ela aparece não somente na Bíblia no Antigo Testamento, quanto há relatos da arqueologia que comprovam sua passagem real e histórica, algo muito raro de se ver. 

Há alguns anos um arqueólogo, comprou em uma feira em Israel um artefato,  que provavelmente pertenceu a Rainha Jezabel, clique para ler a matéria, este comprova a alta importância que ela tinha. 

Jezabel era filha do rei Etball, durante uma conflito militar ele obriga a esposa a acompanha-lo ela acaba morrendo nesta ocasião, seu irmão Hailama também morre precocemente. 


Jezabel coroa


Pertencia ao povo fenício, que adoravam deuses entre eles Baal (este apareceu também na cultura da Babilônia, na última novela da Record, O Rico e o Lázaro), seria ele uma espécie de demônio, considerado um dos 7 príncipes dos inferno.

A macro série tem 80 capítulos e boa parte das cenas foram gravadas no Marrocos logo qualquer semelhança com do figurino com o mundo árabe não é mera coincidência não. A história retrata o período de XVIII e XIX a.C, o figurinista é o João Bertini, quarenta pessoas participaram da equipe de figurino, fora mais 30 pessoas que auxiliaram nas gravações no Marrocos neste setor. Apenas para produzir os tecidos foram vinte pessoas.


Jezabel (Lidi Lisboa) looks
Jezabel (Lidi Lisboa) Véu


Como a própria atriz que a interpreta na história diz em entrevista a forma
agressiva dela é para afastar qualquer pessoa que possa machuca-la, Jezabel (Lidi Lisboa) é uma mulher muito forte pelo fato de talvez ter sofrido bastante ?

Pode até ser mas isso não justifica as atrocidades que ela cometeu e muitas delas provavelmente serão mostradas na novela ou macros série, assassinou os profetas de Israel, roubava a terra de seus súditos.  


O look abaixo me lembrou um pouco a Maya (Juliana Paes) de Caminho das Índias, vale lembrar que são culturas diferentes, Jezabel pertencia ao povo Fenício. 

Algo importante de ressaltar é o fato de que o povo fenício era conhecido pela produção de Purpura um material bruto usado para tingir tecidos na cor vermelha.   


Jezabel figurino
Jezabel e ao lado Maya de Caminho da Índias

Sempre é descrita como uma mulher vaidosa, gostava de maquiagem e adornos, alias descobri que o fato das mulheres que usavam maquiagem na antiguidade serem mal vistas, está relacionado a Jezabel, que era uma mulher muito sedutora e dizem que até infiel, ou seja, os cosméticos da época ficaram mal vistos pelo fato de serem sinônimos de Jezabel e seu caráter. 


Jezabel maquiagem novela
Rainha Jezabel maquiagem bastidores 


Ela acaba se casando com o rei de Israel Acabe, que foi o 8º soberano dos hebreus, naquela época o povo estava divido entre duas nações a do Norte e a do Sul. 

Uma coisa importante que vale ressaltar sobre os figurinos dessa história e até das outras novelas Bíblicas que a Record fez na época do povo Egípcio, Babilônico, Hebreu não existia MODA e sim INDUMENTÁRIA. 

A palavra e conceito de MODA, que seria roupas que vão e vem, surgiu apenas no início do século XX, a roupas usadas na antiguidade serviam para cobrir o corpo estavam relacionadas a cultura de cada povo e seus hábitos. 

Por exemplo os povos bárbaros tinham muita habilidade em andar a cavalo então os homens usavam uma espécie de bota nos pés, mas isso é assunto para outro post. 


Rainha Jezabel look roxo
Jezabel (Lidi Lisboa) figurino inicio da novela 

Os hebreus já haviam se perdido da fé apresentada em Os Dez Mandamentos, A Terra Prometida e até mesmo em O rico e o Lázaro, onde eles se recusavam a cultuar os deuses e os Faraós do Egito.

Eles já estavam cultuando deuses porém a situação piora quando a nova rainha traz o Baal, para a cidade. 



Jezabel roupas novela
Jezabel (Lidi Lisboa)

O rei Acabe é o famoso marido bananão, sendo descrito por Elias (o mocinho da história) como o pior rei do povo de Israel até então. 

Jezabel e Acabe tiveram três filhos dois meninos Acazias e Jorão e uma menina Atália. Após a morte do Rei os dois filhos sobem ao trono (um de cada vez não irei contar detalhes), mas como o próprio profeta Eliás prevê o fim de toda a família será trágico.

Jezabel figurino novela
Jezabel Rainha Fenicia


Não contaremos o desfecho dessa história, mas o que podemos adiantar é que mesmo após a morte de Jezabel, apesar de todas as maldades que ela fez, o povo hebreu respeita sua posição de rainha, tendo a intenção que ela tivesse um sepultamento digno, ela morreu em 873 a.C


Jezabel figurinos novela


A atriz Lidi Lisboa está maravilhosa, como Jezabel, qualquer rainha má da Disney, até a Ravenna de Branca de Neve e o Caçador é um anjo perto desta protagonista.

Detalhe que a Camila Rodrigues (eterna Nefertari de Os Dez Mandamentos) era a primeira opção porém ela será protagonista da próxima novela Topissima, logo outras atrizes fizeram teste para viver a rainha má, todas reprovadas. 

Até que a Lidi Lisboa, se saiu bem no teste e ficou com o papel, ela já havia trabalhado na novela Escrava Mãe sendo muito elogiada e realmente apenas pela chamada da novela é possível ver que ela merecia ser a protagonista. 

A seguir a imagem da cena em que ela faz o povo hebreu saudar seus deuses, ainda nessa parte Jezabel, não se tornou rainha oficialmente e já está tentando roubar a autoridade do rei. 



Jezabel novela figurino


Se a matança de Jezabel (Lidi Lisboa) continuar assim, antes do casamento não tem mais um hebreu para ir de convidado na festa, sem contar que li rumores de que a Record cogita a possibilidade de estender a trama em 10 capítulos, será sobre alguém vivo até lá ?




Jezabel look vermelho


Leia também: 

Comentários

Novidades:

Siga a gente