Figurino: Anastasia princesa filme (1956)

E o post de hoje é sobre o filme Anastasia A princesa Esquecida (1956),  venha conferir os figurinos da atriz Ingrid Bergman e conhecer a história que inspirou este clássico do cinema.


Ingrid Bergman como Anastasia


Quem é Anastasia Romanov ?

Filha mais nova do último rei da Rússia Nicolau II e da rainha Alexandra Feodorovna, durante o período da primeira guerra, uma revolução aconteceu no país e o rei acabou abrindo mão do trono.

Um ano depois ele a esposa, as quatro filhas (Olga, Tatiana, Maria e Anastasia), o único filho Alexei mais alguns criados foram mortos, no porão de uma casa, na época (1918) Anastasia tinha 17 anos.


Anastasia Romanov


  • A lenda
Na década de vinte algumas mulheres começaram a surgir dizendo ser a Grã Duquesa Anastasia Romanov, também surgiram pessoas dizendo ser as irmãs dela, porém isso não foi adiante, dizer ser Anastasia foi o que levou a história que originou este filme.

O novo governo Russo nunca admitiu ter matado a família imperial, logo o paradeiro desta passou a ser desconhecido (os restos mortais foram encontrados apenas nos anos noventa). Mas como eles sumiram, todos concluíram que estavam mortos.

Anastasia (Ingrid Bergman)


No filme somos apresentados a Anna Koreff (Ingrid Bergman) uma moça que tenta se jogar de uma ponte, porém ela é salva.

E após isso dois golpistas resolvem, leva-la para Paris e apresenta-la a Maria Feodorovna, que seria a avó paterna da Grã Duquesa Anastasia.

Durante o filme de certa forma somos convencidos que Anne (Ingrid Bergman) realmente poderia ser a verdadeira Anastasia Romanov em certa parte do filme isso é colocado em dúvidas.

Apenas uma camponesa 

O filme é baseado na história da Ana Anderson, cujo o nome de batismo era Franziska Schanzkowska uma camponesa de origem polonesa, que foi a falsária, mais famosa a se passar por Anastasia Romanov e chegou a enganar muita gente.

Por isso que neste primeiro look ela está usando roupas, simples e tem um visual humilde, que condizia com a verdadeira Ana. 

Esta primeira parte da história se passa na Rússia em 1928. 


ingrid bergman em Anastasia


E a Sra. Anderson realmente tentou suicídio ao ser salva foi levada para uma clínica psiquiátrica, onde após alguns anos em silêncio, começou a dizer ser a Grã Duquesa Anastasia Romanov e a contar sua versão de como sobreviveu a terrível morte da família imperial.

No filme ela é levada para o esconderijo de dois golpistas que resolvem coagi-la para que ela aceite ser apresentada a Maria Feodorovna (mãe de Nicolau II). 


Anastasia filme e ao lado moda em 1910
Anastasia filme e ao Olga e Tatiana em 1910


Vale lembrar que a história acontece em 1928 e a roupa da protagonista (na foto abaixo), saia longa e blusa fechada, condiz com a década de 1910, a moda nos anos vinte teve uma mudança brusca digamos. 

Poderia ser uma forma de Maria Feodorovna (avó) enxergar a neta naquela mulher, uma vez que a família imperial foi pressa em 1918.




Reencontro com a avó 


E ao contrário do que é representado no filme, Maria Feodorovna (avó) nunca quis conhecer a Ana Anderson, após o sumiço do filho ela contratou um detective para investigar o paradeiro da família, provavelmente ela sabia que eles estavam mortos, ou seja, emocionante encontro deste filme é criação de Hollywood.
 



A avó da protagonista usa preto, pois ela era viúva seu marido falecera poucos dias antes do casamento de sei filho Nicolau II com Alexandra Feodorovna. 

O que a velhinha segura nas mãos (na imagem acima) seria a coroa de Czarina (rainha) que pertenceu a ela e após a morte do marido, passou para a mãe da Anastásia. 

Dinheiro envolvido 

O verdadeiro motivo, do surgimento de tantas Anastasias falsas, não estava relacionado apenas ao fato de reencontrar a avó, como aparece no filme.

Existem rumores que algumas pessoas que eram próximas ao antigo Czar Nicolau II, tinham interesse no dinheiro que pertencia a ele e caso Ana Anderson conseguisse convencer os Romanovs sobreviventes e a justiça, que era Anastasia, este dinheiro chegaria através dela a estas pessoas.

Haviam rumores que Nicolau II teria dinheiro guardado, em um banco nos EUA este seria para o dote de suas quatro filhas, esta história nunca foi comprovada.

Assim mesmo na época do lançamento deste filme, os produtores esqueceram que a Sra. Anderson ainda estava viva, para não terem processos judiciais (uma vez que usaram a história dela como referência) deram a ela uma quantia em dinheiro, que a mesma usou para comprar uma casa.

Vestido teatro 

O look da cena em que Anne (Ingrid Bergman) vai assistir o ballet russo em Paris representa a moda que viria nos anos trinta (a história retrata o ano de 1928), esta década foi marcada pelo glamour do cinema, com maravilhosos vestidos de festa, um pouco mais decotados e abertos, comparados as décadas anteriores. 

O vestido branco seguido de um bolero e luvas, a seguir é um exemplo disso.


Ingrid Bergman vestido de branco em Anastasia


Um detalhe importante seria as pérolas no colar da personagem, estas estavam relacionadas a verdadeira Anastasia e suas irmãs, a cada aniversário elas ganhavam uma pérola, ao chegarem na adolescência já tinham o suficiente para montar um colar. 


Ingrid Bergman e verdadeira Anastasia foto ao lado
Ingrid Bergman e ao lado a verdadeira Anastasia


As irmãs Romanovs foram frequentemente fotografadas usando colares de pérolas (montagem acima). 

Na verdade a avó da personagem, também usa pérolas no filme, se vocês repararem. 




Vestido de Czarina


E por último temos o vestido de Czarina, que seria a palavra usada para rainha na Rússia, seguido da maravilhosa coroa de diamantes. A Czarina do país era a mãe da Anastasia, logo este look representa que ela teria herdado o lugar (ou a roupa pelo menos). 


Vestido Czarina Ingrid Bergman


Porém na Rússia durante a época da monarquia, havia uma lei que proibia uma mulher de governar. Logo um filho homem era inevitável para manter o trono russo.

 O rei da Rússia seria sempre um príncipe do país e a rainha sua esposa (uma princesa estrangeira). 

Abaixo temos a mãe da Anastasia e a personagem Anne no filme. 


Alexandra feodorovna e ao lado Anastasia filme
Czarina Alexandra (mão da Anastasia) e ao lado Ingrid Bergman



Outro detalhe o pai da Anastasia, o Czar Nicolau II durante a primeira guerra, abdicou do trono o que levou a família a ser pressa e morta. 

Logo mesmo que a Grã duquesa tivesse sobrevivido ela não poderia ser Czarina devido a estes dois fatos. 

A seguir trailler do filme:


Quem é a atriz de Anastasia ?


A atriz sueca Ingrid Bergman, teve uma história de vida marcada por tragédias, tanto quanto os Romanovs, ela perdeu os pais cedo, foi morar com uma tia que também faleceu, logo precisou morar com outra tia.

No início de sua carreira, por ser muito alta ela não era vista como uma padrão de beleza de Hollywood.





O nome Anastasia significa ressurreição e de certa forma esta personagem representou isso para Bergman, durante as gravações de um trabalho anterior a este, ela acabou tendo um romance com o diretor Roberto Rosellini e ficou grávida, porém Ingrid na época era casada com o médico Peter Lindstrom.

E isso foi visto como um grande escândalo, queriam proibir a entrada dela nos EUA, até no senado americano esta história foi parar.

Em 1950, alguns meses após o nascimento de sua filha, ela e o Roberto Rosellini se casaram, o casamento durou 7 anos.

De certa forma ela retomou sua carreira e renasceu aos olhares do público através de Anastasia, que se tornou um dos seu papéis mais lembrados.

Ingrid chegou a ganhar o Oscar de melhor atriz (sua segunda estatueta) por conta deste trabalho.

Um final feliz que a verdadeira Anastasia não teve oportunidade de ter, mas isso é assunto para um outro dia.

Referências: 

Romanovs A última Dinastia - Robert K. Massie (livro)

Comentários

Novidades:

Siga a gente