Punta de Leste - Passeios

No post de hoje falaremos sobre os pontos turísticos que valem apena conhecer em Punta de Leste (Uruguai), desde museus, a passeios para crianças. Está indo para lá e não sabe onde ir ? Acredite este post foi feito para você. 

Punta de leste onde ir



Para quem não sabe Punta de Leste é uma cidade praiana, localizada a 200 km de Montevidéu, no Uruguai. 

Nos últimos anos a Azul começou a oferecer voos diretos para a cidade, antes disso era necessário você pode descer na capital do país e pegar um carro ou ônibus até o Município de Maldonado onde a cidade se localiza o trajeto leva por volta de 1 hora.

Na maioria dos casos abaixo, mesmo que você esteja hospedado na avenida principal da cidade, um carro será necessário para chegar nestes lugares.

  • A Casa del Pueblo 
Com certeza um dos lugares mais conhecidos da região, Casa del Pueblo é um museu aberto ao público (a entrada é paga), com as obras do pintor Carlos Paez Vilaró, dizem que o por do sol mais bonito do Uruguai é visto de lá, muitas pessoas vão ao local apenas para ver este, ao lado do museu há um hotel. 

Casa del pueblo carlos paez vilaro
Casa del Pueblo em Punta Ballena Entrada 

Há alguns anos atrás algumas cenas da novela Totalmente Demais, foram gravada lá na trama Carolina (Juliana Paes), Elisa (Marina Ruy Barbosa) e Arthur (Fábio Assunção) foram para o país fazer um editorial de moda, fizemos um post na época sobre isso. 

Detalhe importante o local não fica localizado em Punta de Leste e sim no município vizinho Punta Ballena, de um lugar para o outro leva em torno de 30 min de carro, se você estiver hospedado no centro de Punta del Leste. 

  • Museu Rally 
O Museu da cidade é gratuito, porém abre apenas na parte da tarde, lá você encontrará pinturas e um jardim de esculturas, também há um pátio com estátuas no mesmo estilo das vistas no jardim. Seria o Masp da cidade e mesmo que você esteja hospedado no centro da cidade irá precisar de um carro para chegar neste lugar incrível.  

Já ouviram falar no livro Ciranda de Pedra, da Lígia Fagundes Telles, uma novela das seis sobre a história, foi feita há alguns anos atrás, a autora teve a idéia da história após ver uma esculturas de crianças brincando, isso aqui no Brasil, não tem nada haver com este museu ou Uruguai, mas o jardim me lembrou este fato.


Punta de leste museu
Museu Rally Jardim de Pedras
  • Museu do Mar e Insetário
Uma ótima opção para os pequenos, neste lugar vocês encontrarão vários réplicas de animais marinhos e aves que vivem ao redor do mar, também há várias fotos antigas da cidade para quem tiver interesse de conhecer mais sobre a história do local. 

Punta de Leste onde ir crianças
Punta de Leste museu do mar 

Do lado do Museu do Mar tem um Insetário (nem sei se essa palavra existe em português) ou seja um pequeno museu com insetos de cera também. 
Mesmo que você esteja hospedado no centro da cidade, você precisará de um carro para chegar neste lugar. Eu não achei nenhum site de viagens que fale sobre o Insetário, indicar este local logo é uma boa dica.

Punta de Leste Museu
Museu de Insetos, em Punta de Leste 

Insetário Punta del Leste
Insetário
  • Fazenda La Pataia
Para quem não sabe Punta de Leste é conhecida além de suas maravilhosas praias paz e sossego, por ser a cidade do doce de leite, sim dizem que boa parte do produto vendido no Uruguai (um país de 3 milhões de habitantes) era produzido nesta fazenda, atualmente o lugar é apenas recreativo, a fábrica está em outra cidade. 

Assim mesmo lá você poderá tomar um café com quitutes feitos de doce de leite e para as crianças há alguns animais típicos de fazenda, também é possível ver como o doce é feito, aliás na cidade toda nas lojas, no Duty Free do aeroporto você encontrará doce de leite a venda.

Punta del este passeio com crianças

E assim como descrevemos nos itens anteriores, mesmo que você esteja no centro, um carro será necessário para chegar até a fazenda. 
  • Punta Shopping 
O único Shopping Center da cidade é pequeno comparado aos nossos, porém tem tudo que você encontra aqui no Brasil lojas de sapatos, roupas, uma livraria, farmácia, loja de brinquedos, um salão de beleza, lembrancinhas para os turistas, um espaço estilo Playland e também um lugar para jogar boliche. Novidade! A tão conhecida loja Renner abriu uma filial, por lá. 

No estacionamento do Shopping do lado de fora, tem um supermercado, para quem precisar de um por lá. 

O shopping está localizado nos arredores do centro da cidade, não está nas avenidas principais, assim mesmo é possível ir a pé dependendo da sua localização. Há um ponto de táxi no Shopping. 


La Vista - Prédio 

O La vista nada mais é que um edifício localizado na avenida principal da cidade, Av. Goleros, há uns 200 metros do antigo Hotel Conrad, hoje batizado de Enjoy apenas. 


Punta de leste La vista


Lá ao chegar na recepção por uma quantia de 8 dólares você pode subir para o último andar do lugar, onde há um restaurante com paredes de vidro logo é possível ver a cidade inteira de vista panorâmica, o chão do lugar tem um mecanismo que o faz girar (bem lentamente ninguém vai ficar tonto ou passar mal), ou seja você fica parado, e o chão de tempos em tempos se move, para os visitantes admirarem a cidade de todos os ângulos. 

O ingresso vale para o dia todo, logo se no mesmo dia você quiser voltar mais de uma vez, não precisa pagar novamente. 

O restaurante se não me engano abre apenas a noite, seria uma espécie de Terraço Itália talvez, um prédio onde você verá a vista mais bela da cidade.

Como mencionamos anteriormente o prédio está localizado no coração da cidade, não é difícil achá-lo, nem precisa de carro se você estiver no centro. 

  • Quando ir 
Vale lembrar que durante a baixa temporada, a cidade fecha, logo não sabemos se todos estes lugares estarão abertos, a alta temporada é de dezembro a fevereiro, final de março já é inicio da baixa temporada, o tempo começa a ficar mais instável (outono). Abril apesar do tempo estar meio instável ainda dá para arriscar, visitar a cidade praia fica difícil talvez. 

Apesar de Novembro mês que precede a alta temporada, o tempo geralmente é bom, muita coisa na cidade fica fechada, abrindo geralmente depois do Natal. 

Ano Novo e Carnaval são os feriados mais cheios e procurados pelos turistas Brasileiros e Argentinos, boa parte do turismo do país veem destes países. 

Comentários

Novidades:

Siga a gente