Filme Matilda e Nicolau II História e Figurino

 O post de hoje é sobre um verdadeiro Bafafá da família Romanov, monarcas que governaram a Rússia por trezentos anos, o filme Matilda (2017) retrata o romance do Czar Nicolau II com esta bailarina, antes de seu casamento com Alexandra Fedorovna. Veja os figurinos que remetem a moda na última década de 1800. 


poster filme Matilda



  • Quem foi Nicolau II ?

Caso você nunca tenha ouvido falar deles, Nicolau II foi o último governante da Rússia, e existe uma lenda envolvendo sua filha mais nova Anastasia, conhecida como a princesa perdida que teria sobrevivido ao massacre de sua família, o que não aconteceu. Nos anos noventa um desenho infantil sobre esta princesa foi lançado.

  • Nicolau II antes do trono

Logo este filme retrata a vida de solteiro do Nicolau, antes dele virar Czar, aos 22 anos ele se envolveu com a bailarina Mathilda, era comum os monarcas russos se envolverem com artistas durante a vida de solteiro. 


matilda e nicolau correndo na chuva



Dizem que o pai do Nicolau, o Alexandre, foi o único Romanov a não ter caso com bailarinas, fofocas a parte. Após a morte repentina do pai, o Nicolau precisa ser coroado, na época ele estava noivo da princesa Alix de Hesse, o pai dele morreu quinze dias antes do casamento, logo ele já tinha aprovado a união. 

A cena do filme em que o casal está em uma sessão espirita, tentando entrar em contato com o pai do Nicolau (já falecido) para receber sua benção, não é real. O interesse da Alix por questões misticas surgiu devido a hemofilia de seu único filho, para mantê-lo vivo por conta  da falta de medicina na época ela recorreu a curandeiros, como o Rasputin que acabou interferindo na política do país, a Matilda por sua vez nunca foi vista como um problema para o governo Russo. 


Figurino do filme Matilda

  • Nicolau II e Alix de Hesse

Este filme causou muito polêmica pois de acordo com historiadores, Nicolau e Alexandra se casaram por amor algo raríssimo na época. Ele conheceu a esposa quando ela tinha 12 anos e ele 16, voltaram a se encontrar anos depois no casamento da irmã da Alix ele decidiu que seria ela. 


cena do filme Matilda, casamento do Nicolau II


A família a início foi contra, eles queriam uma princesa filha de um monarca reinante, o pai da Alix não estava na linha de sucessão de nenhum reino, e dizem que ela era  neta preferida da Rainha Victória e que esta queria que a Alix fosse a futura rainha da Inglaterra. O vestido preto é devido ao luto, pela morte de Alexandre III.

Alexandra ficou sabendo da existencia de Mathilda, após o noivado, Nicolau terminou com a bailarina e esta enviou cartas para a futura imperatriz contando do romance, achando que ela desistiria do noivado.

O casal conversou sobre isso e se acertaram, no filme ela fica sabendo sobre a bailarina após uma apresentação. Realmente Mathilda chegou a se apresentar tendo a família imperial na platéia porém o casamento já havia acontecido. 

Nicolau e Alexandra em Mathilda



O romance dele com a Mathilda durou cerda de três anos, ele realmente deu a ela uma casa para morar, porém não há relatos que ela não teria aceitado o fim do relacionamento, realmente este acabou devido ao casamento do futuro Czar com a Alix. Abaixo uma foto da verdadeira Matilda e a um figurino do filme. 


a verdadeira mathilda com colar e o mesmo no filme



Na cena abaixo seria quando o casal se conhece, na verdade isso ocorreu na formatura de Mathilda como bailarina, ela sentou ao lado de Alexandre III e Nicolau ao seu lado e ela não ganhou jóia no primeiro dia, o romance demorou para engatar. Uma outra bailarina também supostamente seria pretendente a amante dele, por algum motivo não deu certo e ele se interessou pela Mathilda. 

Mathilda e Nicolau cena encontro



Tanto que após romper com o Nicolau, ela teve caso com dois primos dele e veio a se casar com um deles (ela entrou para a família Romanov). Abaixo novamente uma referência usada no filme.


mathilde real e no filme



O filme passa a impressão que o Nicolau estava sendo obrigado a se casar, o que não é verdade existem cartas de amor dela para a Alix, antes do casamento. De acordo com os historiadores a única vez que ele foi contra a família e impôs sua vontade foi devido a escolha da noiva. Ele só aceitaria se casar com a Alix.

Como nenhuma outra princesa aceitou ele como noivo (devido ao fato da troca de religião, a Czarina deveria se converter para a Igreja Ortodoxa Russa), a família aceitou ela.


Alexandra e Nicolau em Matilda


Tem uma cena em que o pai dele mostra uma foto da princesa, tentando "empurrar" ela para ele, o que não é verdade. Porém o acidente do trem e o fato do Alexandre levantar o teto do vagão sozinho, sim é um fato verídico, ele era um homem de dois metros de altura, forte, saudável e faleceu devido a uma insuficiência renal, repentinamente. 

No filme a morte dele não é retratada em nenhuma cena, porém devido ao acidente do trem algumas pessoas podem pensar que ele faleceu por conta disso. Os acontecimentos históricos são muito distorcidos. 

O fato real da história é  o relacionamento do casal principal, porém a grande maioria das outras cenas é ficção. A presença da Mathilda na coroação do Czar (cena abaixo), também não aconteceu (muito menos o desmaio dele). Não há relatos (aos menos na internet) de que a Alexandra sabia do caso dos dois e mesmo que soubesse dificilmente ela faria alguma coisa.


Matilda Filme cena da coroação


Naquela época era muito comum devido ao fato dos casamentos serem arranjados, os monarcas terem amantes (como D. Pedro, porém de forma mais discreta o caso dele com a Domitila virou assunto internacional) e as esposas não corriam atrás disso. 


Filme Matilda cena coroação

  • O que aconteceu com Matilda ? 

Após a revolução Russa, a Matilda foge para Paris com seu marido Andrei Romanov, com quem ela teve um filho. 

E Chegou a se converter para a igreja católica e trocar de nome (Maria). Abriu uma escola de Ballet e virou professora, também escreveu um livro contando sua memórias de bailarina e morreu aos 100 anos. Foi sepultada na Rússia, existe a lenda que na casa onde ela vivia esta enterrado um tesouro com jóias dos Romanov.

Porém o que eu encontrei de informação é que ela perdeu as jóias antes de fugir da Rússia, ou em cassinos. 


Matilda cena da coroação

  • Mais uma filha do Czar perdida ?

Nos anos trinta quando várias mulheres surgiram dizendo ser a Anastacia Romanov, chegou-se a cogitar que uma delas, a Ana Anderson que foi a falsante mais famosa, seria filha da Matilda com o Nicolau, há rumores que o primeiro filho da Mathilda teria sido uma menina e que esta foi criada pelo irmão dela, como sua sobrinha logo esta poderia ser filha do Nicolau (porém não era a Ana Anderson).

As mulheres que se passavam por Anastacia queriam a herança do Czar, se a Matilda tivesse uma filha Romanov, ela poderia ter contestado a herança o que nunca aconteceu.

O filme retrata uma história de amor impossível, sem interesses, nos diários de solteiro do Czar ela é mencionada, porém após seu casamento não há relatos sobre ela, e nem casos públicos (ao menos) de amantes que o Nicolau poderia ter tido após o casamento existem, logo seria uma paixão com ponto final.

Devido a isso o filme não foi bem aceito pelo povo Russo, também pelo fato da família Romanov ter sido canonizada, logo eles viraram santos na Russia. Então está história passou a não ser bem vista. 


Comentários

Novidades:

Siga a gente