Século XIX: Roupas e esportes

E hoje mostraremos como as pessoas praticavam esportes no século XIX  em uma época que não existiam muitas opções de roupas neste segmento e como eram estas vestimentas.


mulher com bicicleta em 1800


E para quem não sabe a partir da década de trinta, o tema esporte ganhou ascensão principalmente pelas classes mais abastadas, devido a isso roupas próprias para práticas esportivas foram criadas.

Apesar da moda feminina da época ainda ser exclusivamente de vestidos e saias, as mulheres usavam calças (apenas para práticas esportivas), nos anos vinte a Coco Chanel tentou incluir calças no guarda roupa feminino do dia a dia, porém o público não aderiu a moda, dez anos depois elas foram aceitas apenas nesta condição. Na década de cinquenta, as marcas começaram a incluir em suas coleções opções de roupas esportivas.

Porém a prática de exercícios físicos, sempre existiu muito antes do século XX (vinte) e o que as pessoas vestiam ?

  • Ir a Praia no século XIX

O costume de ir a praia para nadar, tomar sol e ficar bronzeado, surgiu no século XX (vinte), porém antes deste as pessoas frequentavam a praia apenas para andar, ou no máximo, molhar os pés na beira do mar.

E roupas normais do dia a dia eram usadas para isso, no filme Sissi (nós já mostramos os maravilhosos figurinos por aqui) que se passa em meados de 1800, a Imperatriz Sissi sai para dar uma volta com a mãe na praia com um vestido da época. E isso não é ficção, realmente era um costume da época. 


Cena da praia do filme Sissi


As irmãs Romanovs (filhas do último rei da Rússia Nicolau II), também tinham o costume de ir a praia com roupas da época. Claro que em 1910, as vestimentas eram um pouco mais práticas em comparação a época da Sissi (1800) porém o costume era o mesmo, apenas andar pela areia ou molhar os pés.


As princesas Anastasia, Maria e a czarina Alexandra no mar
Anastacia e Maria com a Czarina Alexandra


E detalhe que após uma temporada na praia, as meninas foram apresentadas ao príncipe da Iugoslávia, havia um certo interesse de casa-lo com a Olga Romanov (que era a filha mais velha), porém a mãe do rapaz achou um absurdo o fato das meninas estarem muito queimadas de sol (ela achou que elas estavam "feias") devido a esta viagem que a família havia acabado de fazer.

As primeiras vestimentas de praia surgiram na época da Belle Époque (1871-1914). Nos anos vinte ir a praia para entrar no mar, já era algo mais comum, roupas apropriadas para praia já existiam. 

  • Equitação roupas 

A equitação é uma prática esportiva muito antiga e que era  aceitava para mulheres, apesar destas não terem muita liberdade na vida social antes do século XX, porém passear a cavalo era algo permitido pela sociedade.

Anterior a 1800 o conceito de usar uma roupa do dia a dia para montaria, já existia o famoso vestido preto com chapéu (da imagem abaixo) seria o traje que iria perdurar por todo o período de 1800 na Europa. Na foto abaixo temos a 
verdadeira Imperatriz da Austria Sissi, em meados de 1860. 


Imperatriz Sissi em cavalo
Imperatriz Sissi era apaixonada por Cavalos


A seguir vocês visualizam uma realidade diferente, mulheres cowboys no EUA, mulheres que deveriam viver em zona rural, provavelmente elas não estavam andando a cavalo, como esporte. 

Vejam que são situações bem diferentes porém em ambas as roupas rotineiras eram usadas. 

Lembrando que da imagem da Sissi em 1860 para a foto abaixo existe um espaço de tempo considerável.


Mulheres EUA 1900 e cavalos


Lembram a cena do filme Titanic, do Jack (Leonardo di Caprio) e a Rose (Kate Winslet) conversando sobre andar a cavalo em Santa Mônica feito um cowboy, com um perna de cada lado, o filme se passa em 1912 e vejam a cara de espanto da Rose durante a conversa. Assistam a cena para entender. 




Dizem que a avó de D. João de Portugal, adorava andar a cavalo usando calças masculina (na ausência de opções de roupas adequadas para mulheres) e devido a isso uma saia própria para equitação foi criada. No post que fizemos sobre a história das roupas de Hipismo, falamos bastante sobre equitação e vestimenta. 


LEIA TAMBÉM: 


  • Roupas de Tênis em XIX 
E o tênis, muito conhecido inicialmente como um esporte mais elitista, também era praticado em outras épocas, historiadores acreditam que o esporte tenha surgido inicialmente no século XII (dezoito), abaixo uma gravura de uma partida em meados de 1600.

 Lembrando que as roupas na idade média não eram nada práticas, comparadas ao séculos posteriores.


jogo de tenis na idade média


Porém foi em 1800 na Inglaterra que o esporte ganhou os moldes que conhecemos hoje estando presente nas Olímpiadas desde 1896. 

Na imagem abaixo temos as princesas Romanov, com os oficiais, vejam que eles jogavam tênis usando seus uniformes. A imagem e o vídeo a seguir são de 1910 (seria início do século XX). 


irmãs romanovs com oficiais
Tatiana e Olga entre Oficiais


Vejam a seguir a imagem da partida, o figurino da moça no vídeo abaixo é alguns anos depois da foto acima. 


partida de tenis em 1910


E sim naquela época o mesmo conceito de usar roupas cotidianas para praticar Tênis era usado.

De certa forma conforme a moda feminina evoluía e se tornava mais confortável e prática, isso indiretamente ajudava na prática de esportes.

Então na imagem abaixo vocês podem observar uma mulher em 1900, 1910 (Tatiana Romanov) e em 1930 (a última imagem) quando a "roupas de esporte" começaram a evoluir. 

Vejam que a primeira imagem (1900) seria século XIX, a segunda 1910 e terceira do século XX, porém apenas vinte anos depois (da segunda iamgem) em 1930, que a vestimenta deste esporte iria evoluir e ganhar roupas específicas e mais adequadas. 


mulheres tenistas em 1910 a 1930


  • Mulheres e Ciclismo
Assim como na Equitação, andar de bicicleta era uma prática livre para mulheres no século XIX e uma roupa mais apropriada para o esporte, foi desenvolvida uma espécie de saia calça Blommer, criação de Amelia Bloomer e um casaco, próprio para usar com esta. Andar de bicicleta também levou as mulheres a terem uma vida um pouco mais livres, com estas elas não dependiam dos homens para se locomoverem, dizem que este costume foi um dos primeiros indícios da emancipação feminina.

Então como vocês puderam perceber ciclismo e equitação foram uma das primeiras práticas esportivas a terem "roupas próprias", uma vez que as vestimentas da época seriam inviáveis para a prática destas. 

Volto a lembrar que neste post vocês estão vendo um pouco sobre este tema, existe muito mais sobre atividades físicas e roupas a ser discutido. 



Mulher com Calça bloomer
A famosa calça bloomer


Fontes: 

cavalus.com.br/cultura-e-estilo/moda/evolucao-das-roupas-das-cowgirls-ao-longo-dos-anos/

vadebike.org/2013/03/bicicleta-emancipacao-feminina/


Comentários

Novidades:

Siga a gente