Filmes de Estilistas Famosos | História e Moda

No post de hoje nós indicaremos alguns filmes e documentários que retratam o universo da moda, para quem tem interesse em conhecer mais sobre a vida de estilistas famosos (as) como: Chanel, Ives Saint Laurent, Givenchy e os bastidores da marca Dior, veja nossas sugestões: 

dicas de filmes sobre estilistas


  • Coco Avant Chanel, 2009 (Coco antes de Chanel) 
Audrey Tautou (atriz do filme O fabuloso destino de Amelie Poulain) encarna a estilista Grabriele Chanel, também conhecida como Coco, antes da fama, da infância pobre aos relacionamentos amorosos conturbados, muitos consideram Chanel como uma revolucionária no mundo da moda, ela teria mostrado para as mulheres da época, o caminho para a liberdade feminina no vestuário. É um filme europeu (não é americano) logo o ritmo da história é um pouco mais lenta, há grandes diferenças entre o cinema europeu e americano, assim mesmo vale a pena assistir. O filme se passa em meados de 1910 (a mesma época de Titanic, usem os figurinos deste filme como referência) onde as mulheres ainda tentavam se livrar dos espartilhos, a das roupas complexas e nada práticas. 




  • Saint Laurent (2014) 
Não confunda os filmes Saint Laurent com Yves Saint Laurent os dois foram lançados no mesmo ano, porém são trabalhos distintos, ok. 

Saint Laurent retrata o final da década de 60 e inicio até metade da década de 70, mostra o relacionamento conturbado do estilista e seu namorado, o uso de drogas, seu processo criativo. No inicio do filme Yves já era um estilista consagrado, um tanto deprimido, isso tudo é retratado nesta história. 



  • Yves Saint Laurent (2014) 
O filme retrata o início da carreira do estilista na Dior, após a morte de Christian Dior o fundador da marca viveu apenas dez anos a frente de sua empresa, o então novato Saint Laurent com apenas 21 anos, foi eleito seu substituto. Não tem como comparar as duas produções, como ambas são filmes europeus, uma certa lentidão na história pode ser notada, o cinema americanos que é o mais conhecido e consumido por nós é muito dinâmico, em acontecimentos.



  • Dior e Eu (2015) 
No caso esta produção é um documentário, que nos mostra a trajetória do estilista Raf Simons na Dior, para quem não sabe, ele assumiu a marca (assim como Saint Laurent quando jovem) após o escândalo que o seu antecessor John Galiano se meteu ao fazer comentários nazistas, na época a atriz judia Natalie Portman havia acabado de assumir o cargo de Miss Dior (garota propaganda do perfume de mesmo nome). Simons tinha apenas 8 semanas para colocar uma coleção na passarela e mostrar que estava pronto para representar a marca. 

  • Hubert de Givenchy: A life in haute Couture 
É um documentário com o ponto de vista do próprio estilista, onde ele relembra momentos de sua carreira, seria como um balanço que ele faz de sua trajetória. 

Na busca por este documentário, encontrei por acaso um outro chamado Mousier Hubert Givenchy ( o documentário apresenta legendas em inglês) da Karim Zeriahen o mesmo está disponível no site portfólio dela, para assistir clique aqui.

  • Zuzu Angel (2006)
O foco principal deste filme não é moda, apesar dele retratar parte da vida da estilista mineira Zuleica de Souza Neto Angel, mais conhecida como Zuzu e a luta dela para saber onde seu filho Stuart (desaparecido político) foi enterrado, Zuzu tinha total convicção que o sumiço e morte de seu filho estava relacionado a Ditadura Militar, Stuart lutava contra esta, quando desapareceu em 1973, assim mesmo o trabalho da estilista é retratado no filme, que também está disponível no Youtube, além deste a história dela foi um dos casos do programa linha direta

Muitos dos filmes descritos neste posts estão disponíveis nas plataformas de streamings (que são serviços pagos) e no Youtube também vocês os encontrarão. 

Comentários

Siga a gente