Ana Paula Arósio Biografia | Anos 90

E o hoje relembraremos a trajetória da Ana Paula Arósio, uma das atrizes mais belas e famosas da década de noventa, relembre e conheça um pouco sobre a história desta excelente profissional que optou pelo anonimato. 


Ana Paula Arósio Eramos Seis


Se você viveu na década de noventa, com certeza se lembrará dela,  filha de Claudete Aparecida e Carlos Arósio, ela tem um irmão mais novo Marcos, Ana Paula Arósio nasceu em 1975, em São Paulo, vinda de uma família de classe média. 


Ana Paula Arósio fotos


Em entrevista a Marília Gabriela, ela relatou que a principio seu nome seria Rebeca, porém os país acabaram decidindo por Paula e o Ana seria em homenagem a sua avó. 

 Começou a carreira com 12 anos, como modelo ela foi descoberta em um supermercado pela esposa do dono de uma agência de atores, na época o casal estava abrindo uma agência de modelos a Estilo, e esta booker chamou a Ana e seu irmão para a agência, ambos crianças muito bonitas.


Ana Paula Arósio inicio das carreira


Em entrevista ela relatou que convenceu sua mãe e leva-la na agência pois queria a todo custo um mobilete (bicicleta motorizada) e ela viu o trabalho como uma oportunidade de conseguir comprar este. De acordo com a própria Ana um dos seus primeiros trabalhos foi uma capa para revista Capricho e um comercial da Fiat, onde fez figuração. 

Chegou a morar no Japão, para trabalhar como modelo, voltou para o Brasil a convite do diretor Nilton Travesso, que estava interessado em investir em sua carreira. 

  • Início na televisão 

Aos 16 anos ela foi para o SBT, onde fez as novelas Os Ossos do Barão (1997), como a protagonista Isabel e uma participação em Éramos Seis (1994), na trama ela viveu a Amanda que era a namorada do Carlos, na versão da Globo que terminou este ano, a personagem chamava Mabel. 


Ana paula arósio jovem


Ana chegou a cursar faculdade de Letras, desistindo por conta da carreira de atriz. 

E logo após estes trabalhos ela foi chamada pela Globo, para fazer a minissérie Hilda Furacão, que contava a história de uma menina rica, que resolve viver na noite e acaba se apaixonando por um Frade, nessa época ela estava com 22 anos e como ainda tinha um contrato com o SBT, um acordo entre ambas as emissoras foi feito, para que a atriz pudesse gravar este trabalho, as gravações duraram três meses e depois ela voltou para o SBT. 


A atriz ana paula arósio jovem


Logo depois do final desta, ela fez uma peça de teatro e também engatou um namoro com o Tarcísio Filho, para quem não sabe ele foi o Alfredo em na versão do SBT de Éramos Seis, um ano antes ela estava noiva e com o casamento marcado, quando seu noivo se suicidou na sua frente. 

  • Carreira na Globo 

Após Hilda Furação meses depois Ana começou a gravar a novela Terra Nostra, um dos maiores sucessos dos anos noventa, a trama retrata a vinda de imigrantes italianos para o Brasil, após o final da escravidão, Ana Paula vivia Giuliana / Juliana, uma imigrante italiana que se apaixona por Mateo, eles se conhecem no navio e depois se perdem um do outro. Para vocês terem idéia a novela chegou a ter 50 pontos de ibope. 


Giuliana e Mateo Terra Nostra
Terra Nostra novela 


Logo depois ela fez a Minissérie Os Maias (2001), baseado no livro de Eça de Queiroz, onde dois irmãos são separados após o fim do casamento de seus pais, e acabam tendo um romance quando adultos (sem saber é óbvio) que eram parentes. 

Assumiu um romance com Michel Bercovitti, seu colega de teatro e também estreou uma campanha para cabelos da L´oreal Paris, chegou a estar no Festival em Cannes representando a marca. 

No ano seguinte ela fez a novela Esperança (2002), que não foi tão bem aceita pelo público, a trama contava novamente com fazendeiros e italianos, agora após a queda da bolsa de 1929, no caso ela vivia Camile, uma moça judia que se apaixona pelo italiano Tony, a personagem tinha um pouco de vilania. 

Dois anos depois ela estreou a minissérie em homenagem aos 450 anos de São Paulo, Um só Coração, onde viveu Yolanda Penteado, uma mulher nascida em uma família tradicional paulistana, que se apaixona por Martin um rapaz pobre e comunista, a trama mostra o crescimento da cidade, através da trajetória de Yolanda. 


Um Só coração com Ana Paula Arósio
Semana de Arte Moderna Yolanda figurino


Este é um dos meus trabalhos preferidos da Ana, nós já falamos desta minissérie por aqui antes. E no ano seguinte mais um trabalho de época, a minissérie Mad Maria, que contava a chegada dos trens a região da Amazônia, a história se passava no meio de uma construção na floresta.

Em 2006, ela viveu sua primeira personagem em tempos atuais, sem ser de época, a Olivia em Páginas da Vida. E em 2008 ela estreou novamente uma novela de época Ciranda de Pedra, que foi inspirada no livro de Lygia Fagundes Telles, a trama não foi muito bem de ibope. 

Em 2009, começou um namoro com seu atual marido arquiteto e cavalheiro Henrique Pinheiro. 

  • Saída da Globo 
Em 2010 ela estreou a minissérie Na forma da Lei, como a delegada Ana Beatriz e após este trabalho no ano seguinte Ana Paula Arósio foi escalada para ser a protagonista da novela Insensato Coração, ela chegou a gravar algumas cenas, porém desistiu do trabalho, o que saiu na imprensa é que ela não gostou do personagem, porém também há relatos que ela teria sido desligada pelo fato de estar faltando nas gravações, não se sabe ao certo que realmente aconteceu. 

Naquele mesmo ano ela iria  estrear a peça Macbeth, porém acabou desistindo desta também. 

E após desistir da novela em dezembro de 2010 ela pediu a rescisão de contrato com a Globo, neste mesmo ano, no dia em que completou 35 anos (16 de julho) se casou com Henrique Pinheiro em seu sítio em Santa Rita do Passa Quatro no interior de SP. 


Ana Paula Arósio e marido


Em várias entrevistas ela alega ter um sítio em Itu se ela vendeu o sítio ou então trocou o nome das cidades nas entrevistas por conta de privacidade não sabemos. 

A Record tentou contrata-la para a novela Vitória (2014), na tentativa de convence-la chegaram a propor que as gravações fossem feitas no sitio onde ela morava, para que ela não tivesse que sair de casa, mas assim mesmo ela não quis. 

  • Vida fora da TV e entrevistas

Depois de 2010 ela não fez mais nenhum trabalho para TV ou teatro. Chegou a estrear dois filmes A floresta que se move (2015) e Primavera (2018).

Em 2001 quando ainda estava na TV em uma entrevista com a Marília Gabriela, a Ana admitiu se achar uma pessoa reservada, gostar de fazer novelas de época e que não ter interesse em estampar uma capa de revista sensual. 

Também admitiu adorar dançar, porém não ser uma pessoa que estava presente em todos os eventos sociais apesar de frequentar estes. Logo ela não parecia ser uma pessoa tímida, uma vez que trabalhava como modelo e atriz e também não aparentava ter vergonha de se jogar em uma pista de dança. Também admitiu manter contato com a família por telefone (ela morava no Rio).

Neste mesmo ano, em entrevista ao Jô Soares, alegou que quando adolescente sonhava em ser veterinária,  e que chegou a ter 17 cavalos e que adorava cuidar deles, sendo desde criança apaixonada por animais. 

Na entrevista do Jô detalhes da sua vida pessoal como infância, família não são abordados apenas os cavalos. 


Ana e Jô em entrevista


  • O que aconteceu após 2010 

Em 2012, o programa da Adriane Galisteu conversou com a mãe da Ana, um site fofocas republicou esta por escrito, onde ela relatava não ter contato com a filha há alguns meses, na época a atriz morava no sítio com o marido. 

A dona Claudete admitiu que a família não queria a filha no meio artístico a principio foram contra e que ela havia mudado após entrar na Globo, que a própria Ana, não queria que a impressa soubesse sobre sua vida pessoal e havia pedido para a família não comentar nada sobre ela.

Em 2014, o cabeleireiro Duda Molinos, publicou uma foto da atriz em seu salão, pelo fato dela estar sem aliança surgiram boatos de separação, o que foi negado pelo próprio Duda que disse a impressa que Ana estava casada, bem e feliz.


Ana Arósio no salão de Duda Molinos


Em 2015, Ana e o marido mudaram se para uma pequena cidade na Inglaterra, neste mesmo ano o pai da atriz Carlos Arósio faleceu em São José do Rio Preto, interior de SP, ela não compareceu ao enterro, não há relatos da família sobre o motivo, os sites apenas publicaram sobre a morte do Sr. Carlos. 

Neste mesmo ano o marido dela ganhou uma medalha, nos Jogos Pan Americanos de Toronto e alguns sites publicaram fotos do casal neste evento e esta foi a última aparição (matéria pública) sobre a Ana Paula Arósio, desde então não há nada na internet sobre seu paradeiro. Atualmente ela tem 45 anos, não tem filhos e mora no exterior (última notícia da mídia) com o marido.


Ana Paula Arósio no Pan Americano 2015


Em 2019, saiu uma matéria sobre o ator Thiago Lacerda, no ano que a novela Terra Nostra completaria 20 anos, Thiago teria interesse em fazer algum trabalho (no teatro supostamente) e gostaria de chamar a Ana para este, porém não conseguiu contato com ela (link da matéria)

Em sua última entrevista a imprensa na época do filme A floresta que se move, ao ser perguntada sobre sua volta as novelas ela não descartou a possibilidade, apenas disse vamos ver e alegou ter interesse em fazer cinema. 

LEIA TAMBÉM: 


  • Desistir da fama 
Alguns dizem que ela teria tido a síndrome de Greta Garbo, uma atriz de muito sucesso da década de trinta, que após a Segunda Guerra, largou Hollywood, não querendo mais ser famosa. 

Na verdade além da Ana, outros atores Globais também desistiram da fama, como a Cecília Dassi, que estreou ainda criança em Por Amor, hoje ela é Psicóloga (ele chegou a ter um canal no Youtube sobre Psicologia), o ator David Lucas, também entrou na emissora criança em Alma Gêmea, fez inúmeras novelas do Walcyr Carrasco a última Êta Mundo Bom, ele também está em Fina Estampa, atualmente segue outra carreira. 

No caso da Ana Paula Arósio como ela não falou sobre o assunto, não concedeu nenhuma entrevista, a família dela também não fala sobre o assunto, por ela ter sido um dos principais nomes da década de noventa, vários sites especulam o que poderia ter acontecido. 

Se ela tivesse se decepcionado apenas com a emissora onde trabalhava, ela poderia ter continuado no teatro ou na Record, como vários outros atores fizeram. No caso ela aparentemente desistiu da TV e do teatro. O real motivo nunca foi mencionado por ela. 

Comentários

Novidades:

Siga a gente