Figurino: Titanic Filme e Minissérie (1996)

E o post de hoje é sobre uma minissérie (também conhecida como filme) que retrata a história do Titanic, lançada em 1996, não confunda essa história com o famoso filme Titanic (1997), de James Cameron, são trabalhos diferentes, venha conhecer os figurinos da protagonista Isabela (Catherine Zeta Jones) e veja esta outra versão sobre o navio e a moda em 1912.


Figurino Titanic filme 1996



Um ano antes do filme de James Cameron, chegar aos cinemas, uma minissérie sobre o mesmo assunto passou na TV, o sucesso da história de Jack e Rose foi tão grande que este outro trabalho na época (um mundo sem o poder da internet atual) passou despercebido, esta minissérie chegou a ser exibida no SBT, como filme algumas vezes nos anos 2000. 


Cena do jantar em titanic



São trabalhos distintos, no sentido que o filme que conhecemos nos apresenta um casal Romeu e Julieta, a história é bem focada em Jack e Rose, os personagens históricos (da primeira classe) aparecem de forma reduzida, na minissérie, temos várias histórias paralelas e os personagens reais já conhecidos como Molly Brown, Capitão Smith e sua tripulação, John Jacob Astor e sua mulher Madeleine, entre outros acabam tendo um papel um pouco maior, porém os atores não são tão parecidos com as pessoas que eles representam, em Titanic (1997) a maioria dos atores, que viveram os passageiros "reais", tiveram uma caracterização mais fiel a quem eles representavam.  


Madaleine Astor em Titanic 1996


Na imagem abaixo temos a Molly Brown nos dois filmes, na primeira foto neste e na do lado na história de James Cameron, vejam que ambas usam um vestido preto brilhante, tem cabelo puxado para o vermelho, porém a Molly da primeira foto é bem mais jovial, ela também aparece mais nesta história, do que no filme de 1997, porém em ambas a personagem é vista como uma pessoa vulgar. A Molly Brown do James Cameron esta mais parecida com a verdadeira fisicamente. 


Molly Brown em Titanic filmes diferentes
Molly Brown em Titanic 1996 e ao lado em Titanic (Kate Bates) de 1997


Nesta história temos um casal principal discreto, Isabela (Catherine Zeta Jones) e Wynn Parker (Peter Gallagher) , ambos tiveram um romance no passado, ela casou-se com outro homem, e eles se encontram na primeira classe do Titanic e decidem viver este romance, de forma anônima enquanto, o marido de Isabela a espera em Nova York.


cena do filme titanic 1996 isabela e madaleine


Na cena de embarque Isabela (Catherine Zeta Jones) reencontra seu antigo amor, ela está de luto devido a morte de sua tia, aliás sabiam que no roteiro original de Titanic (1997) a Rose (Kate Winslet) na cena do embarque iria estar de roupa de luto, devido a sua tristeza pelo futuro casamento com Call (Billy Zane), este fato como todos sabem foi modificado, não se sabe se o filme deste post foi o motivo ou não, afinal duas histórias sobre o mesmo navio, com duas protagonistas vestindo preto na cena de embarque, não teria como passar despercebido.


Figurino Titanic filme de 1996
Isabela Paradise (Catherine Zeta Jones), vestido de luto em 1912


Além deste casal temos também um personagem que representa a terceira classe, que embarcou no navio para furtar os passageiros e outros como uma empregada ladra de bebês, uma família rica, uma humilde. No requisito figurino que é o que analisamos neste post, os figurinos da Isabela (Catherine Zeta Jones) não deixam nada a desejar, a moda de 1912 é bem apresentada neste filme, além das regras da sociedade da época. Em uma entrevista do diretor desta minissérie/filme ele comenta que James Cameron usou o mesmo lugar que ele para alugar os figurinos do filme dele. 


Catherine Zeta Jones em Titanic 1996


Outro detalhe é que no filme de 1997, os figurinos são um pouco mais suntuosos, nos dois filmes a moda é fiel a época, porém na história do James Cameron, há pequenos detalhes como os chapéus extravagantes da mãe da Rose e de suas amigas, que marcam mais a moda de 1912.

Após Isabela (Catherine Zeta Jones)  se entender com o Wyn Parker (Peter Gallagher) , ela resolve tirar o luto em plena viagem  e aparece com este vestido vermelho, durante o jantar e até dança tango com o boy , fato que deixou as fofoqueiras de plantão chocadas. 


Figurino de jantar de Isabela em Titanic


Ela decide em certo momento fugir com o seu amor, então Isabela (Catherine Zeta Jones) vai a cabine de telegramas enviar um recado para o seu marido, o telegrafo estava quebrado (isso as vésperas do dia do naufrágio) e a equipe cheia de recados parados, para enviar, logo o recado dela entrou nesta fila, no meio disso tudo o navio colide com o Iceberg.


Vestido de festa em 1912 no filme Titanic




Rose (Kate Winslet) e Isabela (Catherine Zeta Jones) são personagens diferentes apesar das duas representarem a primeira classe do famoso navio. A maior distinção entre as duas é que a primeira é um pouco mais rebelde, da segunda parte do filme em diante ela cria coragem de jogar sua vida de menina rica fora, para seguir com Jack (Leonardo di Caprio) a Isabela (Catherine Zeta Jones) por sua vez parece não ter toda esta coragem.


Moda em 1912 Titanc


Caso você queira saber quem sobreviveu ou não nesta história, se o casal principal teve um final feliz, ou não, assista o filme (aqui não contamos o final das histórias os famosos spolliers). 

looks da isabela em titanic 1996


E se você também gosta do assunto Titanic e principalmente da moda no ano de 1912, veja os posts que fizemos sobre a personagem Rose (Kate Winslet) do famoso filme de James Cameron:

Comentários

Novidades:

Siga a gente