Figurino: Lili em Éramos Seis

E o tema do dia são os figurinos da Lili (Triz Pariz) na novela Éramos Seis 2019, veja um pouco sobre a moda da década de trinta e conheça algumas curiosidades sobre a versão anterior desta novela nos anos 90.




Devido aos acontecimentos de 2020, a nova novela da seis Nos tempos do imperador foi adiada, logo Éramos Seis passou a ser a última novela inédita do horário das dezoito horas. Para quem não sabe a história de Lola e sua família é bem antiga, vinda de um romance de mesmo nome escrito por Maria José Dupré em 1943. 


A personagem lili de eramos seis com roupa de época


Neste Eleonora, conta suas memórias, relembrando o tempo que vivia na casa da Avenida Angélica, com o marido e os filhos, a personagem Dona Genú e sua família, provém deste livro, porém até onde pesquisei na história original Lili e Julinho não tinham um romance. Ele realmente se casa com uma moça rica, do Rio de Janeiro, porém Soraia, seu Assad e Karine são personagens fictícios, a principio criados para a versão de Èramos Seis, do SBT de 1995, no caso Soraia se chamava Maria Laura e depois adaptados para esta nova versão.  

Neste versão quem viveu a Lili foi a Flavia Monteiro, que depois fez a professora Carol em Chiquitas e a feiticeira Ravena em A terra Prometida e nesta versão a personagem também acaba se casando com o Marcelo (amigo do Carlos). Abaixo a Lili (Flavia Monteiro) da versão de 1995


lili (Flavia Monteiro) em eramos seis 1995
Lili em Eramos Seis de 1995

A atriz Triz Pariz é quem vive a Lili na nova versão, ainda na adolescência ela fez a nova versão de Chiquititas também, a escolha dela foi um acerto para a novela, uma vez que Lili no caso tem uma beleza muito exuberante, enquanto Soraia tem uma beleza mais comum, acredito que a idéia era fazer um contraponto, na escolhe que Julinho teria que fazer.


Lili (Triz Pariz) em eramos seis


Logo Lili (Triz Pariz) é uma jovem de classe média, vizinha da família de Lola (Glória Pires), a família dela tinha uma situação de vida um pouco mais confortável que a dos vizinhos, na casa deles havia rádio, ela tem roupas um pouco mais "finas" digamos, que as da Isabel (Giulia Buscatio), na verdade a única personagem que tem um guarda roupa de princesa é a Soraia. 

A segunda fase da novela remeta a 1932, para quem não sabe em 1929 houve a queda da bolsa de Nova York, fato que levou muitas famílias ricas a perderem tudo e em 1939 o inicio da Segunda Guerra, logo os anos trinta, foram uma época sem muita ostentação. 

As roupas da Lili (Triz Pariz) são lindas, apresentam detalhes que aparentam ter sido feitos de forma artesanal, como se a mãe dela tivesse costurado as roupas para ela. A imagem abaixo segue este conceito. 


Lili (triz pariz) em eramos seis 2019


No figurino dela, vemos a ausência de brilho e tecidos nobres como a seda, que é característica dos looks da Soraia, uma vez que naquela época que provia a casa era o pai (chefe da família) as mulheres não trabalhavam, para prover seus gastos. 

cena lili no rio de janeiro em eramos seis


No caso da Lili (Triz Pariz) ela chegou a se formar professora,além dela tivemos Inês (Carol Macedo) que estudou enfermagem, para vocês verem que uma mulher estudar ou ter uma profissão não era algo comum como hoje em dia, porém era visto mesmo que aos poucos. Isso seria resultado da década de vinte, marcado pelo movimento feminista onde as mulheres queriam, os direitos básicos que temos na vida de hoje (trabalhar, estudar, direito ao voto, escolher seu marido).

E o ponto alto dos figurinos desta personagem, são os macacões, apesar dela usar um vestido, este sempre tem a parte de cima, parecido como um macacão, por quê será ?


lili em eramos seis e revista de moda anos 30


Porque uma vez que a dona Genu era péssima com cozinha, vemos que Lili (Triz Pariz) precisava em alguns momentos, assumir as tarefas do lar, como ajudar o pai a cozinhar, lembra a cena que ela resolve fazer um bolo para o Julinho e depois ele dá o bolo nela, para ficar com a Soraia. 


Triz Pariz em Eramos Seis


Então o figurino da Lili (Triz Pariz) também pode nos mostrar as primeiras roupas para uma mulher que não procurava apenas ter um visual impecável, que precisaria de uma roupa mais prática, para o dia a dia, e estes looks provavelmente foram inspirados em roupas desta década, não foram inventadas. 

Vejam os desenhos das revistas de 1930, neste faz parte do guarda roupa feminino roupas mais práticas para o dia a dia, reparem que a na modelo de calças esta segura uma vassoura na mão, logo os looks estilo Lili seriam para o trabalho de casa. 


resvista de moda com roupas da lili de eramos seis


A Isabel (Giulia Buscatio) que por sua vez não ajudava em nada no trabalho de casa, não vemos este tipo de figurino, ela sempre estava mais arrumada, mesmo nas cenas em que ela estava dentro de casa. 

E por último temos o vestido de noiva da Lili (Triz Pariz), ela se casa com o Marcelo, a cena é breve, Lola (Glória Pires) e Genu estão conversando e a mãe dela descreve que a filha se casou, detalhe que a Triz Pariz tem os olhos claros ela passou a novela inteira, com lentes de contatos provavelmente, para deixar os olhos na cor castanho e nesta cena ela aparece com os olhos naturais, por que deste fato inusitado, nem nossa equipe conseguiu descobrir. 


Vestido de noiva da lili (Triz Pariz)


Infelizmente não conseguimos uma foto boa do look de noiva da Lili (Triz Pariz), a imagem abaixo da família inteira é possível ver os detalhes do vestido de noiva.


familia dona genu em eramos seis no casamento da lili

Comentários

Novidades:

Siga a gente