Gênesis Rainha: Coroa e Jóias Enlila

E hoje mostraremos as jóias (Coroas, brincos e mais) da Rainha de Ur dos Caldeus, Geme Enlila (Maria Joana) da novela bíblica Gênesis, conheça a verdadeira história dela e a origem de seus acessórios. 


Rainha enlila (Maria Joana) em Genesis



Gênesis Novela 

É a nova novela da Record que conta a origem do homem, desde o tempo de Adão e Eva até os tempos de Abrahão. Atualmente estamos assistindo a passagem de Terá (Angelo Paes Leme) e Amat, pela cidade de Ur dos Caldeus. 

Terá (Angelo Paes Leme) é um personagem bíblico, descrito como pai de Abrahão. Por sua vez o rei Ibi Sim (Felipe Roque), a rainha Enlila (Maria Joana) e a cidade da novela são fatos históricos, além de ser mencionada na bíblia, há relatos arqueológicos sobre Ur dos Caldeus e estes personagens. 


Enlila rainha (Maria Joana) con enfeite na testa

  • Jóias da Rainha em Gênesis 


Seu nome verdadeiro era "Geme Enlila" e ela realmente foi esposa de Ibi Sim, porém sua origem é desconhecida. Existe muita pouca informação sobre ela.

Enlila não foi a única Rainha de Ur, existem relatos de uma outra soberana chamada Puabi (ela governou antes dela), em 1928 quando Leonard Wooley encontrou as ruínas da cidade, um cemitério com quase 2.000 mil tumbas foi descoberto, este seria nada mais que o cemitério da realeza de Ur.

E a tumba da Puabi foi encontrada e junto com esta inúmeras jóias, por sua vez são estas jóias que vocês estão vendo na novela Gênesis.

Na primeira imagem abaixo temos a Enlila (Maria Joana) e na imagem ao lado os enfeites da Puabi recuperados (hoje encontra-se me um museu), reparem na semelhança do detalhes que parecem pequenas "folhas" de ouro.  


Enlila (Maria Joana) e jóias em museu
Rainha Enlila na novela e na foto PB Jóias da rainha Puabe


Como vocês podem observar na imagem abaixo o visual da Enlila (Maria Joana) não é igual ao do desenho (que seria uma reconstituição das jóias encontradas), porém existem semelhanças. Uma vez que tanto Puabi e quanto Enlila ocuparam o mesmo trono, porém em décadas distintas.  


Enlila (Maria Joana) e ao lado joias reais
Coroa Rainha Enlila Novela e ao lado jóias encontradas (Puabe)

  • Rainha Enlila História real

No caso de Enlila, existem indícios de sua existências, quando as ruínas da cidade foram encontradas no final dos anos vinte, alguns poucos escritos sobre ela foram achados. 


Maria joana em genesis
Colar e Brinco rainha Enlila em Genesis


  • Enlila e Lagash (na novela)

Na novela ela é apresentada como uma princesa de Lagash (cidade que ficava na mesma região de Ur), após seu casamento com o rei a paz entre Ur e Lagash foi selada, a história poderia sim ser uma possível origem para personagem, apesar de não existir nenhum indício arqueológico que comprove o nascimento de Enlila neste local. 

Lagash chegou a guerrear com cidades vizinhas durante séculos, uma futura guerra com Ur existiu porém, muito tempo depois do reinado de Ibbi Sim. 

Fato curioso e histórico é que vários governantes de Lagash tinham o nome começado com "En"entre eles En- Akigala, En-Ningersukiag, Enhegal. 

O deus supremo da cidade chamava En-lil, logo talvez o fato da novela ter assimilado esta personagem a Lagash poderia vir deste detalhe. 

  • Rainha de Ur dos Caldeus

Para quem não sabe Ur (localizada no Sul do Iraque atual) era formada por um compilado de cidades vizinhas, porém com o tempo estas começaram a se rebelar querendo a independência, algo semelhante ao que aconteceu com o Brasil sendo colônia de Portugal. 

Mesmo assim Ur era considerada uma cidade próspera e importante logo o ouro no figurino da rainha, representa isso, além da importância e poder da personagem na história. 

Na montagem abaixo as duas imagens ao lado são de jóias encontradas no cemitério de Ur (Puabi), vejam que as pedras usadas no colar vermelho aparecem no cabelo da atriz Maria Joana (como Enlila) de forma semelhante.  


Rainha em genesis ao lado imagens joias museus
Rainha Enlila novela e ao lado peças encontradas


O avó de Ibi Sim, foi o primeiro homem desta família a assumir o trono de Ur, quarenta anos após seu reinado a cidade entrou em colapso.

Ibi Sim (que é o rei na novela) foi o último rei da dinastia, governou por 24 anos e seu reinado foi marcado pela tentativa de unificar as cidades vizinhar a Ur, em algum momento ele foi capturado e levado para fora da cidade. 

Não há relatos sobre sua morte ou onde ele foi sepultado. Porém imagina-se que este deve ter sido o seu fim. Logo não esperem um final feliz para os personagens de Ur em Gênesis. 

Além de poucos escritos sobre Enlila terem sido encontrados, existe a possibilidade de uma outra mulher (sacerdotisa) também com este mesmo nome ter existido, e isso gera uma dúvida se as poucas informações encontradas sobre ela se tratam da mesma pessoa ou de duas pessoas com o mesmo nome. Até a possibilidade de Enlila ser irmã do marido foi cogitada.  


Rainha em genesis enlila




Na novela tem uma cena em que a sacerdotisa Nadi (Camila Rodrigues) comenta que apenas o rei poderia lhe pedir em casamento, uma vez que há relatos arqueológicos de uma suposta sacerdotisa chamada Enlila  será que este fato servirá de referência para Gênesis, seria a sacerdotisa da novela esposa do rei ? Será que na vida real Enlila e Nadi foram a mesma pessoa ?


LEIA TAMBÉM:


Fontes: 

Lagash: The History and Legacy of the Ancient Sumerian City (Livro)


https://www.apaixonadosporhistoria.com.br/artigo/60/leonard-woolley-e-os-achados-do-cemiterio-real-de-ur

Comentários

Novidades:

Siga a gente