Sharon Tate Looks | Moda anos 60

 E o post de hoje é uma homenagem, vamos relembrar um pouco da moda dos anos sessenta (principalmente nos anos de 1968 e 1969), através dos looks da atriz Sharon Tate.


sharon tate com roupa anos 60



  • Quem foi Sharon Tate ?

Sharon Marie Tate Polanski era uma atriz americana e modelo em começo de carreira, ela sonhava com um papel de destaque como protagonista, durante os anos 60 participou de alguns filmes, assim mesmo a maioria das fotos dela encontradas internet são de 1968 e 1969. 

A foto abaixo remete a primeira parte da década e a imagem a seguir ao final desta década vejam a diferença de cabelo e vestimenta. 




Aparentemente logo após seu romance com o diretor Roman Polanski ela passou a ser fotografada com mais frequência pela mídia da época, eles ficaram juntos durante três anos. 


Sharon Tate em festa



Ela faleceu em Agosto de 1969, aos 26 anos, porém muito de seus looks (principalmente dos dois últimos anos de vida) representam a moda dos anos setenta. 

Podemos dizer que não apenas a moda porém a mulher dos anos setenta no final da década anterior já estava a surgir. 

O maravilhoso casaco de couro da imagem abaixo foi retratado no filme Era uma vez Hollywood, a Sharon Tate (Margot Robbie) é uma das personagens desta história e os figurinos foram inspirados nos looks dela, ou seja, não foram feitas reproduções fiéis de suas roupas. Tem post sobre este filme por aqui


Sharon Tate com casaco de oncinha

  • Os Anos 70 


Para quem não sabe a década de 70 é considerada um divisor de águas na sociedade, foi durante estes anos que a sociedade moderna que conhecemos hoje começou a se transformar. 

Uma liberdade maior no modo de se vestir e de agir começaram a surgir, o divórcio também chegou no Brasil neste período. Mulheres indo para o mercado de trabalho e cursando faculdades (a partir dos anos 70 classes mistas surgiram nos EUA), começaram a ser frequentes. 

Voltando a lembrar que a Sharon Tate não viveu na década de setenta, apenas até o ano anterior 1969, porém a figura feminina que estaria por vir já fazia parte de sua personalidade. 


Sharon Tate e Roman Polanski


  • Estilo Sharon Tate 

Sharon foi considerada por muitos a futura nova Marilyn Monroe, ela usava roupas sensuais (porém nada vulgar), a mini saia era a grande novidade da década. 

No estilo dela consta vestidos curtos simples, casacos de pele e óculos escuros. As batas que estariam em alta na década de setenta, já eram vistas em fotos dela, porém não sei se estes eram trabalhos como modelo ou roupas pessoais (logo elas ficarão para um outro post). 


Sharon Tate roupa estampada


Em seu site oficial mantido por sua irmã Debra Tate está escrito que ela teve alguns erros de agenciamento em sua carreira, acho que um deles foi tentar firmar uma imagem sensual, como meio para se tornar conhecida talvez. 

Na década de 50 e 60 filmes românticos e estilo princesa faziam sucesso com o público com mais frequência, a Sharon ia na contra mão destes papéis. Alguns sites afirmam que ela teria talento para comédia. 


Sharon Tate vestidos diferentes


Até o próprio filme o Vale das Bonecas (1966), trabalho mais famoso da Sharon Tate, envolve assuntos como aborto, drogas, vida por trás da fama em Hollywood, ele é bem realista, logo uma atriz já consagrada talvez não aceitasse o papel, na época havia muito preconceito com temas polêmicos, o filme Bonequinha de Luxo de 1961, foi reescrito a partir da imagem da atriz Audrey Hepburn, uma vez que o roteiro original não era compatível com a imagem dela. 

Marilyn Monroe por exemplo sofria com o rotulo de mulher sensual, aos 36 anos, ela queria ser atriz (com papéis diferentes) porém não conseguia trabalhos que fugissem desta imagem. 

No caso da Sharon Tate seu relacionamento com Roman Polanski, talvez a fez ser mais conhecida pelo fato de ser esposa dele do que uma atriz de sucesso (Sharon estava trabalhando para isso). 


Sharon Tate e a moda 1968


Uma coisa que é visível na moda do final dos anos sesenta e da década posterior é como os looks parecem atemporais, vejam que jeans e camiseta, algo tão comum aos dias de hoje já estavam presentes nos looks da Sharon a cinquenta anos atrás. Se ela tinha ou não um Stylist para ajuda-la a se vestir não há relatos, acredito que não. 


Sharon Tate de jeans e camiseta com Roman na praia


LEIA TAMBÉM: 



Ela não chegou a estourar em Hollywood, faltou um papel que torna-se sua imagem eterna, como Audrey Hepburn teve em Bonequinha de Luxo, Rommy Shinaider em Sissi, Liz Taylor em Cleópatra. Infelizmente ela não teve tempo para isso. 

E o nome Sharon Tate acabou sendo conhecido, pelos terríveis acontecimentos de sua morte (a casa de Sharon foi invadida e todos foram mortos) e por ser esposa de um diretor famoso da época. Após o crime sua mãe Doris Tate dedicou sua vida para que os assassinos de Sharon e das demais vítimas nunca ganhassem a liberdade. 

O vestido abaixo é do Globo de Ouro, onde a atriz foi indicada na categoria revelação por O Vale das Bonecas e ele é da marca Alba a mesma fez o vestido de casamento de Sharon. 


Roman e Sharon Tate



E o direito que os parentes das vítimas pudessem confrontar os culpados durante o júri, este foi o verdadeiro legado deixado por ela. 

Assim mesmo seu trabalho no cinema, vale a pena ser conhecido e também seu estilo de se vestir.  Em Janeiro deste ano ela completaria 78 anos. 

Comentários

Siga a gente